Partilhar

É possível engravidar fora do período fértil?

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 27 fevereiro 2019
É possível engravidar fora do período fértil?

Tanto quando iniciamos a atividade sexual como ao longo de toda a nossa fase reprodutiva, uma gravidez não desejada constitui um importante motivo de preocupação para o casal. Claro que a melhor forma de impedir que isto ocorra é utilizando os habituais métodos anticoncepcionais com eficácia alta comprovada: o preservativo, a pílula anticoncepcional ou outras opções como o DIU.

Contudo, se optarmos por ter relações sem proteção, a preocupação de engravidar sem estar ovulando se torna comum. Por isso, no ONsalus esclarecemos essa dúvida incômoda com detalhe: Posso ficar grávida fora do período fértil? Continue lendo e descubra.

Quais são os dias férteis?

Você provavelmente já ouviu falar muitas vezes sobre os dias férteis ou sobre a ovulação e, no entanto, não sabe exatamente em que consistem. Os dias férteis são aquele momento do ciclo menstrual em que o óvulo se solta e está pronto para receber um espermatozoide que o fecunde, ou seja, é o momento ideal para conceber.

Em mulheres regulares, calcular os dias férteis é simples, pois os mesmos geralmente ocorrem entre o dia 10 e 16 do ciclo menstrual, uma margem que é usada para evitar acidentes e gravidezes indesejadas.

Geralmente, o óvulo se desprende por volta do dia 12 a 14 e, uma vez que o faz, só está vivo por 24 a 48 horas, um período em que deve ser fecundado para engravidar. Mas, em paralelo, um espermatozoide pode estar vivo dentro do seu corpo 72 horas, por isso, se você tem relações sexuais sem proteção dois dias antes dos seus dias férteis, existe a possibilidade de, devido à duração do espermatozoide, ele fecundar o óvulo ao terceiro dia. Daí a necessidade de ter uma margem de segurança de 6 dias no ciclo menstrual.

Se você é irregular, não será possível realizar esses cálculos de forma fidedigna, pelo que o mais recomendável é consultar um ginecologista para descobrir o motivo da irregularidade e o método mais adequado para calcular o momento da sua ovulação.

É possível engravidar fora do período fértil? - Quais são os dias férteis?

É possível engravidar fora do período fértil?

Uma vez explicado todo o processo anterior, ficar grávida fora do período fértil é impossível, pois é necessário que o óvulo esteja maduro e se tenha desprendido para que os espermatozoides possam fecundá-lo.

Se você realizou adequadamente o cálculo e está completamente segura que teve relações sexuais quando os dias férteis já terminaram, a gravidez é impossível. Para garantir ao máximo que isto não acontece, o melhor é evitar qualquer relação sexual entre o dia 10 e 16 do seu ciclo menstrual.

É possível engravidar antes da ovulação?

Se não há óvulo, não pode haver gravidez. Contudo, saber se você pode engravidar antes de ovular não é tão simples assim. De forma estrita, a resposta seria não, mas devido ao fato dos espermatozoides se manterem vivos até 3 dias dentro do corpo, se o casal não tomou precauções adequadas e teve sexo sem proteção, por exemplo, no dia 12 do ciclo do menstrual e a mulher ovula no dia 14, os espermatozoides poderão estar vivos no corpo, fecundando o óvulo quando ele se desprender, 2 dias após a relação sexual.

Por este motivo, é muito importante respeitar a margem de segurança de 6 dias em cada ciclo menstrual.

É possível engravidar fora do período fértil? - É possível engravidar antes da ovulação?

A melhor forma de evitar sustos

Se uma gravidez não está nos seus planos neste momento, a melhor forma de evitar sustos é o uso de métodos anticoncepcionais adequados. O preservativo é uma forma simples e rápida de se proteger que, para além disso, é a unica alternativa possível para evitar doenças sexualmente transmissíveis que podem comprometer a sua saúde como a clamídia, o vírus de papiloma humano ou o HIV.

Além disso, existem soluções hormonais eficazes como as pílulas anticoncepcionais ou o DIU que oferecem proteção contra gravidezes indesejadas, mas não contra as doenças sexuais. Consulte o seu ginecologista e descubra qual é o melhor método para você.

É possível engravidar fora do período fértil? - A melhor forma de evitar sustos

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É possível engravidar fora do período fértil?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre É possível engravidar fora do período fértil?

O que lhe pareceu o artigo?

É possível engravidar fora do período fértil?
1 de 4
É possível engravidar fora do período fértil?

Voltar ao topo da página