Meu fluxo menstrual diminuiu, o que pode ser?
Mensalmente, as mudanças hormonais influenciam todos os seus tecidos. Se o útero não for fecundando, a cada mês se desprenderá gerando a menstruação.
A menstruação tem suas próprias características e é muito importante que tanto sua duração quanto o intervalo entre uma outra, assim como os sintomas que a acompanham, sejam normais. Se a menstruação é normal, seu corpo está em equilíbrio e essa é a forma de se manter saudável.
Existe o conceito de que certas variações são benignas e não acontece nada se a menstruação durar menos dias, mas a verdade é que esta suposta "normalidade" pode trazer consequências para o futuro.
Meu fluxo menstrual diminuiu, o que pode ser? Se você quer saber por que a menstruação está durando menos do que antes e como deveria ser uma menstruação normal, te convidamos para descobrir isto neste artigo do ONsalus.
Quanto dura a menstruação?
A menstruação é um ciclo que responde às mudanças hormonais femininas. A cada mês, seu corpo varia entre níveis mais altos e mais baixos de estrógenos e progesterona. Isto faz com que o útero, as mamas e todos seus tecidos sejam influenciados por estas mudanças.
A descida da menstruação é considerada como o primeiro dia do ciclo menstrual. Neste momento, o útero que havia engrossado para receber uma gravidez se desprende por não ter sido fecundado. Isto ocorre a cada 28 ou 29 dias.
Nos dois primeiros dias a menstruação deve ser mais abundante, para depois ir diminuindo em quantidade. A duração normal da menstruação é de 3 a 5 dias.
Não deveria haver sintomas como:
- Inchaço;
- Aumento de volume dos seios;
- Dor de cabeça;
- Dor no ventre;
- Desconforto nas mamas.
- Alterações na digestão;
Por sua vez, as características do sangramento deveriam ser:
- Sem coágulos;
- Cor avermelhada, como sangue fresco;
- Sem mucosidades.
Meu fluxo menstrual diminuiu, o que pode ser?
Se seu corpo está totalmente saudável, a menstruação terá as características que mencionamos anteriormente, mas se algum destes parâmetros não for cumprido, significa que ele está em desequilíbrio. Você não deve considerar normal sofrer incômodos antes, durante ou depois da descida da menstruação. É algo que não pode acontecer durante muito tempo.
Os desequilíbrios hormonais femininos levam a uma grande quantidade de problemas de saúde e quanto mais tempo passar com estas alterações, mais complicações podem aparecer.
Se forem considerados os conceitos de ginecologia alopática, é "normal" que a menstruação dure de 2 a 7 dias e que desça de 21 a 35 dias, mas não, não é normal e nem desejável ficar em nenhum destes limites. Isto é algo que tem sido demonstrado há muito anos, desde a medicina natural e medicinas muito antigas, como a Ayurveda.
Se você está se perguntando por quê sua menstruação dura menos que antes, deve levar em conta as seguintes questões:
Quanto tempo durava sua menstruação?
Se sua menstruação chegava regularmente a cada 28 ou 29 dias e durava de 3 a 5 dias, era completamente normal, mas se agora dura menos é possível que:
- Não esteja tomando líquido suficiente.
- Seu corpo não possua untuosidade: talvez esteja comendo muitas coisas que te "secam", como alimentos processados, álcool, café, frutos secos, etc.
- Esteja fazendo muitos exercícios físicos.
- Não faça nenhum tipo de exercício.
- Não dorme o suficiente, dorme muito tarde ou não dorme bem.
- Está passando muito tempo na frente de telas: TV, celular, tablet, computador.
- Está fazendo muitas coisas ao mesmo tempo ou ficando muito estressada.
Se sua menstruação descia por mais de 5 dias e agora dura entre 3 e 5, é uma boa notícia. Significa que seu corpo está voltando ao equilíbrio. Se pouco a pouco seu ciclo vai tomando as características que te descrevemos, significa que seu organismo está se acomodando.
De qualquer forma, você sempre deve ter em conta que seus hábitos, sua mente e suas ações repercutem no seu corpo imediatamente. Não minimize suas reações. Se você tomar comprimidos para os sintomas que for apresentando, somente retardará os problemas para mais adiante ou, o que é pior, até um ponto mais complicado.
Se você estava utilizando algum método hormonal para prevenir gravidezes, pode ser que a menstruação dure menos se:
- Começou a utilizá-lo recentemente.
- Se esqueceu de tomar alguma pílula.
- Tomou uma pílula do dia seguinte.
- Mudou a marca dos anticoncepcionais que usa.
Causas médicas da menstruação durar menos
Certas condições médicas foram relacionadas com o encurtamento da duração da menstruação. Entre elas:
Problemas na tireoide
Os hormônios da tireoide regulam diversas funções no organismo. Entre elas, está o ciclo hormonal feminino. Quando não são secretados em quantidade suficiente ou são secretados em excesso, estes hormônios podem facilmente alterar seu ciclo.
Problemas ováricos
O ovário policístico pode estar associado com irregularidades menstruais. Se você os têm, também pode sofrer de:
- Excesso de pelos no corpo;
- Obesidade;
- Infertilidade.
Perimenopausa
Próximo dos 50 anos, as mulheres passam pela interrupção da função ovárica com diminuição da secreção de hormônios. Nestes momento, podem aparecer transtornos relacionados com a menstruação, como a diminuição na quantidade, frequência ou duração da mesma.
É preciso dizer que todos estes problemas médicos também estão relacionados com hábitos de vida pouco saudáveis. Portanto, se quer realmente resolver o que está acontecendo contigo e todos os sintomas que possam aparecer, recomendamos que busque a verdadeira causa do problema e não apenas encubra os sintomas que apresenta.
O que fazer quando menstruação dura menos que antes?
O fato de sua menstruação durar menos do que antes não é algo que você deva ignorar. A menstruação deve ter certas características para que você esteja saudável.
Se sua menstruação está durando menos do que durava normalmente, é recomendado:
- Consultar um médico ou médica que possa te orientar e averiguar seu caso.
- Alimentar-se de forma saudável.
- Fazer exercícios diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana.
- Não exagerar na quantidade de horas que pratica exercícios físicos ou o tipo de atividade que você faz.
- Lembrar-se de tomar água ou chás (preferencialmente os naturais).
- Não exagerar no café e álcool.
- Evitar o tabaco.
- Se você come frutos secos, deixe-os previamente de molho e não os misture entre si.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu fluxo menstrual diminuiu, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.
- Babu G, Babu A, Bhuyan GC, Prasad GP, Swamy GK. Vandhyatva--a medico historical study. Bull Indian Inst Hist Med Hyderabad. 2006 Jan-Jun;36(1):83-96. PMID: 18175645.
- Mihm M, Gangooly S, Muttukrishna S. The normal menstrual cycle in women. Anim Reprod Sci. 2011 Apr;124(3-4):229-36. doi: 10.1016/j.anireprosci.2010.08.030. Epub 2010 Sep 3. PMID: 20869180.
- Messinis IE, Messini CI, Dafopoulos K. Novel aspects of the endocrinology of the menstrual cycle. Reprod Biomed Online. 2014 Jun;28(6):714-22. doi: 10.1016/j.rbmo.2014.02.003. Epub 2014 Mar 4. PMID: 24745832.