Partilhar

Os primeiros sintomas de gravidez

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 27 fevereiro 2019
Os primeiros sintomas de gravidez

Quando o óvulo é implantado por um espermatozoide, o seu corpo começa a se preparar para estimular o crescimento e desenvolvimento do embrião e dar origem a um bebê. Estas mudanças, claro que não se começam a gerar no mesmo momento da implantação, mas geralmente só se apercebe algumas semanas após ter ocorrido a gravidez. Muitas vezes confundido com os sintomas do síndrome pré-menstrual ou com um simples desconforto, para algumas mulheres e especialmente para aquelas que têm um ciclo irregular, eles podem passar despercebidos. Se você suspeita que está grávida mas não tem tudo claro, neste artigo do ONsalus.com.br mostramos a você os primeiros sintomas da gravidez e a resposta a algumas dúvidas frequentes acerca da gestação.

Também lhe pode interessar: Sinais de alerta na gravidez

Quando aparecem os primeiros sintomas da gravidez?

Se há uma coisa certa é que os primeiros sintomas de gravidez não aparecem logo que a gravidez ocorre, da mesma forma que você não pode fazer um teste de gravidez assim que você terminar uma relação sexual em seus dias férteis.

Quando a gestação ocorre, os seus hormônios começam a trabalhar, mas é apenas cerca de 15 dias após a implantação que o seu corpo começa a segregar o hormônio hCG, que é o que ativa os testes de gravidez para indicar que você está grávida e também o que faz com que se mantenha um nível alto da produção de progesterona, um dos hormônios responsáveis de muitos dos primeiros sintomas da gravidez.

Por todas estas razões é que a maioria das mulheres não começa a sentir alguns sintomas até à 2 semana de gravidez, sinais que surgem normalmente entre a 4 e a 6 semana de gestação. É importante deixar claro que cada mulher é diferente, pelo que é impossível estabelecer uma altura exata para o surgimento dos primeiros sintomas. Algumas mulheres, embora muito poucas, dizem sentir mudanças desde a primeira semana, no entanto, a maioria só as sente entre a quarta e a sexta semana em diante.

Os primeiros sintomas de gravidez - Quando aparecem os primeiros sintomas da gravidez?

Algumas dúvidas comuns sobre a gravidez

Especialmente quando você está iniciando a sua vida sexualmente ativa ou quando conta com ciclos menstruais irregulares, determinar se existe risco ou não de gravidez pode parecer complicado. É importante ter claro a necessidade de usar métodos anticoncepcionais eficazes, como as pílulas anticoncepcionais ou o preservativo, se você quiser evitar a gravidez não desejada. Mas, para além disso, é importante ter um calendário menstrual para poder medir de forma eficaz se tem ou não um atraso, que é um dos primeiros sintomas de gravidez que geralmente se detecta.

No ONsalus, temos artigos que vão ajudar a esclarecer dúvidas frequentes que você tem sobre a gestação, por isso sugerimos a leitura de:

Menstruação atrasada, um dos primeiros sintomas

Quando o óvulo é fecundado e estamos completamente saudáveis, inevitavelmente o período é suspenso, porque o endométrio não será expulso pois receberá um embrião nele. Apesar disso, muitas mulheres, especialmente aquelas com ciclos irregulares, geralmente não notam que têm uma ausência, portanto, é importante prestar atenção a outros sintomas característicos.

A gravidez não é a única causa de atraso na menstruação, mas sem dúvida que se a ausência for acompanhada por vários sintomas mencionados em seguida, é muito provável que você esteja grávida.

Os primeiros sintomas de gravidez - Menstruação atrasada, um dos primeiros sintomas

Sensibilidade e inflamação dos seios

As mudanças hormonais que se produzem com a gestação e em especial o aumento da progesterona, fazem com que um dos primeiros sintomas da gravidez seja a sensibilidade e inflamação dos seios, que se sente de forma mais intensa do que quando o período esta para vir. Os mamilos também podem mudar ligeiramente e você pode começar a observar pequenas erupções nas aréolas.

A dor e o desconforto nos peitos, geralmente diminui após o primeiro trimestre de gravidez, quando os hormônios começam a estabilizar.

Os primeiros sintomas de gravidez - Sensibilidade e inflamação dos seios

Vômitos e náuseas, primeiros sintomas de gravidez

Os vômitos e as náuseas são um sintoma clássico de gravidez, que podem ocorrer em qualquer momento do dia, no entanto, para algumas mulheres é mais comum de manhã.

Embora habitualmente se iniciem depois da quarta semana de gravidez, muitas mulheres começam a padecer deste sintoma um pouco antes. Eles podem ser desencadeados por um cheiro forte que é desagradável ou pela ingestão de qualquer alimento que rejeite.

Os primeiros sintomas de gravidez - Vômitos e náuseas, primeiros sintomas de gravidez

Cansaço frequente e sem causa aparente

O cansaço frequente e a sensação de estar fatigada é um dos primeiros sintomas da gravidez que pode ocorrer poucas semanas, inclusive dias, depois da concepção. Acredita-se que isso se deve às mudanças hormonais que o corpo sofre, mas também ao fato de as náuseas, vômitos e outros sintomas poderem comprometer o seu descanso adequado.

Você vai se sentir com pouca energia, com muito sono e um desejo constante de dormir.

Os primeiros sintomas de gravidez - Cansaço frequente e sem causa aparente

Aumento da vontade de urinar

Quando se engravida, o nosso corpo aumenta o nível de sangue e vários líquidos, isso quer dizer que os rins trabalham ao máximo para poder eliminar esses excessos. Ou seja, a sua bexiga vai estar mais cheia do que o habitual, fazendo com que você corra para o banheiro com mais frequência. Além disso, o útero vai gradualmente exercer pressão nesta área, o que faz com que você tenha mais micções por dia e durante as noites.

Olfato sensível e mudanças de humor

Estes são dois dos primeiros sintomas de gravidez mais característicos. A gestação faz com que o olfato se aguce, por isso, alguns odores que antes não tinham importância ou que não ligava, podem agora estar muito presentes e, inclusive, causar náuseas. Isto pode acontecer com alimentos, perfumes e inclusive com o odor corporal de certas pessoas.

Além disso, as mudanças de humor são muito característicos desta condição, em parte devido às mudanças hormonais. É comum que você se sinta mais sensível, ansiosa, triste ou emocionada, características que afetam cada mulher de forma diferente.

Os primeiros sintomas de gravidez - Olfato sensível e mudanças de humor

Outros sintomas de gravidez

  • Pequeno sangramento vaginal caracterizado por umas manchas marrons, que ocorre normalmente devido à implantação do óvulo e não é igual ao período. Dura pouco e surge em pequenas quantidades;
  • Inflamação abdominal semelhante à que você percebe quando está para vir o período;
  • Aumento da temperatura basal, que pode aumentar até um grau;
  • Devido à sensibilidade olfativa e as mudanças hormonais, você pode começar a não gostar de certos odores fortes;
  • Possíveis tonturas.

Quando fazer o teste de gravidez?

Em algumas mulheres, os primeiros sintomas de gravidez podem começar antes das quatro semanas. Para outras, não é tão fácil determinar se elas têm um atraso significativo ou não, pelo que elas antecipam a realização do teste de gravidez em casa.

Apesar de existir no mercado testes de gravidez que prometem resultados fidedignos desde o primeiro dia de atraso, os especialistas recomendam realizar o teste de gravidez quando você tiver pelo menos 7 dias de atraso, deste modo, o hormônio hCG já se segregou e pode obter um resultado confiável. Se for feito antes, você corre o risco de obter um falso negativo.

Se o resultado for positivo, você deve marcar uma consulta com o seu ginecologista o quanto antes, enquanto que se for negativo, mas após alguns dias a demora continua, é recomendável consultar igualmente um especialista.

Os primeiros sintomas de gravidez - Quando fazer o teste de gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os primeiros sintomas de gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Gravidez e saúde do bebê.

Escrever comentário sobre Os primeiros sintomas de gravidez

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Ana valeria
Sinto dor em um seio só, isso e normal? E sinto ele maior que o outro. E como se tivesse umas landra nele
Josiane
Oi estou com dúvidas, eu menstruei no dia 26/11 fiz uma histerossalpingografia no dia 4/12 e tive relação no dia 5/12 esses dias tenho sentido colicas no pe da barriga fisgada proxima a virilha na região pelve, e desconforto nos seios, sera que e o meu positivo?
Júlia Latorre (Editor/a de ONsalus.com.br)
Oi, Josiane. Temos este artigo que pode responder à sua dúvida: 'É normal sentir dor no pé da barriga após relação?' https://onsalus.com.br/e-normal-sentir-dor-no-pe-da-barriga-depois-da-relacao-155.html
Claudiely dias de carvalho
Fiquei 3meses e 21 dias sem mestruar minha ultima menstruação regular foi em 6 de junho ai ja no mes de julho em vem da minha menstruação decer dia 6 ela deceu dia 28 depois de 22 dias de atrazo so que so uma bora que ficou apenas 1 dia desde entao estava sem mestruar e fazia exames e nada ai quando estava quase completando 4 meses dia 14 de novembro de 2018estava dando linpeza em casa e tomei um tombo ai fiquei sentido dores fortes na cabeça e na lomba e colica forte durante quase 1 semana e quando faltando 7 dias pra completar 4 meses tive muita colica muita colica mesmo e dor de cabeca ai deceu um sangue rosa claro e pouco e ao longo do dia minha dor foi so aumentando e comecpu a sair um coágulo com muita dor ai fui no hospital ai o medico mim atendeu e falou que provavelmente seria a menstruação que estava vindo so que nao fez nenhum exame e nada e me passou tramal pra tomsr na veia so que desde entao minha pressão está muito baixa e ainda sinto minha barriga muito dura como se eu estivesse gravida nao entendo pois minha filha de tres anos também custou constar nos exames médicos fui decobrir e que estava gravida dela com 3 meses nao aperecia ela nem ne exame de utrasom fazia tratamento com ginecologista ai ele mim mandou tomar um remefio que se chama primera 35 pra estimular a m a decer foi quando tiver começo de aborto ai fiz exame no hospital que fui internada e descobrirão a gravidez tenho medo de ser outra gravides igual
A sua avaliação:
jessica
Uma duvida minha mestru veio mes passado bem pouco so q td dia !epois disso eu sinto colica bem fraquinha td dia vem e depois passa. E eu timei antic td errado prq tava me dando muita dor de cabeça sera q é normal ou eu posso esta gravida
Djeiny Müller
Ola.. Estou com uma grande duvida. Tive relação sexual com meu marido 4 dias antes da menstruação e ele gozou dentro... agora já fazem 3 semanas após nossa relação, e estou sentindo dores e desconforto no bico dos meus seios. Vi em alguns sites que nao engravida tão proximo da menstruação, mas com esse sintoma e o cansaço excessivo estou em dúvida.
Meu ciclo é curto... 23 dias.
Nídia do Carmo (Editor/a de ONsalus.com.br)
Oi Djeiny! Você pode engravidar perto da menstruação, sim. Recomendamos que você faça um teste de gravidez o mais rápido possível para sair de dúvidas.
Andresa
Olá tudo bem.? Minha menstruação e desregulada e tive relação sexual sem proteção ate então minha última menstruação veio somente dia 18 de abril e estou sentido uma pontadas na barriga meus seios ficaram super doloridos uma semana a traz e agora representam inchados como se tivessem cheio e eu estava com um corrimento branco como se fosse uns pedacinhos de papel será que pode ser sinal de gravidez?
Vanessa
Todo início de gravidez Tem sensibilidade nas mamas ou pode acontecer de não dar este sinal?
Nicolas Garin (Editor/a de ONsalus.com.br)
Olá Vanessa! As alterações dos seios variam de mulher para mulher, embora sejam muito comuns em quase todas as mulheres grávidas. A dor e sensibilidade nas mamas é mais evidente na quarta semana de gravidez.
A sua avaliação:
Paula
Ola gostaria muito de tirar uma duvida,nao sei se aqui é o lugar pra fazer esse tipo perguntas
Nicolas Garin (Editor/a de ONsalus.com.br)
Olá Paula! Como podemos te ajudar?
Paula
Ola , tirar uma dúvida, que eata me deixando muito preoculpada ,yentar resumir kkkk,tive relação uma dia antes do período fertil começar, e quando chegou a data da menstruação descer ela nao desceu passou 4 dias e sentindo uma colica leve ,quando chegou o quinto dia senti uma colica muito forte e a M desceu e desceu muito q nao era o normal dela ,mas quando termimou 1 dia depois tive relação de novo e dois dias depois tive uma tontura muiyo forte, passei o dia com ela assim ,depois melhorou no outro dia e assim fico de vez enquando senti do bem leve tontura ,um incômodo no pe da barriga,enjoo e queimação no estomago ,o que será?me ajude,e assim q como fico enjoada depois ou com queimação, é gravidez?
Nicolas Garin (Editor/a de ONsalus.com.br)
Olá Paula! Todos os sintomas que você indicou são sinais de gravidez. No entanto, cada organismo é diferente e apenas um teste pode excluir essa possibilidade, pelo que a solução mais segura é consultar o seu ginecologista o quanto antes. Espero ter conseguido ajudar e boa sorte!

Os primeiros sintomas de gravidez
1 de 8
Os primeiros sintomas de gravidez

Voltar ao topo da página