menu
Partilhar

Como saber se estou grávida pelos seios

 
Por Redação ONSalus. 25 outubro 2021
Como saber se estou grávida pelos seios

Os primeiros sintomas da gravidez costumam ocorrer pouco tempo após ter ocorrido a fecundação. O primeiro sintoma que todas nós mulheres conhecemos e que temos certeza é a falta de menstruação. Inclusive, mesmo que não estivermos tentando, a falta de um ciclo menstrual pode nos alertar de uma possível gravidez. Contudo, nem sempre é confiável, já que muitas vezes apenas se trata de um transtorno por alguma outra causa ou algum desajuste.

Existem outros indicadores para detectar uma possível gravidez. Você sabia que pode saber isso através dos seus seios? Durante a gravidez os seios das mulheres mudam muito, mas não percebemos que isto começa a acontecer a partir do momento em que se engravida, podendo ajudar a gravidez. Se quer descobrir como saber se está grávida pelos seios, neste artigo do ONsalus te contamos.

Mudanças durante os primeiros dias de gravidez

Os seios são uma das partes do corpo que mais mudam durante a gravidez devido aos processos hormonais que ocorrem. Quando uma mulher está grávida seus seios começarão a crescer e podem servir como um indicativo para saber se realmente está grávida. Na verdade, muitas mulheres que já passaram por uma gravidez costumam saber se outra mulher está grávida apenas olhando seus seios. Contudo, não pense que ocorre um crescimento desmedido de um dia para outro, mas sim um processo sutil.

A área também apresenta maior sensibilidade e até dor. É algo parecido com o que ocorre durante a tensão pré-menstrual, quando os seios ficam inchados e doem, além de ficarem mais sensíveis ao tato. Somente estando grávida estes sintomas aumentam. Se não está tendo dor ou inchaço no ciclo menstrual, é provável que isto aconteça mais levemente no seu caso, mas a dor será um pouco mais intensa já que não a sentiu antes.

Se está tentando ficar grávida ou este não é o caso, mas teve relações sexuais e acredita que pode estar, preste atenção nos seus seios. Se sentir este tipo de sintoma e sua menstruação não vir é provável que esteja grávida e deveria considerar fazer algum exame ou consultar um médico. Se, além disso, não menstruar, será quase certeza que está grávida. Contudo, sempre convém consultar um médico para ter um diagnóstico preciso.

A sensibilidade nos seios pode ser realmente incômoda, já que dependendo da mulher poderá ser mais ou menos sensível. Estando grávida, os sintomas aumentam, por isso, é recomendado usar roupas íntimas de algodão ou, se for verão, usar todas as roupas de algodão para se vestir. Além disso, as roupas devem ser confortáveis e não serem muito justas ou muito soltas. Você deve estar pensando que a roupa mais solta pode ser melhor, mas esta também ficará em atrito com a pele, o que te incomodará por causa da alta sensibilidade dos seus seios.

Como saber se estou grávida pelos seios - Mudanças durante os primeiros dias de gravidez

Outros sinais que indicam uma gravidez

Além dos seios, há outros sintomas que podem te dar uma ideia de se está grávida ou não, independente de fazer algum exame:

Ausência de menstruação

Como dissemos antes, o principal sintoma e indicador de uma gravidez é a ausência de menstruação. Não é um sintoma definitivo, por isso é bom conhecê-lo, mas não confiar completamente nele. Mulheres que têm períodos regulares podem notar uma gravidez antes daquelas que têm menstruações irregulares, as quais podem achar que é um atraso normal.

Urinar com frequência

Outro indicador de fecundação é a frequência urinária. Uma vez que o embrião tenha sido implantado no útero, o corpo da mulher começa a produzir o hormônio da gravidez, chamado Gonadotrofina coriónica humana (hCG), que tem um efeito diurético. Isto, somado com a dilatação do útero para receber o embrião, faz com que a bexiga fique pressionada.

Náuseas

O mal-estar geral e, em específico, mal-estar matutino é muito comum durante a gravidez. É um mal-estar que pode provocar náuseas ou vômitos, normalmente pela manhã, embora às vezes ocorra durante todo o dia. Também pode haver dor abdominal, tonturas ou dor nas costas. Os vômitos e náuseas são comuns desde o começo da gravidez.

Cansaço

A fadiga também é muito comum quando se está grávida. Contudo, pode ser que este sintoma aconteça um pouco mais avançado na gravidez e não logo no momento da fecundação. Deve-se aos altos níveis de progesterona e às mudanças que o corpo sofre. Para saber se trata-se de um cansaço normal do dia a dia ou da gravidez, você deve saber que neste último caso a fadiga ocorre desde a primeira hora da manhã.

Maior olfato

O olfato fica mais desenvolvido durante a gravidez e é possível que você sinta os odores com mais intensidade. Na verdade, pode até desenvolver uma aversão a algum cheiros que antes gostava. Isto também pode ocorrer com alguns alimentos.

Se você tem algum destes sintomas, além dos seios inchados e sensíveis, deveria considerar fazer um teste de gravidez ou consultar um ginecologista. O teste de urina pode ser comprado em farmácias e é muito fácil de usar. Contudo, embora seja bastante confiável, pode dar falsos negativos. No seguinte artigo do ONsalus te falamos sobre os primeiros sintomas da gravidez.

Como saber se estou grávida pelos seios - Outros sinais que indicam uma gravidez

Seios na gravidez: primeiras semanas

Como vimos, um sintoma claro da gravidez são os seios inchados e muito sensíveis. Mas o que ocorre no resto da gravidez? Pois bem, conforme for avançando, os seios irão sofrendo mudanças. Se agora estão inchados, entre as 6 e 8 semanas começarão a crescer, algo que durará até o final da gravidez. Podem vir a aumentar até 2 números do sutiã. É importante que você compre um bom creme antiestrias, já que tanto sua barriga quanto seios terão a pele esticada e, se não hidratá-los bem, podem ser formadas estrias.

Além disso, seus mamilos crescerão e escurecerão, ao contrário da pele dos seus seios, que ficará mais transparente devido ao estiramento da pele e, inclusive, podem ser vistas as veias. As aréolas e as bolinhas que temos nelas também ficarão maiores. Estas bolinhas são as glândulas de Montgomery que estão se preparando para a amamentação.

No terceiro mês é provável que seus seios comecem a produzir colostro (um líquido amarelo que é liberado antes do parto até que ocorra a subida do leite), por isso que é normal que sinta algumas gotinhas no seios.

Por fim, os seios estarão preparados para liberar leite materno e assim dar de mamar para seu bebê. E agora que você viu como saber se está grávida pelos seios, recomendamos a leitura deste outro artigo em que falamos o que uma grávida não pode comer de jeito nenhum.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou grávida pelos seios, recomendamos que entre na nossa categoria de Gravidez e saúde do bebê.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se estou grávida pelos seios
1 de 3
Como saber se estou grávida pelos seios

Voltar ao topo da página