Partilhar

Tive relação um dia antes de menstruar, posso engravidar?

 
Por Leonardo Simon. 1 março 2019
Tive relação um dia antes de menstruar, posso engravidar?

O fato de ter relações sexuais sem proteção pode causar certos medos, sobretudo se você não deseja engravidar. Além disso, existem muitos mitos e verdades sobre qual é o momento ideal para ter relações sexuais sem proteção e não ficar grávida.

"Tive relação um dia antes de menstruar, posso engravidar?". Muitas mulheres se fazem esta pergunta, e tudo é possível sempre e quando você não se cuidar e tomar as precauções adequadas para evitar uma gravidez. No ONsalus, esclarecemos todas as dúvidas que você tiver em relação a este tema e explicamos se existe a possibilidade de ficar grávida tendo relações um dia antes da menstruação.

Também lhe pode interessar: Após curetagem é mais fácil engravidar?

Quando existe mais probabilidade de engravidar

Sem sombra de dúvidas, o maior risco de engravidar, independente do ciclo menstrual, é quando a mulher tem relações sexuais sem proteção alguma. Pode ser complicado saber com exatidão quando existe maior risco de engravidar e quando é pouco provável, exceto quando se conhece o próprio ciclo com exatidão, já que permite saber quando está ovulando ou não.

Uma vez que saiba com exatamente quanto tempo dura seu ciclo menstrual, calcule 14 dias antes da próxima menstruação, o que representaria o dia da ovulação. Com isto, se estabelece uma faixa de 3 dias antes e 2 dias depois do dia da ovulação, este é o período no qual você tem maior risco de ficar grávida, levando em consideração o tempo que podem sobreviver tanto os espermatozoides quanto o óvulo dentro do útero.

Este período de fertilidade só pode ser calculado quando a mulher tem um ciclo menstrual regular.

Tive relação um dia antes de menstruar, posso engravidar?

Neste parágrafo vamos responder sua dúvida sobre "Tive relação um dia antes de menstruar, posso engravidar?". No caso do ciclo menstrual ser regular, a possibilidade de ficar grávida é mínima ao ter relações sexuais um dia antes da menstruação, daí a importância de saber com exatidão a regularidade do ciclo menstrual.

Associado a isto, é importante saber que, caso já seja esperada a chegada da menstruação no dia seguinte, o mais provável é que o óvulo fértil para ser fecundado já não exista (óvulo não fecundado), na verdade, já deve estar se preparando para ser eliminado com a menstruação, onde também se elimina o tecido do endométrio proveniente da mucosa (camada interna) do útero que cresce durante um mês completo aproximadamente (o ciclo menstrual) e se descama uma vez que não há gravidez.

Apesar de o fato de ter relações sexuais um dia antes da menstruação diminuir a probabilidade de engravidar, isto não é uma garantia absoluta de evitar uma gravidez. É dito que 1 a cada 100 gravidezes é gerada desta forma, incomum, mas possível em uma porcentagem mínima. Tudo vai depender dos ciclos menstruais, especialmente os que são irregulares, ou seja, ou muito curtos ou muito longos.

Quando ter relação um dia da menstruação pode engravidar

As razões comuns para que esta probabilidade mínima aconteça consistem em:

  • A existência de um ciclo menstrual irregular: desta forma a ovulação acontece muito tempo depois dos 14 dias esperados como deveria acontecer normalmente no ciclo menstrual regular.
  • Além desta razão, associa-se a existência de casos de ovulação múltipla,sendo desenvolvidos na fase folicular e eliminados cada um em momentos diferentes do ciclo menstrual.

Como saber quando estou ovulando

Além de conhecer o ciclo menstrual, o corpo da mulher é tão perfeito que uma vez que gera a ovulação ou que ela está próxima, apresenta certas características que podem ser levadas em conta para evitar ter relações sexuais sem proteção e desta forma evitar uma gravidez não desejada:

  • O primeiro dos sinais que demonstram o processo da ovulação é a eliminação de uma espécie de muco cervical elástico, pegajoso e fino que em alguns casos podem ser vistos nas roupas íntimas.
  • Um segundo sinal que está associado é o aumento na sensibilidade do olfato, preparando-se nesta etapa para ser atraída pelos feromônios masculinos.
  • Por outro lado, é provável que haja aumento na sensibilidade dos seios.
  • Da mesma forma, está associada a dor abdominal leve e geralmente acontece alternando mensalmente um lado do outro.
  • Podem ocorrer sangramentos denominados intermenstruais, que nada mais é que um tipo de mancha que acontece durante a ovulação. A cor pode variar do vermelho ao marrom escuro, no entanto não representa um sinal de preocupação.
  • Pode haver até mesmo alterações na libido, neste caso a mulher tende a aumentar o desejo sexual durante a etapa da ovulação, que representa uma forma natural para que perdure a espécie.

Para evitar quaisquer dúvidas em relação à ovulação e o ciclo menstrual, uma vez que se produza a primeira menstruação, ou seja, a menstruação na adolescencia, é importante visitar o ginecologista para aprender desde cedo qual é a forma adequada para conhecer a frequência do ciclo menstrual, sendo possível no futuro ter os conhecimentos adequados em relação ao planejamento familiar. Além disto, é importante, uma vez iniciada as relações sexuais, cumprir com o uso adequado dos métodos anticoncepcionais para evitar uma gravidez indesejada.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tive relação um dia antes de menstruar, posso engravidar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Gravidez e saúde do bebê.

Bibliografia
  • Jennifer Knudtson, MD, Assistant Professor, Reproductive Endocrinology and Infertility Fellow Obstetrics and Gynecology, University of Texas Health Science Center at San Antonio; Jessica E. McLaughlin, MD, Obstetrics and Gynecology, Division of Reproduction, Endocrinology, and Infertility, University of Texas Health and Science Center at San Antonio. Endocrinologia reprodutiva feminina. Acessado em 01 de março de 2019 e disponível em <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/endocrinologia-reprodutiva-feminina/endocrinologia-reprodutiva-feminina>

Escrever comentário sobre Tive relação um dia antes de menstruar, posso engravidar?

O que lhe pareceu o artigo?

Tive relação um dia antes de menstruar, posso engravidar?
Tive relação um dia antes de menstruar, posso engravidar?

Voltar ao topo da página