Partilhar

Posso engravidar se estou com infecção urinária?

 
Por Redação ONSalus. 11 novembro 2020
Posso engravidar se estou com infecção urinária?

As infecções urinárias aparecem como consequência de uma invasão de bactérias no sistema urinário - uretra, bexiga e, por fim, rins. Esta é uma condição bastante comum, especialmente em mulheres, mas isto não significa que devem ser ignoradas e não tratadas, pois podem levar ao desenvolvimento de problemas de saúde realmente graves.

Além das dúvidas que esta condição pode levantar, se a mulher também está tentando engravidar, podem aparecer outras perguntas a respeito se esta condição pode impedir a fecundação ou se pode causar algum problema futuro para ela ou para o bebê.

Para esclarecer suas dúvidas, neste post do ONsalus te responderemos a pergunta: posso engravidar engravidar se estou com infecção urinária?

Posso engravidar se estou com infecção urinária?

Respondendo de forma rápida sua pergunta, você deve saber que sim, é possível engravidar se estiver com uma infecção urinária. Entretanto, a resposta é afirmativa falando unicamente do ponto de vista físico. Isto não significa que você deve fazer isso e nem que seja o mais recomendável, apenas que o fato de ter uma infecção urinária não é um problema para que os espermatozoides consigam fecundar o óculo e para que você engravide.

Entretanto, se esta condição não for tratada e continuar se desenvolvendo, pode causar mudanças nas estruturas sexuais da mulher, o que pode aumentar o risco de sofrer de infertilidade, por isso que se você estiver com uma infecção urinária a melhor coisa que pode fazer é consultar um ginecologista para que ele te indique um tratamento adequado para sua situação.

Além disso, se está tentando engravidar e estiver com infecção urinária, deve saber alguns dos riscos que te explicaremos nos parágrafos a seguir.

Infecção urinária tentando engravidar

Antes de continuar com seus planos de engravidar, você precisa saber que as infecções urinárias são umas das principais causas do aborto espontâneo, sobretudo durante o primeiro trimestre de gravidez. Deste modo, se está tentando engravidar e contrai uma infecção urinária, deve tratar este problema e, uma vez completamente saudável, continuar tentando a fecundação.

Além da saúde e viabilidade na gravidez, existem outras razões pelas quais é desaconselhado ficar grávida enquanto se está com uma infecção urinária. Como você deve ter notado, um dos principais sintomas da infecção nas vias urinárias é a dor na vagina e a coceira. Se somar a isto a fricção do sexo - uma das principais causas da infecção urinária - você entenderá que sua infecção somente pode piorar. É preferível que você trate adequadamente esta condição e, uma vez que estiver completamente saudável, continuar tentando engravidar.

No artigo do ONsalus explicamos se você pode ter relações sexuais se está com uma infecção urinária em detalhes.

Posso engravidar se estou com infecção urinária? - Infecção urinária tentando engravidar

Infecção urinária na gravidez: consequências e riscos

Se as mulheres já são mais propensas do que os homens em sofrer de cistite, durante a gravidez o risco aumenta ainda mais. Na verdade, a infecção urinária é uma das condições mais comuns durante a gravidez e também é uma das principais causa de risco. O fato é que no corpo feminino há uma série de mudanças quando se engravida, mudanças estas que aumentam o risco da infecção urinária se tornar uma infecção renal (pielonefrite):

  • Durante a gravidez é liberado o hormônio chamado progesterona que, entre outras mudanças corporais, relaxa os músculos das vias que conectam os rins e a bexiga. Isto faz com que elas se dilatem, fazendo com que o fluxo urinário seja mais lento, por isso aumentam as chances de bactérias se reproduzirem.
  • A mesma progesterona é a responsável pelo relaxamento dos músculos da bexiga, o que torna seu esvaziamento difícil e aumenta o risco de refluxo urinário. Tudo isso faz com que a urina possa subir até os rins.
  • Quando você está grávida o pH da sua urina é alterado. Sua acidez diminui e aumenta a quantidade de glicose, algo que aumenta o risco de bactérias se proliferarem.

Dentro das complicações mais comuns da gravidez, a pielonefrite é uma das mais graves. O problema é que essa infecção pode passar para a corrente sanguínea e, uma vez ali, pode ser altamente perigosa para a mãe e o bebê. Este é o motivo pelo qual os exames de urina são tão comuns durante a avaliação da gravidez. Se somarmos a isto o fato de que durante a gravidez é normal que a cistite seja assintomática, os médicos se veem obrigados a enfatizar suas formas de prevenção.

Infecção urinária e gravidez: riscos para o feto

Como já comentamos anteriormente, a infecção urinária na gravidez aumenta o risco de sofrer complicações, tanto no parto quanto durante a gestação. Entre os riscos da cistite para o feto temos:

  • Parto e contrações prematuras.
  • Atraso no crescimento intrauterino.
  • Aumento do risco das membranas uterinas se romperem.
  • Tem relação com a morte do feto.
  • Aumenta o risco de anemia e baixo peso no bebê.

No seguinte artigo te falamos especificamente sobre a infecção urinária na gravidez.

Sintomas da infecção urinária

Devido a tudo que dissemos, se você está tentando engravidar e acha que pode estar com uma infecção urinária, te aconselhamos consultar um ginecologista para que ele faça uma avaliação completa do seu estado de saúde. A seguir, te explicamos quais são os principais sintomas da infecção das vias urinárias para que possa detectá-la:

  • Dor, comichão ou ardência ao urinar.
  • Sensação de ter que ir constantemente urinar. Isto é diferente do que urinar frequentemente, pois na sensação de precisar urinar constantemente, apesar de se ter vontade, não é possível ou é muito difícil fazer isso.
  • Urina turva, com mau cheiro ou sangue.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso engravidar se estou com infecção urinária?, recomendamos que entre na nossa categoria de Gravidez e saúde do bebê.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Posso engravidar se estou com infecção urinária?
1 de 2
Posso engravidar se estou com infecção urinária?

Voltar ao topo da página