Partilhar

Posso engravidar após laqueadura?

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 23 novembro 2017
Posso engravidar após laqueadura?

A decisão de fazer laqueadura, ligação ou laqueação para evitar futuras gravidezes é a alternativa mais popular para conseguir a anticoncepção definitiva. Este é um procedimento cirúrgico no qual se pode optar por diversas técnicas para impedir que o óvulo desça até às trompas de Falópio, impedindo assim que o esperma possa fecundá-lo. Esta alternativa é definitiva, pelo que deve ser muito bem pensada. No entanto, muitas mulheres sentem o desejo de ter novamente um filho depois de anos laqueadas. Isto é possível? Neste artigo do ONsalus, explicamos com detalhe tudo o que você precisa saber acerca deste tema e respondemos à questão: Posso engravidar após laqueadura?

O que é laqueadura?

Quando o óvulo amadurece e está pronto para ser fecundado, ele desce até às trompas de Falópio, onde se encontra com o esperma e pode ser fecundado. Se a fecundação tiver êxito, ocorre a gravidez.

A laqueadura é uma operação mediante a qual se impede que o óvulo desça até às trompas de Falópio para ser fecundado pelo esperma, um processo que se realiza bloqueando ou cortando o canal, o que oferece uma anticoncepção permanente. O uso de preservativo ou de outros métodos contraceptivos não é necessário, já que se trata de uma medida altamente eficaz.

Posso engravidar após laqueadura? - O que é laqueadura?

Tipos de laqueadura

Antes de abordar o tema de se você pode engravidar após laqueadura, é essencial conhecer os tipos de laqueadura que existem e a qual você se submeteu. Dependendo do procedimento que você tenha optado e de vários fatores a possibilidade de gravidez pode variar.

Os tipos de laqueadura são:

  • A ligação de trompas, o método mais popular, em que as trompas se cortam e posteriormente se atam para impedir a gestação;
  • Oclusão das trompas através de um clipe, um grampo ou um anel, o que impede a passagem do óvulo;
  • Uso de calor para queimar as trompas de Falópio;
  • Método Essure que bloqueia as trompas através da aplicação de um dispositivo metálico que causa uma inflamação na zona, com o passar do tempo produz uma cicatriz na trompa que vai acabar por a bloquear. Este método é ambulatório e não requer anestesia.

Tem como engravidar laqueada?

Para saber se você tem possibilidade de engravidar sendo laqueada, é necessário saber, em primeiro lugar, que tipo de laqueadura você tem. Se as suas trompas foram cortadas e, depois, atadas ou queimadas, engravidar é naturalmente impossível.

Para que ocorra uma gravidez natural, são necessárias trompas de Falópio saudáveis, completas e livres de obstruções. Isso acontece porque, quando o óvulo se encontra maduro, ele desce pelas trompas, viajando até ao útero. Se você não tem trompas, esse trajeto é impossível, fazendo que a fecundação seja impossível também.

Se você foi submetida a outro tipo de laqueadura em que não tenham cortado ou queimado as trompas, então existe a possibilidade de revertê-la. Contudo, no geral, laqueaduras e gravidez não coexistem. No próximo passo, explicamos em detalhe em que casos você pode engravidar.

Chances de engravidar com laqueadura

Reverter a laqueação de trompas é um procedimento que muitas mulheres solicitam com o intuito de voltarem a ser férteis novamente. No entanto, para você poder ser candidata a esta cirurgia, é essencial conhecer que tipo de laqueadura você tem. As mulheres que têm as trompas de Falópio cortadas ou queimadas não podem optar por esta alternativa. No entanto, a restauração das trompas pode ser uma opção para aquelas mulheres laqueadas com técnicas como o clipe, o grampo ou o anel.

É necessário consultar o seu ginecologista para avaliar as possibilidades de êxito deste procedimento, que vão depender basicamente de:

  • O sítio da trompa em que foi aplicado o clipe, o anel ou o grampo;
  • Sua idade e nível de fertilidade;
  • O funcionamento atual dos seus ovários;
  • Seu peso e saúde em geral.

Além disso, você deve ter em conta que muitas mulheres não conseguem uma gravidez bem sucedida e são mais propensas a gravidezes ectópicas e de alto risco, mesmo após terem revertido a laqueadura com sucesso. Apenas um especialista pode aconselhar e determinar se esta solução é oportuna e quais são os riscos e consequências do procedimento.

Fertilização in vitro como uma alternativa

Embora a reversão da laqueadura de trompas não seja uma alternativa para todas, existe uma opção em que é possível ficar grávida estando laqueada - o procedimento de gravidez assistida conhecido como fertilização in vitro.

Na fertilização in vitro, a mulher, que deve ter um bom funcionamento ovular, ingere um determinado tipo de medicação para estimular a sua produção de óvulos. Posteriormente, os mesmos são extraídos e fecundados com o esperma do parceiro num laboratório para, em seguida, transferir os embriões ao útero da mulher com esperança de que o mesmo se fixe adequadamente, crescendo para dar lugar à gravidez.

Embora seja a única alternativa clara para conseguir a gravidez estando laqueada, é importante ter em conta que:

  • É um procedimento de reprodução assistido dispendioso, pelo que você necessita de recursos econômicos para suportá-lo;
  • A taxa de sucesso da gravidez varia dependendo da idade da mulher e da qualidade dos óvulos. É possível que, ao realizar o tratamento, não ocorra gravidez;
  • Com este tratamento, as gestações múltiplas são comuns, pelo que você deve ter em conta que, se você fizer isso, você pode ter mais do que um bebê.
Posso engravidar após laqueadura? - Fertilização in vitro como uma alternativa

Como engravidar depois da laqueadura?

Como já dissemos antes, engravidar naturalmente após laqueadura de trompas só é possível dependendo do tipo de ligação à qual você se submeteu. Os únicos casos em que é possível voltar a ser fértil é revertendo a laqueação de trompas, uma operação que apenas pode ser feita se você foi laqueada usando técnicas como o grampo, o clipe ou o anel.

No entanto, dependendo da sua idade, estado físico e possibilidades econômicas, você pode optar pela fertilização in vitro como forma de engravidar estando laqueada. O procedimento é caro e pode demorar algum tempo, mas se o seu desejo é ser mãe, é uma oportunidade que você não deve descartar.

Posso engravidar após laqueadura? - Como engravidar depois da laqueadura?

Consulte o seu ginecologista

Como existem várias possibilidades, o sucesso de uma gravidez estando laqueada variam de acordo com muitos fatores. A melhor recomendação é consultar um ginecologista e explicar o caso para avaliar se existem alternativas de gestação de sucesso que se adaptem à sua situação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso engravidar após laqueadura?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Posso engravidar após laqueadura?

O que lhe pareceu o artigo?

Posso engravidar após laqueadura?
1 de 4
Posso engravidar após laqueadura?

Voltar ao topo da página