Partilhar

Febre na gravidez, o que tomar?

 
Nicolas Garin
Redator ONsalus
Febre na gravidez, o que tomar?

A febre, ou seja, uma temperatura corporal superior a 37,5ºC, é um motivo de preocupação para uma mulher grávida pelo medo de poder originar algum distúrbio no feto em gestação, principalmente durante os primeiros meses. Este pensamento faz sentido, já que este sintoma é um sinal de que algo não está funcionando corretamente no seu organismo, pois a febre é um mecanismo de defesa do corpo para combater os vírus e as bactérias.

Muitos especialistas garantem que a febre não afeta o desenvolvimento normal do bebê, nem sequer quando surge durante o primeiro trimestre de gestação. A causa deste aumento de temperatura corporal é que pode, sim, provocar uma malformação ou um aborto espontâneo. Por isso, se você está sofrendo de temperaturas altas na gravidez, é indispensável que você consulte o seu médico com urgência.

Algumas soluções que podem ajudar você reduzir a febre na gravidez incluem beber água e tomar suco de laranja, consumir medicamentos prescritos pelo médico e ingerir sopas e oréganos. Continue lendo para saber o que tomar para febre na gravidez - no ONsalus queremos que você recupere o mais rapidamente possível!

Também lhe pode interessar: Sinais de alerta na gravidez

Beber água ajuda a baixar a febre

Quando a febre é muito alta, a principal preocupação que você deve ter é manter uma hidratação correta para não sofrer nenhuma desidratação nem nenhum dos seus sintomas tal como boca seca ou grudenta, dor de cabeça, cãibras musculares, sede e até mesmo desmaios. Isto acontece por que o corpo perde muitos líquidos quando a temperatura corporal aumenta, pelo que é muito importante recuperar a quantidade de líquido que foi eliminada pelo organismo.

É recomendável que você beba pelo menos 2 a 3 litros de água por dia - desta forma você se mantém hidratada e ajuda o corpo a esfriar de dentro para fora para que a temperatura possa baixar pouco a pouco.

Beber água ajuda a baixar a febre

Suco de laranja ajuda na gripe

Nos momentos em que você sofre de uma temperatura corporal alta, o seu corpo não perde apenas líquidos, perde também numerosas vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento correto do organismo. Deste modo, é importante que você ingira estas substâncias para que recuperem os seus níveis normais e não sofrer nenhum outro tipo de transtorno ou fazer com que a febre aumente.

Beber este suco com abundância pode ser uma excelente opção se você se encontra com este estado febril na gravidez. Desta forma, o corpo recebe uma boa dose de minerais como potássio, cálcio e vitaminas para além da hidratação, graças ao seu alto teor de água, e em perfeito para o bebê e para você.

Suco de laranja ajuda na gripe

Medicamentos para febre na gravidez

Se você está perguntando o que tomar para baixar a febre na gravidez, saiba que atualmente existem numerosos medicamentos que podem ajudar bastante. No entanto, consultar o seu médico é indispensável para que ele recomende o medicamente que você deve consumir e a forma mais correta de administrar. Você nunca se deve auto medicar, já que isso pode trazer consequências para a gravidez.

Se você está no período de gestação do seu filho, é importante que você nunca tome um medicamento juntamente com cafeína e que não ingira aspirina nem anti-inflamatórios não esteroides, pois isso pode afetar o correto desenvolvimento do bebê.

Sopa de verduras: favorável em casos de febre

Estar grávida requer um cuidado especial com o seu corpo, já que se está formando outro dentro do mesmo. Se durante esse tempo você sofre de um estado febril ou de algum transtorno, é essencial consultar um médico e consumir diferentes alimentos para não perder muitos nutrientes indispensáveis para o organismo e para o desenvolvimento do feto.

Se você está com febre na gravidez, ingira sopa, pois é uma excelente forma de manter o seu corpo hidratado e repôr os nutrientes que se eliminaram juntamente com o líquido perdido com a alta temperatura corporal. Isto ajuda a controlar este sintoma e evitar que a situação piore. Além disso, se a origem da febre é uma infecção, alguns vegetais fortalecem o sistema imunológico e têm propriedades antibacterianas.

Sopa de verduras: favorável em casos de febre

Orégano pode diminuir o estado febril na gravidez

O orégano é uma planta muito utilizada no contexto gastronômico. Possui propriedades antioxidantes, antifúngicas, antibióticas e espasmódicas e, entre os seus nutrientes, se destaca o timol o carvacrol. Tudo isso o torna o produto ideal para baixar a temperatura corporal.

Para usufruir dos seus benefícios e garantir que o feto não sofre qualquer dano, você pode ingerir o orégano em forma de chá. Para isso, você apenas vai necessitar de 3 colheres de sopa de orégano fresco ou 1 de orégano seco e 300 ml de água. Ferva a água e em seguida adicione o produto, tampe e deixe repousar durante pelo menos 10 minutos para finalmente coar e beber. Você também pode adicionar um pouco de mel para adoçar o seu gosto caso não seja muito atrativo.

Outros conselhos para baixar a febre

Se você se encontra com febre na gravidez, pode tomar um banho com água morna para baixar a temperatura do corpo, já que a água se evapora na pele, logo é absorvida pela mesma e ajuda a reduzir o calor do corpo. No entanto, é importante que você não use água fria nem adicione substâncias à água.

Um pano úmido e frio na testa também pode ajudar a baixar consideravelmente a febre. O calor do corpo é absorvido pelo pano e diminui a sua temperatura. Além disso, você também pode usar um ventilador a uma intensidade baixa para ajudar com o processo.

Como a febre é um processo normal do corpo quando se encontra infetado por algum vírus, descansar e deixar que o sistema imunológico faça o seu trabalho pode ajudar você a melhorar os sintomas mais rapidamente. É por isso que se aconselha que você descanse o máximo de tempo possível e, caso possa, não saia de casa até estar melhor.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Febre na gravidez, o que tomar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Gravidez e saúde do bebê.

Escrever comentário sobre Febre na gravidez, o que tomar?

O que lhe pareceu o artigo?

Febre na gravidez, o que tomar?
1 de 4
Febre na gravidez, o que tomar?

Voltar ao topo da página