Partilhar

Fisgadas na vagina, o que pode ser?

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 13 março 2018
Fisgadas na vagina, o que pode ser?

Pode parecer um sintoma estranho, mas a verdade é que as fisgadas na vagina existem e podem ser provocadas por diversas condições. Existem mulheres que as descrevem como picadas, contrações pélvicas, dor ao lado do ovário, pontadas na vagina ou um puxão vaginal. O certo é que se trata de um sintoma bastante incômodo que geralmente alarma a maioria das mulheres.

As causas das fisgadas na vagina podem ser várias. Para alcançar um diagnóstico é necessário analisar outros sintomas que ajudam o especialista a identificar a origem desta condição. Nesse artigo do ONsalus você pode conhecer a resposta à questão "fisgadas na vagina, o que pode ser?" e conhecer as recomendações para cada uma das possíveis causas.

Também lhe pode interessar: Espinha na vagina - causas e tratamentos

Fisgada na vagina pode ser gravidez?

As fisgadas na vagina no início da gravidez são muito comuns, especialmente nas primeiras semanas. Estas pontadas, que geralmente são muito agudas, surgem porque os ligamentos que rodeiam o útero durante a gravidez crescem e se estiram, originando uma dor que pode começar na virilha e se estender para os lados ou até aos quadris.

Geralmente, as pontadas na vagina nas mulheres grávidas são mais intensas nos dias em que tenham realizado muitas atividades. Embora seja um sintoma comum que pode acompanhar a mulher ao longo de toda a gravidez, exige atenção médica quando é acompanhado de outros sintomas ou mal-estar.

Fisgadas na vagina, o que pode ser? - Fisgada na vagina pode ser gravidez?

Infecção vaginal por herpes simplex

O contágio por herpes simplex é uma das principais causas das fisgadas na vagina, já que estas contrações íntimas geralmente surgem como um dos principais sinais de infecção produzida após uma relação sexual sem proteção.

O herpes simples pode causar distintas infecções vaginais dependendo da estirpe que produziu o contágio. As infecções mais comuns são o herpes labial e o herpes vaginal e é precisamente este último que causa fortes e dolorosas fisgadas na vagina devido a inflamação dos gânglios linfáticos localizados na virilha.

Outros sintomas de herpes genital são:

  • Dor ao urinar;
  • Corrimento vaginal;
  • Surgimento de bolhas na vagina;
  • Febre e mal-estar geral;
  • Redução de apetite;
  • Formigueiro, ardência ou coceira no local onde surgiram as bolhas.

Tratamento do herpes vaginal

Quando as pontadas na vagina são provocadas por herpes vaginal, é necessário tratar imediatamente a infecção para controlar o vírus e permitir que os sintomas desapareçam. Esta condição não tem cura, pelo que o seu tratamento consiste em controlar a sintomatologia e prevenir a frequência dos surtos com medicamentos. Algumas pessoas têm um único surto que nunca se repete, enquanto que outras podem sofrer do mesmo problema várias vezes ao longo da sua vida.

Fisgadas na vagina, o que pode ser? - Infecção vaginal por herpes simplex

Piolho pubiano: outra causa das fisgadas na vagina

Sim, ninguém quer acreditar que tenha sido infectado com um piolho pubiano, vulgarmente conhecidos por chatos. O certo é que estes pequenos animais se alojam no pelo púbico e podem ser responsáveis pelas fisgadas na vagina. Estes insetos não só invadem a zona púbica como também depositam ovos na mesma. Se a infecção não for rapidamente controlada, os piolhos pubianos podem se reproduzir de um jeito incrível.

Além das fisgadas na zona íntima, entre os principais sintomas do piolho pubiano se encontram:

  • Coceira na zona púbica que piora à noite;
  • Ardência na zona púbica;
  • Úlceras genitais devido às picadas ou pelo excesso de arranhões.

Tratamento do piolho da púbis

Em primeiro lugar, é necessário examinar a zona para identificar pequenas lêndeas presas ao pelo e detectar se existe algum tipo de infecção cutânea. Depois, o problema deve ser tratado com medicamentos que ajudam a erradicar os piolhos da vagina. É importante que a pessoa evite as relações sexuais e que lave todas as suas roupas e lençóis com água fervente para eliminar os possíveis insetos que possam estar vivendo nelas.

Fisgadas na vagina, o que pode ser? - Piolho pubiano: outra causa das fisgadas na vagina

Como tratar fisgadas na vagina?

O tratamento para as pontadas na vagina consiste em tratar a origem da condição. No caso do herpes simples não existe uma cura, pelo que o melhor é prevenir os surtos e tomar medicação prescrita pelo ginecologista para controlar a infecção.

É importante realçar que se você não está grávida e tem picadas na vagina, deve analisar em que circunstâncias ocorreu a sua última relação sexual, já que atender este sintoma é importante para prevenir complicações maiores se se tratar de uma infecção vaginal.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fisgadas na vagina, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Fisgadas na vagina, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Jakeline bringhuenti
Eu quando fico menstruada,Sintia MT cólica, normal no pé da barriga,aghr de 1 ano pra cá,sinto MT riscado na testa da vagina... A dor que eu sinto é MT ruim. Da umas fisgada e as vezes parece que tá arrancando algo de mim. . Ele vem quase morro do tanta dor. Aí uns segundinhos ela passa aí volta do novo . Não é igual a cólica que vem é ficaa até parar a dor ou quando toma remédio passa. Esse dor que eu sinto aghr ela vem aí da akela aliviada aí daki a pouco volta, e tipo uma contrações pelo oque já vi gente fala. É ela não passa cm remédio,posso tomar qualquer um,ou o melhor remédio e a msm coisa de nad. O que isso pode ser?
A sua avaliação:
Maria Clara
Tbm estou sentindo o mesmo
Maria
Eu tambem estou sentindo e nao estou gravida
Elizângela Hosana
Ultimamente estou sentindo pontadas na vagina. Não estou grávida. O que pode ser?
Márcia silva
Sinto muita dor na região queimação ardência isso é normal
katiane dos santos
Estou c tanta pontada na vagina laje nao aguento
Silvia elene Barbosa
Fiscada na vagina e gravidez estou na menopausa a 2 anos estou gravida
clary
Tenho adenomiose e ovarios policistos sinto essas fisgadas quase o mês td ate durante a relação quando vou fazer xixi o tempo em d o q posso fazer?
A sua avaliação:
Cassandra
Me ajudou, entendi que minhas fisgadas na vagina são provocadas por herpes :(

Fisgadas na vagina, o que pode ser?
1 de 4
Fisgadas na vagina, o que pode ser?

Voltar ao topo da página