Partilhar

Dor no pênis: o que pode ser

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 5 setembro 2018
Dor no pênis: o que pode ser

A dor no pênis é um sintoma pouco comum e aparece, na maioria dos casos, quando recebemos uma pancada. Nestas situações, só existe a opção de esperar que a dor desapareça. Contudo, também há a possibilidade de que a dor se manifeste sem que se saiba a causa que a originou, por isso é normal sentir preocupação. Nessa situação, é necessário saber detectar os sintomas que acompanham a dor para poder esclarecer a causa da mesma. Para facilitar esse aprendizado, no ONsalus lhe explicamos as possíveis causas da dor no pênis. Continue lendo e descubra: Dor no pênis, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Pênis descascando: o que pode ser

Pênis dolorido devido a uma pancada

Recebeu uma pancada recentemente? É a primeira opção que devemos descartar e, embora possa ser evidente, costuma ser a causa mais comum da dor no pênis. Não falo necessariamente de dor originada por uma pancada com algum objeto, uma vez que também existe a possibilidade de que você tenha dormido em uma má posição durante a noite ou que a roupa íntima seja muito justa, gerando fricção ou pressão e provocando dores no pênis.

Dor no pênis após sexo ou durante a relação

O sexo também pode causar dor no pênis durante a ejaculação ou posteriormente. Por exemplo, no caso de haver falta de lubrificação, a fricção pode gerar irritação no pênis provocando dor durante ou depois da relação. A solução para esta situação é a utilização de lubrificantes. Além disso, algumas práticas podem irritar o pênis ou gerar pequenas feridas no mesmo, como o sexo oral, por exemplo, no qual os dentes podem machucar a pele sensível do pênis.
Apesar das boas condições na hora de fazer o sexo, como o uso de lubrificantes e a proteção adequada, é possível que a dor se apresente devido ao fato de se ter muitas relações sexuais em um curto período de tempo.

Dor no pênis: o que pode ser - Dor no pênis após sexo ou durante a relação

Dor no pênis devido a fimose

O pênis é formado por diferentes partes, entre as quais se encontra a glande, ou seja, a extremidade do pênis, coberta por uma pele chamada prepúcio. Esta pele é retraída durante as relações sexuais, deixando a glande descoberta e permitindo a fricção na mesma. Quando o prepúcio apresenta dificuldades na hora deslizar e descobrir a glande, pode se sentir dor na glande ao forçar esta ação. Nestes casos se deve ir ao médico e não forçar o deslizamento, uma vez que existe o risco de se romper a pele que une a glande com o prepúcio.
A solução para este problema costuma ser a chamada circuncisão, com a qual se remove o prepúcio do pênis através de uma simples intervenção cirúrgica. Além disso, se demonstrou que este procedimento leva a uma melhor saúde do pênis, uma vez que evita o acúmulo de sujeira sob o prepúcio assim como possíveis doenças. Saiba mais sobre a fimose no artigo: o que é fimose - sintomas e tratamento.

Dor no pênis: o que pode ser - Dor no pênis devido a fimose

Balanite como causa da dor no pênis

Neste caso, a dor no pênis se concentra na glande, ou seja, na extremidade do pênis. Se trata de uma infecção que costuma aparecer devido a uma higiene incorreta da zona íntima, especialmente em homens não circuncidados, isto é, que não foram operados como explicamos anteriormente. Os principais sintomas que se apresentam são vermelhidão, ardência no pênis, irritação e dor que pode vir acompanhada de pequenas manchas e feridas. Costuma ser um problema que é solucionado em pouco tempo com uma higiene adequada. Confira o artigo balanite: sintomas, tratamento e causas.

Dor no pênis: o que pode ser - Balanite como causa da dor no pênis

Dor e inchaço no pênis devido a herpes genital

Se trata de uma infecção sexualmente transmissível cuja origem está na contração do vírus da herpes simples ou HSV. É uma doença contagiosa provocada pelo contato nas relações sexuais. Este contágio pode ser transmitido também a outras partes do corpo como a boca, caso entre em contato com as partes infectadas. Os principais sintomas apresentados são:

  • Bolhas doloridas cheias de líquido na área genital.
  • Febre.
  • Mal-estar geral.
  • Gânglios linfáticos inflamados na virilha.

Não existe um tratamento para a herpes, visto que, uma vez que entra no corpo, permanece nas células nervosas, sendo frequente o aparecimento de surtos. Pode-se aliviar os sintomas administrando medicamentos para baixar a febre, fortalecer o sistema imunológico e curar as feridas.

Dor no pênis: o que pode ser - Dor e inchaço no pênis devido a herpes genital

Causas menos frequentes da dor no pênis

Outras causas menos comuns que poderiam gerar a dor no pênis são:

  • Prostatite. É a inflamação e irritação da próstata devido a uma infecção que pode ser aguda ou crônica, de acordo com a duração da mesma. Também existe um tipo de prostatite não causada por bactérias, a qual é conhecida como prostatite bacteriana crônica. A principal causa desta doença é o aparecimento de uma bactéria devido a uma infecção urinária, assim como algumas doenças sexualmente transmissíveis como a clamídia e a gonorreia. Quando alguém sofre de prostatite, pode apresentar vermelhidão da pele, dificuldade para urinar, ejaculação dolorosa, presença de sangue no sêmen e dor no pênis ao urinar, entre outros sintomas. O tratamento se baseia na administração de antibióticos.
  • Câncer de pênis. É um tipo de câncer pouco comum do qual se desconhecem as causas com exatidão. As pessoas não circuncidadas e que não mantêm uma boa higiene íntima, ou seja, que permitem o acúmulo de sujeira no prepúcio, ou aquelas que sofreram verrugas genitais ou o vírus do papiloma humano, têm maior risco de desenvolver câncer de pênis. É manifestado através de feridas, acompanhadas de sangue e dor no pênis. O tratamento dependerá do estado no qual se encontra o câncer, podendo requerer quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.
Dor no pênis: o que pode ser - Causas menos frequentes da dor no pênis

Quando ir ao médico

Tenha em conta que é indispensável visitar o urologista periodicamente para fazer uma revisão para assegurar uma boa saúde do órgão genital. Caso você sinta dor no pênis e apresente outros sintomas, você deve ir ao médico para que ele recomende o melhor tratamento em função da causa que esteja causando o desconforto. A dor no pênis ou na área genital não implica necessariamente que você esteja sofrendo alguma das doenças anteriormente mostradas.

Dor no pênis: o que pode ser - Quando ir ao médico

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no pênis: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Dor no pênis: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Matheus Vieira
estou com dor no meu pau, pode ser alguma inflamação?

Dor no pênis: o que pode ser
1 de 7
Dor no pênis: o que pode ser

Voltar ao topo da página