Partilhar

Dor no pênis ao urinar, o que pode ser?

Por Leonardo Simon. Atualizado: 11 abril 2019
Dor no pênis ao urinar, o que pode ser?

Hoje em dia, muitas das dores relacionadas com o pênis seguem sendo um tabu para muitos homens. Seja por vergonha ou por qualquer outro motivo, muitos deles não vão ao médico e nem manifestam seus sintomas, algo que pode repercutir negativamente em sua saúde, fazendo com que sofram desnecessariamente ou que seus sintomas sejam agravados.

A dor ao urinar no homem, conhecida medicamente como disúria, é uma das condições mais comuns nesta região da anatomia masculina. Em parte, este problema é tão grande porque são muitas as doenças e condições que podem causá-la. É por isso que se você está se perguntando "por que sinto dor no pênis quando urino?",te explicaremos no ONsalus quais são estas condições que podem provocá-la.

Também lhe pode interessar: Dor no pênis: o que pode ser

Dor no canal do pênis ao urinar: infecção urinária

Quando se fala em disúria, dor, ardência ou coceira durante ou depois de urinar, o principal problema de saúde que vem à cabeça é uma infecção no trato urinário. Esta é uma condição muito comum, na verdade, sua frequência só é superada pelas infecções nas vias respiratórias. Não obstante, o fato de ser comum não significa que não deva ser levada a sério, pois suas complicações podem chegar a ser muito graves se o tratamento adequado não é seguido.

Quando surge uma infecção urinária, é porque algum microrganismo - vírus ou bactéria - colonizou e se multiplicou em algum ponto do sistema urinário e, para tratá-la, é necessário acabar com esta infecção através da administração de medicamentos adequados. Entre os principais sintomas da infecção urinária em homens encontramos a dor no pênis ao urinar, mas também existem os seguintes:

  • A urina sai turva ou com sangue, além disso pode ter um odor ruim.
  • Febre.
  • Pressão na parte de baixo das costas ou do abdômen.
  • Poliúria, ou necessidade de urinar frequentemente.

Dor no pênis e ardência ao urinar: prostatite

Chamamos de prostatite a inflamação da glândula prostática, apesar disso, esta não é verdadeiramente uma doença, mas sim o sintoma de uma condição subjacente. A inflamação do tecido prostático pode acontecer devido a diferentes causas mas, em homens jovens, costuma ser devido a infecções de diferentes tipos. Dependendo da evolução e do aparecimento, podemos distinguir dois tipos diferentes de prostatite:

  • Prostatite bacteriana aguda: começa repentinamente, podendo causar dores, febre e até mesmo calafrios. Além da ardência ao urinar, é possível que saia sangue misturado com a urina. Geralmente, desaparece depois do tratamento médico.
  • Prostatite bacteriana crônica: é uma condição rara e de difícil tratamento, pois é uma infecção que vai e vem, aparece e desaparece por alguns meses e que só pode ser combatida através de um tratamento com antibiótico de amplo espectro. Diferente da prostatite aguda, a crônica deve durar mais de três meses.

A Escherichia coli, assim como outras bactérias muito comuns, são as principais causadoras de grande parte dos casos de prostatite. Esta condição pode começar nos condutos que rodeiam os testículos, conhecida como epididimite, ou na uretra e de lá se espalhar até a próstata. Mas também há uma série de condições que podem predispor o homem a ter esta infecção:

  • Homens que sofrem de fimose.
  • Lesões entre o escroto e o ânus.
  • Ter uma sonda.
  • Após procedimentos como a biópsia da próstata.

No seguinte artigo do ONsalus você encontrará mais informações sobre a próstata inflamada.

Dor no pênis ao urinar, o que pode ser? - Dor no pênis e ardência ao urinar: prostatite

Dor no pênis e ardência ao urinar: DST

Existem certas doenças sexualmente transmissíveis que também podem acabar evoluindo para prostatite, entre elas destacam-se a clamídia e a gonorreia. A seguir explicamos seus principais sintomas e características:

Gonorreia

Geralmente, passam entre 2 a 5 dias após o momento em que se contrai a doença através do contato sexual até aparecerem os primeiros sintomas. Apesar disso, em alguns casos há homens que demoram meses para notá-los, inclusive permanecem anos assintomáticos, embora não seja comum. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor no pênis e ardência ao urinar.
  • Urinar mais frequentemente.
  • Secreções brancas, verdes ou amareladas.
  • Inflamação e vermelhidão no orifício da uretra.
  • Menos comum: inflamação testicular.

Clamídia

A clamídia em homens é uma doença silenciosa, pois não costuma manifestar sintomas, algo que pode fazer com que vá piorando e tornando-a mais difícil de ser eliminada. Apesar disso, quando estes surgem, são muito parecidos aos da gonorreia, incluindo a ardência ao urinar.

Dor no pênis ao urinar, o que pode ser? - Dor no pênis e ardência ao urinar: DST

Ardência ao urinar e dor no pênis: aumento da próstata

Como acabamos de comentar, a próstata é uma das principais glândulas do sistema reprodutor masculino. Esta glândula rodeia o conduto no qual a urina passa da bexiga até o pênis, por isso que quando esta aumenta por conta da idade, pode provocar sintomas como a ardência ao urinar e a dor. Portanto, a prostatite nem sempre tem que surgir devido à uma infecção, mas também pelo envelhecimento - sobretudo a partir dos 50 anos - é outra das razões pelas quais esta glândula se inflama.

É conhecida como prostatite não bacteriana crônica, embora também possa ser chamada de dor pélvica crônica ou hiperplasia benigna da próstata. Além da ardência ao urinar, alguns dos principais sintomas desta condição são:

  • Dor na parte baixa das costas.
  • Dor na virilha.
  • Dor na glande.
  • Ejaculações dolorosas.
  • Vontade muito frequente de urinar.
  • Pouca quantidade de urina.

Esta condição requer tratamento médico e existem diferentes métodos para controlar seus sintomas, sendo que estes se baseiam principalmente na ingestão de medicamentos, mudanças no estilo de vida e alimentação e, em casos extremos, cirurgia.

Dor no pênis ao urinar: outras causas

Na grande maioria dos casos em que existe dor no pênis ao urinar, ela se deve a alguma das condições mencionadas. Apesar disso, existem diversas doenças que também podem se manifestar através deste sintoma. A seguir te mostramos algumas das mais importantes:

  • Abscesso na próstata.
  • Tumor na próstata.
  • Tumor na bexiga ou na uretra.
  • Espermatocistite, isto é, uma infecção na vesícula seminal.
  • Lesões uretrais, principalmente depois de ter relações sexuais.
  • Algum bloqueio na via urinária que reduza ou evite o fluxo correto da urina.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no pênis ao urinar, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • "Infecções bacterianas do trato urinário (ITUs)" por Talha H. Imam, MD, Assistant Clinical Professor in Internal Medicine and Nephrology, University of Riverside School of Medicine; Attending Physician, Department of Nephrology, Kaiser Permanente. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-geniturin%C3%A1rios/infec%C3%A7%C3%B5es-do-trato-urin%C3%A1rio-itus/infec%C3%A7%C3%B5es-bacterianas-do-trato-urin%C3%A1rio-itus
  • "Prostatite" por Gerald L. Andriole, MD, Royce Distinguished Professor and Chief of Urologic Surgery, Barnes-Jewish Hospital, Washington University School of Medicine. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-geniturin%C3%A1rios/doen%C3%A7a-benigna-da-pr%C3%B3stata/prostatite
  • "Visão geral das doenças sexualmente transmissíveis" por Sheldon R. Morris, MD, MPH, Associate Professor of Medicine, University of California San Diego. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/doen%C3%A7as-sexualmente-transmiss%C3%ADveis-dsts/vis%C3%A3o-geral-das-doen%C3%A7as-sexualmente-transmiss%C3%ADveis

Escrever comentário sobre Dor no pênis ao urinar, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Guilherme Sales
Artigo muito completo, parabéns!

Dor no pênis ao urinar, o que pode ser?
1 de 3
Dor no pênis ao urinar, o que pode ser?

Voltar ao topo da página