Partilhar

O que é fimose - sintomas e tratamento

 
Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 26 junho 2018
O que é fimose - sintomas e tratamento

A fimose é uma condição muito comum entre a população masculina. Ela surge quando o prepúcio, a pele que cobre o pênis, é demasiado estreita e não permite descobrir a glande, seja total ou parcialmente. Pode se manifestar tanto em estado de flacidez como de ereção, sendo um problema na hora de fazer a higiene íntima, de ter relações sexuais normais ou até mesmo de urinar.

Algumas crianças nascem com esta condição, sendo que é comum ela desaparecer de um jeito espontâneo nos primeiros três anos de idade. Se isso não acontece, o transtorno deve ser corrigido. No ONsalus, explicamos tudo o que você necessita saber sobre a fimose, especialmente os seus sintomas e opções de tratamento existentes.

Também lhe pode interessar: Balanite: sintomas, tratamento e causas

Sintomas de fimose e complicações

A fimose pode manifestar uma série de sintomas e complicações que impedem o desenvolvimento de uma vida normal. Algumas destas condições são:

  • Micção dolorosa: se o prepúcio não pode ser retraído, é provável que a urina acumule na zona final do pênis, inflamando-a e provocando dificuldades e dor ao urinar.
  • Infecções comuns: a fimose costuma impedir que o paciente mantenha uma higiene correta dos genitais, fazendo com que a sujeira permaneça na zona, produzindo inflamação, secreções e dor ao urinar. A irritação pode se estender pela uretra até à bexiga e provocar uma infecção urinária.
  • Coito doloroso: a falta do deslizamento correto do prepúcio sobre a glande e o pênis provoca dor e incômodo durante as relações sexuais.
  • Balanite: é uma inflamação da glande provocada, principalmente, pela falta de higiene que resulta da acumulação de esmegma, um tipo de secreções genitais, no final do pênis.
  • Parafimose: ocorre quando, ao fazer um esforço para deixar a glande a descoberto, o prepúcio se prende no sulco balanoprepucial, localizado em baixo da mesma glande, não podendo voltar à posição inicial. Esta condição provoca uma inflamação da glande que pode aumentar progressivamente com a pressão, o que exige tratamento cirúrgico urgente.

Tratamento da fimose

O tratamento da fimose é imprescindível para prevenir o incômodo e lesões que esta condição provoca. Existem duas opções possíveis para tratar a fimose:

  • Corticoides: no geral, a cirurgia deve ser evitada. Por esse motivo, costumam ser administrados corticoides em creme que se aplicam na união entre o prepúcio e a glande, enquanto são realizadas pequena retrações de um jeito suave e progressivo. Isso enfraquece os tecidos e providencia mais elasticidade ao prepúcio. Contudo, o uso de corticoides por períodos prolongados não é recomendado. Se o tratamento se estender por mais de quatro semanas,o melhor é interrompê-lo e retomar após alguns meses, ou seguir outras recomendações do urólogo.
  • Cirurgia: quando a fimose não melhora com o tratamento anterior, os médicos costumam optar pelo tratamento cirúrgico. O ideal é esperar até, no mínimo, os 4 anos de idade ara garantir que a fimose não melhora naturalmente, e o mais comum é operar entre os cinco e sete anos. O tratamento mais comum é a circuncisão e consiste na extirpação da parte do prepúcio que impede descobrir a glande. É uma intervenção simples realizada por um urólogo que apenas requer alguns dias de repouso e que geralmente não tem complicações.

Recomendamos que, quando se trata de um bebê, os pais não tentem forçar a retração do prepúcio, já que isso pode ser doloroso para a criança e provocar feridas ou traumatismos no pênis que resultam em complicações piores. O melhor é ter paciência durante os primeiros e, se necessário, recorrer a ajuda profissional.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é fimose - sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre O que é fimose - sintomas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

O que é fimose - sintomas e tratamento
O que é fimose - sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página