Partilhar

Pele do tronco do pênis inflamada: causas e tratamento

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 6 fevereiro 2018
Pele do tronco do pênis inflamada: causas e tratamento

Se você detectou que a pele do tronco do seu pênis está inflamada, é normal que a situação te esteja preocupando. Apesar do incômodo provocado, é comum os homens se preocuparem demasiado quando, em muitos casos, não existem motivos para isso. O primeiro passo é determinar porque a inflamação surgiu e entender se algo pode ter causado uma fricção excessiva da zona. Descartando esta possibilidade, você deve analisar a presença de outros sintomas e visitar um urologista, já que pode estar sofrendo de uma condição como balanite, fimose ou parafimose.

Se você busca mais informação, continue lendo - neste artigo do ONsalus explicamos as causas e tratamentos da pele do tronco do pênis inflamada.

Também lhe pode interessar: Pênis inflamado: causas e tratamento

Inflamação por excesso de fricção

Se, recentemente, você teve muito sexo, um encontro específico em que a penetração foi mais forte do que o habitual ou se você se masturbou várias vezes num curto período de tempo, é normal e natural que a pele do tronco esteja inflamada. Isso acontece devido ao excesso de fricção, sendo essencial permitir que a zona repouse adequadamente e descartar a presença de outros sintomas.

Nestes casos, a solução é simples: você deve evitar o sexo e a masturbação por 3 ou 4 dias para permitir que o pênis volte à normalidade. Também podem ser aplicadas compressas frias na zona para reduzir a inflamação. Nestes casos, não aplique o gelo diretamente no pênis ou pode acabar queimando essa pele delicada. O ideal é envolvê-lo em um pano antes para evitar danos e desconforto.

Infecção bacteriana ou fúngica: balanite

Outra das razões pela qual a pele do tronco do pênis pode estar inflamada é a presença de uma infecção bacteriana ou fúngica, mais conhecida como balanite. Esta condição faz com que tanto a glande como o prepúcio se inflamem de forma notória, apresentando também sintomas como coceira, dor, vermelhidão e, em casos graves, mau odor e úlceras.

A balanite é comum em homens não circuncidados e pode ser provocada por:

  • Má higiene ou lavagem incorreta do pênis.
  • Contágio de candidíase através do contato sexual.
  • Fricção excessiva durante o sexo ou masturbação.
  • Restos de urina ou esperma que se acumulam no pênis e não são removidos adequadamente.
  • Problemas para retrair o pênis ou fimose.
  • Sofrer de diabetes, artrite reativa ou líquen escleroatrófico aumenta o risco de desenvolver esta condição.

Dependendo da origem da balanite e da opinião do urologista, esta condição pode ser tratada com antibióticos caso se deva à presença de bactérias, com cremes esteroides ou antimicóticos. Apenas em casos em que é realmente difícil retrair o prepúcio, o que complica a higiene, pode ser recomendada a circuncisão.

Fimose

A fimose é uma condição na qual o prepúcio é tão estreito que impede que possa ser descoberto adequadamente, dificultando a higiene e provocando incômodo durante o sexo e a masturbação. Esta é uma das causas da balanite e também pode ser a condição que provoca a inflamação do tronco do tronco do pênis.

Existem vários sintomas de fimose para os quais você deve ficar alerta:

  • Durante a ereção, o pênis se mantém coberto pelo prepúcio e existe dificuldade para retraí-lo.
  • Dor e incômodo ao tentar retrair o prepúcio.
  • Também se pode experienciar dor ao urinar, assim como a sensação de que o jato de urina é muito escasso.

Quando não é tratada, a fimose pode levar à balanite ou infecção do pênis e diversas complicações. Esta condição pode ser tratada com a aplicação de cremes corticoides na glande que facilitam a separação do prepúcio. Este tratamento costuma durar entre 4 e 8 semanas. A partir da segunda semana, o paciente deve começar a puxar o prepúcio para trás até conseguir el mesmo o faça normalmente, sendo esta a solução mais comum para casos de fimose leve. Para casos mais severos de fimose, a circuncisão pode ser recomendada.

Pele do tronco do pênis inflamada: causas e tratamento - Fimose

Parafimose

Se você detectou vários dos sintomas anteriores e tentou baixar o prepúcio forçosamente durante o sexo ou a masturbação (sendo que essa é a causa do incômodo), você deve tomar atenção. Se o prepúcio ficou bloqueado e não se move, provocando dor e inflamação, você pode estar sofrendo de parafimose. Nesta condição, o prepúcio estrangula a glande, provocando moléstias que devem ser atendidas de imediato, já que a circulação sanguínea da zona pode ser suspensa, provocando complicações severas como danos na glande e gangrena.

Esta condição requer atenção médica imediata, o urologista pode tentar remover o prepúcio ou, em casos mais graves, optar por uma circuncisão de urgência.

Visitar um especialista

Sempre que surgir uma inflamação no pênis, é essencial visitar um urologista para realizar um diagnóstico, já que os casos de infecção, fimose ou parafimose requerem atenção médica imediata para garantir uma recuperação rápida do bem-estar íntimo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pele do tronco do pênis inflamada: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Pele do tronco do pênis inflamada: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Aparecido
Fiz uma cirurgia prótese peniana a 10 dias e a pele do tronco da glândula está muito inflamada, o que eu faço?
A sua avaliação:
Gledson
Pergunta As vezes fica sensível a cabeça do pênis e com uns carochinha tipo espinha muito pequena, comi estivesse inflado
Francisco
estou com aceso de pele no penes e narelacao.quando fica duro apele siestreita e rasgasi apele doi muito tem pumada para tratar
A sua avaliação:
Emmanuel.valenca@hotmail.com
Estou com uma inflamação no prepúcio não foi mas turbação nem sexo demais o q fazer?
Ednaldo rocha nascimento
Boa noite estou com o prepúcio muito inchado já faz 20 dias não consigo retrair nem mesmo para urinar,tive manchas vermelha pelo corpo fui ao UPA de minha cidade e o medico me receitou duas benzetacil uma de cada lado as manchas desapareceram mas o inchaço do prepúcio continua ha ti inguas também não na virilha mas quase no tronco do pênis também não desapareceram com as injeções o que pode ser isso ajude me

Pele do tronco do pênis inflamada: causas e tratamento
1 de 2
Pele do tronco do pênis inflamada: causas e tratamento

Voltar ao topo da página