Prepúcio inflamado: tratamento e causas
Qualquer anomalia ou condição no pênis é algo muito preocupante para os homens. Embora a primeira explicação que passa pela cabeça seja uma doença de transmissão sexual, a verdade é que existem várias causas do prepúcio irritado, sendo que a maioria delas é reversível. O prepúcio inflamado pode ser provocado por fricção, reação alérgica ou por infecção.
Embora seja algo preocupante, costuma passar muito tempo entre o aparecimento dos primeiros sintomas e a visita ao médico, o que acaba por dificultar o tratamento e pode dar origem a complicações. É por isso que, em ONsalus, vamos explicar tudo sobre o prepúcio inflamado: tratamento e causas, para que você conheça melhor as possíveis razões do prepúcio inchado e vermelho, assim como o melhor tratamento para o seu caso.
Prepúcio inchado e avermelhado, o que pode ser?
Existem várias origens do aparecimento de inflamação, irritação, ardência e vermelhidão no prepúcio masculino. As 3 principais causas de prepúcio irritado são:
- Fricção (a seco)
- Reação alérgica
- Infecção
Para saber o que está provocando os sintomas e conhecer o tratamento para cada um deles, continue lendo.
Prepúcio irritado por fricção
Causas
A pele do prepúcio é muito mais sensível que a de outras partes do corpo. Quando ele é friccionado, pode surgir irritação e ardência, assim como vermelhidão. Se você teve relações sexuais nas últimas horas, se a penetração foi mais prolongada, intensa ou repetida do que o habitual, se você se masturbou várias vezes num curto intervalo de tempo, é possível que você tenha danificado levemente a pele do prepúcio, criando irritação e até mesmo inflamação da pele tronco do pênis.
Geralmente, este tipo de condição surge quando existe fricção a seco, ou seja, quando as relações sexuais ou a masturbação não são praticadas com lubrificação suficiente, impedindo que o pênis deslize corretamente.
Tratamento
A solução para este problema é muito simples, não tenha relações sexuais nem se masturbe durante 3 ou 4 dias para diminuir a irritação e fazer com que o pênis volte à normalidade. Nestes dias, se a irritação for intensa, você pode aplicar compressas frias para aliviar a ardência, nunca colocando gelo diretamente sobre a pele para evitar que esta zona sensível da pele se queime com o frio.
Para evitar que volte a acontecer, aposte numa lubrificação correta, quer seja natural ou com a multitude de produtos existentes no mercado destinados a esse efeito.
Prepúcio inflamado por alergia
Causas
As reações alérgicas e a sensibilidade da pele podem provocar uma grande variedade de sintomas, desde coceira e ardência até erupções, vermelhidão e irritação. Se você tem o prepúcio vermelho, o primeiro que você deve fazer é descobrir o agente que está provocando a reação alérgica. Para isso, esteja atento às roupas e a tudo o que entra em contato com o sue pênis. O mais provável é que a irritação seja provocada pelo material sintético da cueca, alguns produtos do sabão que você usa para fazer a sua higiene íntima, o detergente usado para lavar sua roupa interior ou o látex das camisinhas. De qualquer forma, recomendamos que você consulte um especialista para garantir que o problema é uma alergia e esclarecer o que a pode estar provocando.
Tratamento
O tratamento para este tipo de condição varia de acordo com o agente que está provocando a reação alérgica, mas a primeira coisa que você deve fazer é evitar o contato com a substância que provoca a alergia e, logo, tratar os sintomas da mesma.
Aplicar compressas frias pode ser uma boa opção para aliviar a irritação, assim como a aplicação de cremes para a dermatite e a utilização de sabões neutros que não danificam a pele do prepúcio.
Prepúcio inchado por infecção
A inflamação do prepúcio é clinicamente conhecida como postite e, entre os sintomas que provoca, encontramos a irritação e coceira na pele do prepúcio. Esta doença é, geralmente, causada por uma infecção de bactérias ou fungos e, habitualmente (mas não sempre) é acompanhada de balanite, a inflamação da glande.
Causas
Esta inflamação costuma surgir quando as bactérias ou fungos se concentram sob a pele do prepúcio. As bactérias proliferam frequentemente como falta de higiene, embora alguns homens sejam mais propensos a sofrer de infecções e contágio de fungos por via sexual por terem um sistema imunológico deficiente. A postite é muito comum em crianças com menos de dez anos, já que muitas vezes não são capazes de retrair a pele so prepúcio completamente, impossibilitando uma limpeza adequada.
É importante consultar um urólogo se você desconfia que pode estar sofrendo de postite, já que a falta de tratamento adequado pode resultar em diversas complicações que vão desde a fimose, provocada pelo endurecimento do prepúcio, até úlceras superficiais e inflamação dos gânglios linfáticos inguinais.
Tratamento
O tratamento depende da causa que provocou a postite. É frequente que uma boa limpeza e higiene do pênis sejam suficientes para erradicar a condição mas, se a causa é de origem fúngica ou bacteriana, a aplicação de cremes anti-fúngicos ou antibacterianos serão necessários.
Habitualmente, e seguindo o tratamento correto, a pessoa afetada por postite recupera completamente em menos de um mês.
Quando consultar o médico
Se você tem o prepúcio inchado e vermelho, recomendamos que você espere dois ou três dias, mantendo uma boa higiene e evitando as relações sexuais e masturbação. Se, depois de esse tempo, os sintomas não melhoram ou pioram, consulte um urólogo para que ele determine a causa exata e o melhor tratamento para o problema.
O médico fará um exame físico e perguntará o seu historial médico e sexual, podendo também extrair amostras de sangue e urina para detectar possíveis doenças subjacentes. Com tudo isto, ele diagnosticará a origem da sua condição e receitará o tratamento mais conveniente.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Prepúcio inflamado: tratamento e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.