Partilhar

Fissuras no prepúcio: tratamento e causas

Fissuras no prepúcio: tratamento e causas

A pele do pênis é muito delicada e suscetível a vários tipos de alterações. Geralmente, estas variações podem ser provocadas por diversas mudanças que afetam a pele do pênis, particularmente, na área que corresponde ao prepúcio. As causas costumam ser variadas e seu diagnóstico definitivo deve ser dado por um médico especialista, que é o urologista, e que, acima de tudo, é a pessoa mais indicada para lhe aconselhar a respeito dos procedimentos a serem seguidos para melhorar a situação. Neste artigo do ONsalus, lhe explicaremos algumas coisas sobre as fissuras no prepúcio: tratamento e causas para que, desta maneira, você tenha uma ideia mais clara dos casos nos quais deve consultar um especialista e quando se trata apenas de uma condição que você mesmo pode controlar.

Também lhe pode interessar: Prepúcio inflamado: tratamento e causas

Prepúcio ressecado e com cortes: Candidíase

A proliferação de fungos nos genitais e o prepúcio pode se manifestar com o aparecimento de fissuras ou rachaduras. Este tipo de infecção ocorre quando uma pessoa esteve exposta a antibióticos por tempo suficiente para alterar a microbiologia normal de uma área, neste caso os genitais, permitindo que microrganismos (fungos) proliferem quando outros diminuem em quantidade (bactérias). Também pode ocorrer devido a alterações na eficiência do sistema imunológico e pela falta de higiene da área afetada.

Para o tratamento das rachaduras na glande ou prepúcio, os médicos especialistas costumam indicar a aplicação de cremes ou pomadas antimicóticas que contêm produtos como o cetoconazol. Os fungos são microrganismos extremamente resistentes e é por isso que, no geral, a recuperação costuma demorar um pouco. Manter a higiene é extremamente importante para a recuperação, já que em grande parte esta condição se apresenta como uma consequência da falta de higiene.

No seguinte artigo explicamos mais detalhes sobre os fungos na glande: sintomas e tratamento.

Rachaduras no prepúcio: Irritação dermatológica

A pele que cobre o pênis é um revestimento do órgão que é caracterizado por ser muito fina e, portanto, muito delicada. Assim como no resto do corpo, certos tipos de produtos químicos como sabonetes provocam irritação na área ou inclusive alguns preservativos que também provocam alterações dermatológicas.

Como resultado, o prepúcio fica irritado, descamado e rachado. Quando você sente a presença de alguma irritação sem um motivo aparente, é muito provável que se deva ao fato de estar usando um produto ao qual você é sensível. Neste caso, recomenda-se mudar os produtos de higiene pessoal, assim como o tipo de preservativo que você utiliza. A higiene também tem um papel importante neste tema e pode ser de grande ajuda melhorar os hábitos de higiene, trocar as roupas íntimas várias vezes por dia, alterar o tipo de tecido e até mesmo o tamanho da roupa interior.

Fissuras no prepúcio: tratamento e causas - Rachaduras no prepúcio: Irritação dermatológica

Ferida no prepúcio: Herpes genital

Outra das condições que podem responder a questão do porquê aparecem rachaduras no prepúcio é a herpes genital. Se trata de uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus herpes simplex. Clinicamente, a pessoa apresenta feridas dolorosas na área genital queevoluem crostas e, posteriormente, serão curadas.

No momento do surgimento desta lesão, é normal observar o aparecimento de úlceras no pênis, assim como a presença de feridas ou rachaduras no prepúcio. Se você vir ou achar que tem herpes genital, consulte um médico com urgência para que ele receite o tratamento que você precisa de acordo com a condição. É importante mencionar que a herpes, uma vez contraída, não pode ser eliminada e o tratamento da doença se foca em limitar sua extensão e reduzir o tempo em que as lesões ficam presentes quando se manifestam. O tratamento, em geral, é focado no uso de antivirais, entre os quais o mais usado para esta doença é o aciclovir.

Corte no prepúcio: Fimose

Também chamada de prepúcio estreito. A fimose impede a retração da pele do prepúcio para baixo expondo a glande. Esta condição pode favorecer o aparecimento de outros problemas, como por exemplo, infecções de urina, parafimose, dificuldade com a higiene ou balanite (infecções na ponta do pênis), as quais, em geral, são acompanhadas em maior ou menor escala de fissuras no pênis, embora muitas vezes este não seja o principal problema.

Geralmente, este problema é tratado com uma cirurgia local chamada circuncisão. Existem relatos de casos de pessoas que já haviam feito esta cirurgia e não apresentavam o prepúcio estreito, o mesmo pode continuar fibroso e, consequentemente, haver a presença das rachaduras.

Fissuras no prepúcio: tratamento e causas - Corte no prepúcio: Fimose

Fissuras na pele do prepúcio: Diabetes

Observou-se que alguns homens apresentam rachaduras no prepúcio quando estão imunodeprimidos, por exemplo, uma pessoa diabética é mais propensa a pegar doenças e, consequentemente, a área mais delicada pode ser afetada, como a pele do prepúcio. Recomenda-se ir ao médico urologista para que ele determine o tratamento a ser seguido, que muitas vezes pode encaminhar o caso para outro especialista para favorecer ainda mais a recuperação da região afetada e, ainda mais importante que isso, a condição geral de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fissuras no prepúcio: tratamento e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Fissuras no prepúcio: tratamento e causas

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Thiago
Oi :)
Tava com dois cortes no pênis (apareceram do nada) daí sarou, depois apareceram dois cortes iguais na minha virilha esquerda, sarou. Agora tô com dois cortes iguais na virilha direita. Sabe o que pode ser? Agradeço desde já. Abraço
A sua avaliação:
ALDO CANDIOTTO
tenho um problema que me afinge faz algum tempo qdo esforço a glande do penis sinto muitas dores e ai aparecem fissuras no penis, é uma dor gigantesca na hora de transar, tenho diabetes melitus tipo II, ela é altissima.
ja não consigo ter uma relação sexual ativa ,
Paulo Antonio
Mesmo sem ficar sem ter relações Sexuais , por um bom período, seguidamente aparecem no meu penis, fissuras, rachaduras e um pouco de vermelhidão C.uido muito da Higiênie. Tenho colocado talco Granado Antiséptico, ai parece que melhora começa a desaparecer, parece que esse talco ajuda a secar essa área afetada.Demora uma semana sempre para desaparecer e voltar tudo ao normal. Nunca tive isso , começou de dois anos para cá. Pergunto pode ser da alimentação, açucar, Depressão, Ansiedade, baixa imunidade. Pratico corrida e caminhada diariamente.Acho que tenho Alimentação saudavel, verduras frutas. Já estou ficando traumatizado por que tem desaparecido mas retorna geralmente em 70 dias, muito desagrádavel. Muito Obrigado !!!
roberto
estou com apele sentenciável abaixo do pênis (local óvulos ou chamado de ??? ). com rachadura que ocasiona ardência .. o que posso fazer . usar pomada de assaduras . ???
Nídia do Carmo (Editor/a de ONsalus.com.br)
Oi Roberto! Pelos sintomas que você descreve, podem ser fungos nos testículos. Dê uma olhada nesse artigo: https://onsalus.com.br/fungos-nos-testiculos-causas-e-tratamento-445.html
A sua avaliação:
Marcos moura
Qual tratamento
Bruna
Quando meu marido e eu temos relação, ele fica com alguns cortes no pênis , e fica bastante vermelho, no dia seguinte começa a escamar. .Gostaria de saber o tratamento e o que pode ser esses pequenos cortes? ?
Luciano
Bruna ele já fez algum exame para saber se tem Glicemia alta?
A sua avaliação:
Uelington
Estou com rachaduras no prepúcio faz hoje uma semana. Tenho como pequenos cortes na pele que cobre a glande. Devo buscar remédio para balanite ou tratamento caseiro?
Marcos
Mesma duvida

Fissuras no prepúcio: tratamento e causas
1 de 3
Fissuras no prepúcio: tratamento e causas

Voltar ao topo da página