Partilhar

Manchas vermelhas na glande do pênis - Causas

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. 23 fevereiro 2018
Manchas vermelhas na glande do pênis - Causas

O pênis é um dos órgãos do corpo masculino onde a pele é mais sensível, razão pela qual qualquer atrito ou fricção podem causar pequenas lesões. São muitos os fatores que podem estar associados ao surgimento de pontos vermelhos na glande do pênis, já que que entre as possíveis causas desta condição você pode encontrar uma simples reação dermatológica ou uma infecção por fungos. Perante um leque de possibilidades tão amplo, é importante consultar um médico para que ele examine o órgão masculino e dar um diagnóstico e tratamento adequado.

Se, recentemente, você notou sua glande com manchas vermelhas, é importante que saiba que na grande maioria dos casos, essa não é uma condição grave. Para que você entenda o que está provocando esta manifestação estranha, continue lendo este artigo do ONsalus sobre manchas vermelhas na glande do pênis - causas.

Também lhe pode interessar: Glande branca: causas

Fricção durante a relação sexual

O pênis é formado por um tecido esponjoso e por numerosos vasos sanguíneos. Durante as relações sexuais, mais concretamente durante a penetração, o pênis se move constantemente dentro da vagina. Isso faz com que exista uma fricção que, quando é muito brusca, pode chegar a machucar a pele da glande e fazer com que esta fique irritada e que apareçam manchas vermelhas no pênis. Tenha em conta que, neste caso, surgem manchas vermelhas na glande que não coçam.

Quando o homem se masturba de forma excessiva, tem relações sexuais bruscas ou pratica o ato sexual muitas vezes num só dia, é muito provável que a pele do seu membro se machuque durante a estimulação e apareçam pontos vermelhos na glande. Esta condição é bastante comum em adolescentes mas geralmente, com o passar dos dias, o sintoma desaparece à medida que a pele de regenera e ultrapassa a lesão.

Manchas vermelhas na glande do pênis - Causas - Fricção durante a relação sexual

Reação alérgica

Poucos homens sabem que a pele no pênis é, possivelmente, a mais sensível de todo o seu corpo e, por isso, não dão os devidos cuidados ou não prestam atenção aos fatores que podem machucá-la. A pele da glande pode ser afetada por reações alérgicas a qualquer produto ou substância que entre em contato com ela, tais como camisinhas, preservativos com sabores, óleos, lubrificantes, loções corporais, sabões, perfumes, materiais de jogos sexuais e outros produtos íntimos. Geralmente, as alergias provocam manchas vermelhas na glande que coçam.

As reações alérgicas no pênis podem acorrer através do surgimento de pequenos pontos vermelhos na glande que geralmente não são dolorosos, mas podem ser acompanhados de:

  • Coceira;
  • Irritação;
  • Ardência;
  • Inflamação da cabeça e do tecido.

Se você suspeita de alguma doença dermatológica na pele do pênis, consulte o dermatologista para que ele receite o medicamento mais adequado. Tendo em conta que se trata de um tecido tão sensível, não pode ser tratado com um medicamento qualquer.

A importância da higiene pessoal

A falta de higiene pode ser também motivo de uma irritação devido ao acumular de bactérias e microorganismos no pênis,gerando o aparecimento de manchas vermelhas na glande. Isto é mais comum nos homens que não foram circuncidados e que, ao enxaguar as suas partes íntimas, se esquecem de puxar o tecido do prepúcio para remover a sujidade que pode ter ficado alojado no interior da glande.

É muito importante que você se certifique que o pênis está totalmente limpo depois de urinar para evitar que restos de urina e outros resíduos irritem a glande e o seu tecido. Por esta razão, é recomendável que os homens lavem o seus pênis depois de ir no banheiro e não apenas durante o banho. O uso de lencinhos úmidos pode ser de grande utilidade para limpar a pele do prepúcio.

Manchas vermelhas na glande do pênis - Causas - A importância da higiene pessoal

Infecção no pênis: Balanite

A balanite é uma infecção do pênis que causa inflamação do prepúcio e da glande. Esta condição é mais comum em homens não circuncidados e com fraca higiene íntima, mas também pode ser provocada por diabetes mal controlada, uso de sabões fortes, bactérias ou por não retirar devidamente o sabão durante o banho.

Entre os principais sintomas de balanite encontramos:

  • Manchas vermelhas no pênis;
  • Vermelhidão no prepúcio e na glande;
  • Dor;
  • Secreção com cheiro forte.

Quando a balanite é causada por bactérias, pode ser tratada com medicamentos antibióticos de uso tópico. Os cremes com esteroides ajudam a aliviar os sintomas da infecção. A circuncisão é recomendada caso o homem não seja circuncidado para evitar balanites de repetição.

Infecção por fungos

Existem certas levaduras que podem causar infecções fúngicas, tal como o Candida albicans, micro-organismo responsável pela infecção comum conhecida como candidíase. No entanto, a candidíase é mais comum nas mulheres embora os homens não estejam isentos de padecer desta condição.

Quando o homem se contagia com candidíase é normal que apareçam manchas vermelhas no pênis, irritação na glande, vermelhidão, coceira e por vezes secreções de cor branca. Nestes casos, é importante, aplicar cremes antifúngicos no órgão masculino para eliminar o fungo, combater a sua proliferação e diminuir os sintomas de infecção. É importante que a parceira sexual do homem também receba tratamento, já que a vagina é composta de forma natural por muitas bactérias. Por vezes, essa infecção ocorre devido a um aumento de bactérias nocivas na vagina como consequência do consumo de antibióticos. Uma vez que se inicia o tratamento para a candidíase, a infecção desaparece em alguns dias e os pontos vermelhos podem se tornar brancos até desaparecer.

Manchas vermelhas na glande do pênis - Causas - Infecção por fungos

Doenças sexualmente transmissíveis

Entre as DST's existe uma condição que se caracteriza pelo surgimento de pontos vermelhos na glande: a gonorreia. Esta infecção é a causa de balanite e é produzida pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, sendo transmitida através das relações sexuais, razão pela qual as pessoas com mais que um parceiro sexual têm um maior risco de se contagiar com esta doença.

Além dos sintomas mais comuns de qualquer balanite, a gonorreia provoca:

  • Dor e ardência ao urinar;
  • Abertura do pênis;
  • Secreção branca, amarela ou esverdeada;
  • Aumento da frequência nas micções;
  • Uretra vermelha e inflamada;
  • Testículos inflamados;
  • Dor de garganta

A gonorreia pode ser muito facilmente identificada, basta observar uma amostra do tecido inflamado do pênis no microscópio para saber se se trata desta doença. O tratamento da gonorreia é baseado no consumo de antibióticos que podem ser administrados por via oral ou através de injeções, dependendo da gravidade da condição. É importante ter supervisão médica para garantir que a infecção foi curada adequadamente.

Herpes genital

Entre os sintomas mais característicos do contágio com herpes genital nos homens, se destaca o surgimento de pequenos pontos vermelhos na glande. Esta condição é causada pelo vírus do herpes simples e o seu contágio apenas é possível através de uma relação sexual com uma pessoa afetada. Esta doença não tem cura, razão pela qual o tratamento é baseado no consumo de medicamentos para controlar os sintomas e diminuir a frequência dos surtos.

Os sintomas do herpes genital são:

  • Mal-estar geral;
  • Febre;
  • Diminuição do apetite;
  • Dores musculares nas costas, nádegas e joelhos;
  • Nódulos linfáticos inchados;
  • Surgimento de bolhas dolorosas nos genitais;
  • As bolhas nos homens geralmente aparecem no pênis, escroto, ânus e nádegas;
  • As bolhas estão cheias de um líquido de cor semelhante à palha;
  • As lesões também podem aparecer na língua, boca, gengivas, lábios e nos dedos das mãos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas vermelhas na glande do pênis - Causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Manchas vermelhas na glande do pênis - Causas

O que lhe pareceu o artigo?
21 comentários
Claudinei
Apareceu um monte de pontinhos vermelhos na glândula do pênis, o que pode ser?
A sua avaliação:
Leonardo Lira
A glande do meu pênis fica vermelho e dolorido quando faço sexo. Sinto que estou demorando para ter o orgasmo. o que faço?
Daniel
A Glândula ( cabeça do penis) esta amarelada. Mais nao sinto coceira, nem dor. O que é?
bartolomeu de souza pinto
apareceram algumas manchas vermelhas na cabeça do penis, que não cosam o único incomoda, e quando ao lavar o penis, na hora do enxague; arde bastante gostaria de uma solução para o problema grato.
José Delfino
Apareceram algumas manchas vermelhas na cabeça do penis, que não cosam o único incomoda, e quando ao lavar o penis, na hora do enxague; arde bastante gostaria de uma solução para o problema grato.
Danys Israel Maia Freitas
Com quanto tempo esses sitoma a parece
Danys Israel Maia
Quando esses sitoma a parece na pessoa
Emerson de Carvalho Rodrigues
Qual o remédio p esse tipo de vermelhidão
Ricardo Desio
De vez em quando aparecem algumas manchas avermelhadas na minha glande. Não coça e não doi e também não arde porém, me parece estranho. Aparecem sempre nas bordas laterais e no centro da glande.. Nunca na parte da frente. Poderá serem causadas ( as manchas ) pela masturbação?.
Grato, Ricardo
Mateus Caetano Salvador
Meu pênis Está com duas manchas vermelhas no lado esquerdo mas volta da glande, o que me fecha confuso é que faço sempre sexo com minha parceria usando camisinha.
Yan
Vc tem alergia a camisinha, só pode ser isso!
Wesley
Eu fiz relação com a menina sem proteção e depois senti um cheiro forte .e tinha sebo .no meu penis depois e ficou vermelho depois uma corceira

Manchas vermelhas na glande do pênis - Causas
1 de 4
Manchas vermelhas na glande do pênis - Causas

Voltar ao topo da página