menu
Partilhar

Caroço duro no pulso com dor - Causas e como tratar

 
Por Magce Bonilla, Química. 12 abril 2023
Caroço duro no pulso com dor - Causas e como tratar

O aparecimento de um caroço duro no pulso doloroso está geralmente associado a tumores benignos que podem ser causados por trauma, problemas articulares ou tendinosos, ou atividade física excessiva. Geralmente, o caroço cresce progressivamente, resultando em um caroço oval ou arredondado, flexível e consistente que pode ser desconfortável quando tocado ou quando o punho é movimentado.

O prognóstico para esta lesão é geralmente bom, pois estes tumores não são malignos e se o tratamento adequado for seguido, o caroço tende a desaparecer facilmente. Entretanto, há casos em que é necessário remover o caroço por cirurgia ambulatorial.

Neste artigo do ONsalus, explicamos em detalhes as causas de um caroço duro no pulso com dor e como tratar de acordo comcada caso.

Também lhe pode interessar: Caroço na mão: o que pode ser

Cisto sinovial

Os cistos sinoviais são caroços cheios de líquido que quase sempre se formam na parte de trás do pulso, na base dos dedos ou perto das unhas, geralmente devido à irritação das articulações ou tendões, ou devido à tensão contínua e exagerada das mãos.

Quando o cisto é de certo tamanho, pode ser visto como uma pequena bola de aproximadamente 2 centímetros de diâmetro. Os cistos menores, por outro lado, estão escondidos sob a pele e não são visíveis a olho nu.

Esta condição pode ser sofrida por qualquer pessoa, porém, é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos. Às vezes o cisto é dolorido ao apertá-lo, especialmente quando o punho é flexionado.

Como tratar

Muitos desses cistos desaparecem sem tratamento médico. Entretanto, quando persistem com o tempo, crescem e começam a doer, é recomendado como primeira opção descansar a mão e colocar uma tala para aliviar a dor e reduzir o tamanho do caroço.

Se não melhorar, o especialista pode sugerir a drenagem do líquido dentro do caroço ou a remoção completa do caroço por meio de cirurgia para eliminá-lo completamente.

Caroço duro no pulso com dor - Causas e como tratar - Cisto sinovial

Tenossinovite dos tendões extensores

A tenossinovite, que também provoca um caroço duro no pulso dolorido, está ligada a uma inflamação do revestimento que está ao redor dos tendões, chamada bainha. Isto é causado por movimentos repetitivos nesta parte do braço. Muitas vezes, as pessoas que trabalham como cabeleireiros, garçons, caixas, etc., sofrem desta doença, pois usam a mão e o punho continuamente. Trauma ou atividade física excessiva também podem causar esta inflamação.

Nesta situação, um caroço ou inchaço é geralmente observado na região dorsal do punho, causando dor ao movê-lo.

Como tratar

A coisa mais importante a fazer é descansar o pulso, interrompendo atividades que o movimente excessivamente.

Em seguida, é necessário aplicar frio e calor na área afetada, especialmente nos primeiros dias após a lesão para reduzir o inchaço.

Então, para uma recuperação eficaz, os especialistas recomendam a fisioterapia para relaxar os músculos e minimizar a inflamação, tirando a tensão do tendão. Além disso, estes exercícios terapêuticos ajudam a fortalecer os músculos do punho e a evitar que a lesão se repita.

Gota

Gota é o depósito de ácido úrico que se desenvolve na cartilagem, tecidos moles e tendões, formando caroços sob a pele. Eles geralmente aparecem nas mãos, punho, pé, cotovelo e na parte superior das orelhas, como resultado de altas concentrações de ácido úrico e por isso a gota é uma das possíveis causas para um caroço duro no pulso dolorido.

As pessoas que as desenvolvem muitas vezes têm dor, inchaço e vermelhidão na área afetada durante dias ou semanas, dependendo do caso. Além disso, às vezes pode limitar significativamente a mobilidade articular e deformar as articulações.

Como tratar

O tratamento da gota começa com uma mudança na dieta, pois é essencial reduzir o consumo de alimentos de origem animal, evitar bebidas açucaradas e cerveja.

O médico responsável pelo tratamento também pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para aliviar a dor e reduzir a inflamação, juntamente com outros medicamentos que ajudam a reduzir ou bloquear a produção de ácido úrico no sangue, tais como Aloprim e Probalam.

Por outro lado, a cirurgia é geralmente uma alternativa em casos complicados onde as lesões crescem fora de proporção e se tornam tumorais, rígidas e muito dolorosas.

Lipomas

Lipomas no punho são tumores benignos compostos de células adiposas que normalmente crescem sob a pele e formam um caroço ou inchaço que pode ser claramente visualizado e palpado. Eles medem aproximadamente 1 a 3 centímetros, embora alguns possam crescer significativamente e medir até 10 centímetros de diâmetro.

Este caroço duro no pulso é caracteristicamente firme, flexível e móvel. São geralmente indolores, porém, quando grandes, muitas vezes pressionam os nervos e podem causar desconforto ao mover o punho.

Como tratar

O lipoma pequeno no punho às vezes desaparece espontaneamente, porém, quando cresce demais e também causa desconforto, dor e é esteticamente desfavorável, a cirurgia é a alternativa que o especialista pode recomendar, pois geralmente é simples e rápida.

Agora que você conheceu as principais causas de um caroço duro no pulso e viu como tratar o problema, não perca estes artigos que sugerimos:

Caroço duro no pulso com dor - Causas e como tratar - Lipomas

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Caroço duro no pulso com dor - Causas e como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Castel, A. (2010). Tendinitis y Tenosinovitis de muñeca y mano. Disponível em: <https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/pdf/10.1055/s-0037-1606777.pdf>. Acesso em 13 de abril de 2023.
  • Medlineplus. (2020). Tenosinovitis. Disponível em: <https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/001242.htm>. Acesso em 13 de abril de 2023.
  • Morales, C. y col. (2011). Lipoma de la mano, clínica y quirúrgicamente un tumor menospreciado. Disponível em: <https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0376-78922011000400006>. Acesso em 13 de abril de 2023.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Caroço duro no pulso com dor - Causas e como tratar
1 de 3
Caroço duro no pulso com dor - Causas e como tratar

Voltar ao topo da página