Partilhar

Palma da mão vermelha: o que pode ser

Por Leonardo Simon. 27 junho 2019
Palma da mão vermelha: o que pode ser

As mãos falam por elas mesmas. Desde práticas milenares, como a acupuntura, estudam-se formas de tratar as condições do corpo através das mãos. Daí que sabemos que ao pressionar a região entre o dedo indicador e o polegar podemos até melhorar uma dor de cabeça. Ter a palma da mão vermelha é uma condição muito comum em algumas pessoas, mas por que isto ocorre? Neste artigo do ONsalus explicamos as causas das palma da mão vermelha. Saiba o porquê acontece, como é possível melhorá-la e quais os sintomas associados.

Também lhe pode interessar: Formigamento na mão esquerda: o que pode ser

O que as mãos dizem sobre sua saúde

Existem muitas doenças que podem ter um diagnóstico inicial ao se examinar detalhadamente as mãos de uma pessoa. Por exemplo, os transtornos hepáticos, circulatórios ou respiratórios são alguns dos primeiros que podem ser detectados através da observação das mãos.

As palmas das mãos também podem refletir uma falta ou excesso de algum nutriente, isto ocorre quando as mãos se tornam alaranjadas. Este sinal pode ser devido ao excesso de betacaroteno no sangue por causa da ingestão extrema de verduras amareladas ou alaranjadas. Também pode ser um sinal de problemas de diabetes, hipotiroidismo ou insuficiência renal.

As unhas, por seu lado, também mostram sinais de problemas no organismo. Unhas azuladas podem demonstrar uma insuficiência cardíaca. Se sua temperatura varia, assim como a das mãos, pode indicar situações mais complexas, como é o caso da síndrome de Raynaud, cuja primeira manifestação são as mãos pálidas e frias. Depois, adquirem uma pigmentação azulada até passarem ao vermelho vivo.

Palma da mão vermelha: o que pode ser - O que as mãos dizem sobre sua saúde

Palma da mão vermelha, o que pode ser?

O avermelhamento das mãos ou manchas vermelhas na palma da mão podem ser devido a condições externas ou internas do corpo:

Palma da mão vermelha por condições climáticas

No primeiro caso, pode ser devido a mudanças de temperatura ou do clima. As mãos vermelhas costumam ser uma condição comum durante o inverno, já que o excesso de frio faz com que elas fiquem ressecadas e irritadas, consequentemente acabam ficando vermelhas.

Este tipo de situação é mais comum nas mulheres do que nos homens. Costuma melhorar com o uso de luvas, hidratação permanente e evitando mudanças bruscas de temperatura. Não é indicado colocar as mãos frias em água quente para aquecê-las.Se, ao passar o inverno, a aparência das mãos não melhorar ou elas ficaram vermelhas sem nenhuma causa externa, é hora de considerar outro diagnóstico:

  • As mãos vermelhas podem ser por problemas de circulação, retenção de líquido e transtornos hormonais.
  • Palmas da mãos vermelhas na gravidez: durante a gravidez as mulheres costumam ter estes tipos de sintomas, que incluem o aquecimento das palmas das mãos. Contudo, existem outras doenças mais complexas relacionadas com esta condição, tais como explicaremos no próximo parágrafo.

6 doenças que podem deixar a palma da mãos vermelha

  1. Acrocianose: é um transtorno causado por problemas no fluxo de sangue nas extremidades. Neste caso, os dedos ficam vermelho escuros ou azulados e pode haver presença de hipotermia.
  2. Transtorno hepático: nesse casos costuma-se observar a palma da mão vermelha a partir do punho até o mindinho, mais ou menos. Esta mesma condição é vista quando há um abuso no consumo de álcool, em pessoas com cirrose hepática.
  3. Artrite reumatoide: quando se trata de artrite reumatoide, as mãos vermelhas são resultado do inchaço da palma da mão. O paciente pode sentir dor ou sensibilidade nas mãos.
  4. Eritromelalgia: este transtorno também vem acompanhado de dor. É gerado como consequência de uma vasodilatação nos vasos sanguíneos menores, fazendo com que o sangue circule com dor até as mãos. Esta condição de mãos vermelhas piora com mudanças bruscas de temperatura e consumo excessivo de álcool.
  5. Eczema: os eczemas são o resultado de um ressecamento excessivo da pele. Esta se irrita e se rompe causando manchas vermelhas na palma das mãos que podem ser vistas a olho nu. Normalmente aparecem nas dobras dos dedos.
  6. Síndrome de Raynaud: embora a palma da mão vermelha seja considerado um último estágio, uma forma de diagnosticar esta síndrome é através da coloração dos dedos. A síndrome de Raynaud tem a ver com transtornos nos vasos sanguíneos periféricos.
Palma da mão vermelha: o que pode ser - 6 doenças que podem deixar a palma da mãos vermelha

Palma da mão vermelha: preste atenção a estes sinais

Estes cinco conselhos podem te ajudar à prestar atenção às suas mãos de forma correta:

  1. Observe suas unhas: quando as unhas estão afundadas pode ser devido a problemas de anemia, bem como se elas quebram ou lascam facilmente. As unhas pálidas ou com duas tonalidades são comuns em pacientes com problemas renais, enquanto que se estão deformadas, pode ser devido a artrite reumatoide ou vasculite.
  2. Veja as articulações: o engrossamento da pele nas articulações, assim como a sensibilidade, são sintomas da artrite reumatoide. O ressecamento em excesso também faz com que a pele rache e fique irritada nas dobras.
  3. Observe as palmas das mãos: a cor das palmas das mãos podem dar sinais de excessos. O mesmo ocorre se estiverem suadas ou trêmulas. No casos das primeiras, pode ser devido a problemas como a tireoide ou estresse. Enquanto que na segunda, pode estar relacionada com o Parkinson ou problemas neurológicos.
  4. As mãos ao toque: quando você sente as mãos ásperas, elas estão muito desidratadas. Isto pode acontecer devido a transtornos hormonais até problemas na tireoide. A ingestão de água e hidratação da pele podem ajudar a melhorar esta condição.
  5. Monitore suas pintas e manchas: com o passar dos anos, a presença de manchas na pele das mãos é comum. Contudo, é importante monitorar a quantidade e o tamanho das mesmas. O mesmo serve para as pintas. Para evitar efeitos maiores, recomenda-se o uso de protetor solar e evitar a exposição prolongada ao sol.

Caso qualquer sintoma te coloque em dúvida quanto a sua saúde, o ideal é ir se consultar com um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Palma da mão vermelha: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Palma da mão vermelha: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Alexandre Menacho
O que pode ser qdo engulo a saliva sinto incomodo na garganta? Isso já acontece há algum tempo.

Palma da mão vermelha: o que pode ser
1 de 3
Palma da mão vermelha: o que pode ser

Voltar ao topo da página