Partilhar

Formigamento na mão esquerda: o que pode ser

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 18 abril 2019
Formigamento na mão esquerda: o que pode ser

O aparecimento da sensação de formigamento na mão gera incômodo além de incerteza por não sabermos o que está provocando essa sensação. Esse formigamento na mão esquerda pode se apresentar em outras partes do corpo como pernas, braços, pés ou em ambas as mãos e, embora na maioria dos casos não seja um sintoma perigoso, em outros pode estar relacionado com doenças de maior gravidade.

Inicialmente, o sintoma pode passar despercebido mas, quando a sua frequência aumenta e a sua duração se estende, é momento de consultar o médico para que ele faça um diagnóstico clínico correto e explique o que está provocando o problema. Nesse artigo do ONsalus, explicamos o que pode ser formigamento na mão esquerda.

Também lhe pode interessar: Palma da mão vermelha: o que pode ser

Dormência nas mãos ou parestesia

A sensação de formigamento pode ocorrer em qualquer parte do corpo e, a nível médico, é conhecida como parestesia. Esta sensação pode aparecer por múltiplos fatores que incluem má postura, ficar muito tempo na mesma posição ou até pela presença de uma doença que ainda não foi diagnosticada.

A parestesia é um problema neurológico que se apresenta com muita frequência e que se manifesta como uma alteração da sensibilidade em qualquer parte do corpo, sendo caraterizada pela dormência ou sensação de formigamento.

Na mão esquerda, o formigamento pode surgir sozinho ou acompanhado de outros sintomas que levarão ao diagnóstico preciso da alteração, permitindo que seja tratada de forma adequada. Pode afetar tanto pessoas saudáveis como as que sofrem de alguma condição física ou com diagnóstico específico de uma doença.

Formigamento na mão esquerda: o que pode ser

As causas que dão origem à sensação de formigueiro na mão esquerda podem ser várias, desde doenças até lesões traumáticas ou défice de minerais e vitaminas no organismo. Dentro das causas, encontramos:

Causas comuns

  • Compressão ou aprisionamento de um nervo: o formigamento na mão pode surgir pela paralisia do nervo cubital, radial, peroneal ou por síndrome do túnel do carpo, o mais comum.
  • Diabetes: esta doença mal controlada pode dar origem a neuropatia diabética sensitiva, a qual pode ser reconhecida pelo aparecimento de formigamento que indica lesão nervosa. O sintoma de formigamento pode começar de forma ascendente desde os pés e pernas para, logo, se localizar em braços e mãos.
  • Infeções: os processos infeccioso de tipo viral como a varicela zoster, herpes simplex, citomegalovírus, VIH, Epstein-Barr e a doença de Lyme podem danificar os nervos.
  • Lesões traumáticas: fraturas ou deslocações de uma articulação podem causar compressão, esmagar ou ate danificar um nervo, provocando assim dor e dormência na zona afetada.
  • Défice de vitaminas: o défice nutricional pode afetar diretamente as funções nervosas do organismo. Isso se torna evidente em casos de deficiência de vitamina b12 com o aparecimento de neuropatia periférica ou anemia perniciosa.
  • Alcoolismo: o consumo excessivo de álcool pode provocar o que é conhecido como neuropatia alcoólica, uma alteração relacionada com os nervos. O alcoolismo pode desencadear défice de vitaminas, dando lugar a neuropatia periférica.

Outras possíveis causas de formigamento na mão esquerda

  • Doenças sistêmicas: como a hepática, problemas renais, transtornos sanguíneos, do tecido conectivo e amiloidose. Além dessas, também podem estar associadas outras condições como inflamações crônicas, tumores benignos ou malignos, assim como transtornos hormonais.
  • Doenças autoimunes: neste grupo de doenças, podemos mencionar a artrite reumatoide, lúpus, síndrome de Guillain-Barre, doenças que podem destruir os nervos.
  • Problemas herediários: neste grupo, estão presentes os transtornos genéticos como a doença de Charcot-Marie-Tooth, que causa formigamento.
  • Toxinas: arsênico, chumbo, mercúrio, tálio, químicos ambientais e até alguns medicamentos podem provocar alterações na função nervosa.
  • Alterações idiopáticas: transtornos desconhecidos podem provocar formigamento ou dormência na mão esquerda.
Formigamento na mão esquerda: o que pode ser - Formigamento na mão esquerda: o que pode ser

Formigamento nas mãos: tratamento

Um intenso ou leve formigamento na mão esquerda pode dever-se a um grande número de causas que devemos conhecer para controlar a sintomatologia que se pode desencadear e evitar complicações. Recorrer a uma consulta médica com um profissional de confiança permitirá conhecer os fatores que provocam a alteração muito mais rápido para, assim, controlá-la e iniciar o tratamento adequado:

  • Nos casos em que se deva à compressão de um nervo, se deve tratar de descomprimi-lo.
  • Devem ser prescritos os tratamentos que se requerem de acordo com os sintomas, como analgésicos ou anti-inflamatórios em casos de dor ou outro sintoma.
  • Ajustar a ingestão de complementos vitamínicos, especialmente de vitamina B12.
  • Em casos nos quais o problema é fruto de doenças como a diabetes, os níveis de glicose no sangue devem ser controlados.
  • Tratamentos à base de fisioterapia e reabilitação são indicados em muitos desses casos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento na mão esquerda: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Formigamento na mão esquerda: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Formigamento na mão esquerda: o que pode ser
1 de 2
Formigamento na mão esquerda: o que pode ser

Voltar ao topo da página