Lesões e doenças da mão

Dor na Munheca ao Girar - Causas e Tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 11 janeiro 2023
Dor na Munheca ao Girar - Causas e Tratamento

O pulso ou munheca é uma articulação com muito movimento, portanto, sentir dor nele é algo frequente mesmo quando se usa para fazer movimentos básicos, como enviar mensagens de texto ou escrever. Uma dor nessa área pode afetar as atividades do dia a dia, e até mesmo a qualidade de vida das pessoas.

A dor no pulso pode ter diferentes causas, como a síndrome de De Quervain, artrite ou artrose, lesão de tendão, bursite, entorse, entre outras. Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual encontrará tudo sobre dor na munheca ao girar: causas e tratamento.

Índice

  1. Síndrome do túnel do carpo
  2. Tendinite no pulso
  3. Síndrome de De Quervain
  4. Artrite reumatoide
  5. Artrose
  6. Bursite do pulso
  7. Entorse do pulso
  8. Cisto sinovial
  9. Lesão por esforço repetitivo

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo ocorre quando um ligamento engrossa e passa a pressionar um nervo. Essa pressão causa dor, dormência e fraqueza na mão. Do mesmo modo, algumas atividades repetitivas, como levantar objetos, escrever ou usar equipamentos que fazem a mão vibrar podem causar essa síndrome.

Tratamento

O tratamento para a dor na munheca por este motivo ficará a cargo do médico traumatologista. Ele irá prescrever analgésicos, anti-inflamatórios, injeções de esteroides e até mesmo reabilitação com um fisioterapeuta para realizar fisioterapia manual e liberar a compressão do nervo mediano. Se os sintomas persistirem, será indicada cirurgia.

Dor na Munheca ao Girar - Causas e Tratamento - Síndrome do túnel do carpo

Tendinite no pulso

A tendinite no pulso se dá devido a pequenas rupturas nos tendões do pulso, provocando inflamação, irritação e dor localizada ao girá-lo. Em geral, essa condição ocorre devido a lesões repentinas, além de lesões agudas dos tendões ou mesmo desgaste causado por movimentos repetitivos.

Tratamento

O tratamento para essa dor na munheca irá depender da causa, bem como da gravidade da tendinite. O médico poderá recomendar:

  • Exercícios de alongamento;
  • Imobilização do pulso para limitar o movimento;
  • Anti-inflamatórios para reduzir a dor e a inflamação.

Síndrome de De Quervain

A síndrome de De Quervain causa o inchaço dos tendões e das bainhas localizadas ao redor da base do polegar. Isso pode causar dor no dedo polegar, na munheca e na mão. A causa dessa alteração não é clara, mas está associada a uma lesão na área ou uso excessivo dela.

Tratamento

Para o tratamento dessa tendinite, que também causa a dor na munheca, o médico irá indicar a aplicação de crioterapia, seguido de aplicação de eletroterapia, manipulação da região com massoterapia e alongamentos. Além disso, o médico indicará anti-inflamatórios ou injeções de cortisona, caso seja necessário.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune em que o sistema imunológico do corpo destrói os tecidos saudáveis. Frequentemente, os pulsos, mãos e joelhos são afetados, provocando dor, calor e inchaço na área afetada, limitando a função da articulação.

Tratamento

Após avaliação, o médico indicará analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia de reabilitação.

Dor na Munheca ao Girar - Causas e Tratamento - Artrite reumatoide

Artrose

A artrose é uma doença que causa inflamação nas articulações e provoca o desgaste da cartilagem entre os ossos. Várias estruturas podem ser afetadas pela artrose, incluindo a articulação do pulso e, como consequência, causa dor na munheca ao girar.

Tratamento

O tratamento da artrose irá depender da gravidade da dor e do grau de incapacidade que do paciente. Nesse sentido, o médico irá prescrever analgésicos, anti-inflamatórios, talas de dedo ou pulso, aplicação de calor e fisioterapia de reabilitação.

Bursite do pulso

As bursas são pequenas bolsas cheias de líquido que ajudam a amortecer as articulações. A bursite é causada pela inflamação das bursas. Isso pode ocorrer em diferentes áreas do corpo, como na munheca. É identificada através da sensibilidade nos tendões, vermelhidão, inchaço e dor ao girar o pulso.

Tratamento

O médico irá recomendar a aplicação de gelo de 3 a 4 vezes ao dia nos primeiros dias da bursite, bem como tomar anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação, repouso da articulação, fisioterapia para prevenir a atrofia muscular e assim manter o movimento da articulação.

Entorse do pulso

Quando se estica demais os ligamentos do pulso, estes podem acabar sofrendo um entorse. Isso causa danos aos músculos, produzindo dor e inchaço. Existem vários ligamentos no pulso, e alguns deles podem se dobrar e causar dor na munheca ao girá-la.

Tratamento

Consistirá em descansar o pulso, colocar gelo por 20 minutos a cada 3 horas, aplicar compressão ao envolver o pulso em uma bandagem e mantê-lo elevado.

Cisto sinovial

O cisto sinovial é uma das causas de dor no pulso. Esses cistos podem comprimir os nervos no pulso e causar dor na munheca.

Tratamento

Só será indicado tratamento se o cisto causar dor ou afetar o movimento da articulação. Para isso, será necessário:

  • Drenar o fluido do cisto com uma agulha e seringa;
  • Remover o cisto por meio de cirurgia.

Lesão por esforço repetitivo

Quando as tarefas são realizadas constante e repetitivamente por períodos prolongados, ocorre o que é chamado de lesão por esforço repetitivo. Essa lesão pode causar inflamação ao redor dos tecidos da articulação, podendo até levar a uma fratura por estresse. A prática de um esporte como tênis ou golfe, assim, pode causar dores devido ao uso contínuo do pulso.

Tratamento

Nesses casos, o médico irá sugerir o uso de talas para proteger a munheca. Na medida do possível, devem ser realizados exercícios de pulso para soltar a articulação antes do uso. Se necessário, será indicado o repouso após qualquer atividade que exija o uso excessivo do pulso. Além disso, o médico poderá indicar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar tanto a dor quanto a inflamação.

Agora que você já sabe as 9 causas mais comuns para dor na munheca, não perca este outro artigo sobre dor no braço direito, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na Munheca ao Girar - Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • García, F. G., Silva, F. W. D., & Reis, D. R. (2014). Síndrome del túnel carpiano. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 13(5), 728-741.
  • Oñate, A. C. (2010). Tendinitis y Tenosinovitis de Muñeca y Mano. Revista Iberoamericana de Cirugía de la Mano, 38(02), 185-189.
  • Ramírez, J. D. J. L. (2012). Síndrome de De Quervain como diagnóstico diferencial de radiculopatía cervical. Archivos De Neurociencias, 17(4), 253-255.
  • Scholten, A. Esguince de muñeca.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dor na Munheca ao Girar - Causas e Tratamento