Dor na Munheca ao Girar - Causas e Tratamento
O pulso ou munheca é uma articulação com muito movimento, portanto, sentir dor nele é algo frequente mesmo quando se usa para fazer movimentos básicos, como enviar mensagens de texto ou escrever. Uma dor nessa área pode afetar as atividades do dia a dia, e até mesmo a qualidade de vida das pessoas.
A dor no pulso pode ter diferentes causas, como a síndrome de De Quervain, artrite ou artrose, lesão de tendão, bursite, entorse, entre outras. Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual encontrará tudo sobre dor na munheca ao girar: causas e tratamento.
Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo ocorre quando um ligamento engrossa e passa a pressionar um nervo. Essa pressão causa dor, dormência e fraqueza na mão. Do mesmo modo, algumas atividades repetitivas, como levantar objetos, escrever ou usar equipamentos que fazem a mão vibrar podem causar essa síndrome.
Tratamento
O tratamento para a dor na munheca por este motivo ficará a cargo do médico traumatologista. Ele irá prescrever analgésicos, anti-inflamatórios, injeções de esteroides e até mesmo reabilitação com um fisioterapeuta para realizar fisioterapia manual e liberar a compressão do nervo mediano. Se os sintomas persistirem, será indicada cirurgia.
Tendinite no pulso
A tendinite no pulso se dá devido a pequenas rupturas nos tendões do pulso, provocando inflamação, irritação e dor localizada ao girá-lo. Em geral, essa condição ocorre devido a lesões repentinas, além de lesões agudas dos tendões ou mesmo desgaste causado por movimentos repetitivos.
Tratamento
O tratamento para essa dor na munheca irá depender da causa, bem como da gravidade da tendinite. O médico poderá recomendar:
- Exercícios de alongamento;
- Imobilização do pulso para limitar o movimento;
- Anti-inflamatórios para reduzir a dor e a inflamação.
Síndrome de De Quervain
A síndrome de De Quervain causa o inchaço dos tendões e das bainhas localizadas ao redor da base do polegar. Isso pode causar dor no dedo polegar, na munheca e na mão. A causa dessa alteração não é clara, mas está associada a uma lesão na área ou uso excessivo dela.
Tratamento
Para o tratamento dessa tendinite, que também causa a dor na munheca, o médico irá indicar a aplicação de crioterapia, seguido de aplicação de eletroterapia, manipulação da região com massoterapia e alongamentos. Além disso, o médico indicará anti-inflamatórios ou injeções de cortisona, caso seja necessário.
Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune em que o sistema imunológico do corpo destrói os tecidos saudáveis. Frequentemente, os pulsos, mãos e joelhos são afetados, provocando dor, calor e inchaço na área afetada, limitando a função da articulação.
Tratamento
Após avaliação, o médico indicará analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia de reabilitação.
Artrose
A artrose é uma doença que causa inflamação nas articulações e provoca o desgaste da cartilagem entre os ossos. Várias estruturas podem ser afetadas pela artrose, incluindo a articulação do pulso e, como consequência, causa dor na munheca ao girar.
Tratamento
O tratamento da artrose irá depender da gravidade da dor e do grau de incapacidade que do paciente. Nesse sentido, o médico irá prescrever analgésicos, anti-inflamatórios, talas de dedo ou pulso, aplicação de calor e fisioterapia de reabilitação.
Bursite do pulso
As bursas são pequenas bolsas cheias de líquido que ajudam a amortecer as articulações. A bursite é causada pela inflamação das bursas. Isso pode ocorrer em diferentes áreas do corpo, como na munheca. É identificada através da sensibilidade nos tendões, vermelhidão, inchaço e dor ao girar o pulso.
Tratamento
O médico irá recomendar a aplicação de gelo de 3 a 4 vezes ao dia nos primeiros dias da bursite, bem como tomar anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação, repouso da articulação, fisioterapia para prevenir a atrofia muscular e assim manter o movimento da articulação.
Entorse do pulso
Quando se estica demais os ligamentos do pulso, estes podem acabar sofrendo um entorse. Isso causa danos aos músculos, produzindo dor e inchaço. Existem vários ligamentos no pulso, e alguns deles podem se dobrar e causar dor na munheca ao girá-la.
Tratamento
Consistirá em descansar o pulso, colocar gelo por 20 minutos a cada 3 horas, aplicar compressão ao envolver o pulso em uma bandagem e mantê-lo elevado.
Cisto sinovial
O cisto sinovial é uma das causas de dor no pulso. Esses cistos podem comprimir os nervos no pulso e causar dor na munheca.
Tratamento
Só será indicado tratamento se o cisto causar dor ou afetar o movimento da articulação. Para isso, será necessário:
- Drenar o fluido do cisto com uma agulha e seringa;
- Remover o cisto por meio de cirurgia.
Lesão por esforço repetitivo
Quando as tarefas são realizadas constante e repetitivamente por períodos prolongados, ocorre o que é chamado de lesão por esforço repetitivo. Essa lesão pode causar inflamação ao redor dos tecidos da articulação, podendo até levar a uma fratura por estresse. A prática de um esporte como tênis ou golfe, assim, pode causar dores devido ao uso contínuo do pulso.
Tratamento
Nesses casos, o médico irá sugerir o uso de talas para proteger a munheca. Na medida do possível, devem ser realizados exercícios de pulso para soltar a articulação antes do uso. Se necessário, será indicado o repouso após qualquer atividade que exija o uso excessivo do pulso. Além disso, o médico poderá indicar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar tanto a dor quanto a inflamação.
Agora que você já sabe as 9 causas mais comuns para dor na munheca, não perca este outro artigo sobre dor no braço direito, o que pode ser?
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na Munheca ao Girar - Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.
- García, F. G., Silva, F. W. D., & Reis, D. R. (2014). Síndrome del túnel carpiano. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 13(5), 728-741.
- Oñate, A. C. (2010). Tendinitis y Tenosinovitis de Muñeca y Mano. Revista Iberoamericana de Cirugía de la Mano, 38(02), 185-189.
- Ramírez, J. D. J. L. (2012). Síndrome de De Quervain como diagnóstico diferencial de radiculopatía cervical. Archivos De Neurociencias, 17(4), 253-255.
- Scholten, A. Esguince de muñeca.