Partilhar

Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la

 
Por Leonardo Simon. 18 setembro 2019
Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la

Hoje em dia, as pessoas mudaram de forma considerável o estilo de vida em relação a antigamente, o que faz que apareçam frequentemente diversos transtornos e incômodos que antes não eram tão comuns. Um exemplo muito claro disto é a degeneração articular que cada vez mais pessoas sofrem, em qualquer idade, em qualquer lugar do mundo e tanto em homens quanto em mulheres.

Toda articulação pode se desgastar e, com isto, causar diversos transtornos que devem ser tratados para manter um estilo de vida bom e saudável. Embora alguns lugares do corpo sejam mais propensos que outros a sofrer tal transtorno, a alteração pode ser incômoda e causar certos impedimentos, independentemente do local onde aparece, por exemplo, em algum dedo.

É possível que muitas pessoas apresentem desconforto na mão e desconheçam o motivo. É por isto que no seguinte artigo do ONsalus, te damos todas as informações sobre a dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la, já que costuma ser o dedo mais afetado por este problema.

Dor no dedo polegar: o que pode ser

Se você já se perguntou "o que pode ser dor no polegar?", terá interesse em saber que a causa mais frequente dos incômodos no dedo polegar são as lesões, como uma fratura ou um entorse, na qual a cartilagem da articulação carpometacarpiana é comprometida (mais conhecida como CMC), aquela que está localizada na base dos dedos. Em alguns casos, o dano que esta cartilagem sofre não é imediato e pode chegar a afetar o movimento do polegar.

É possível que a união ou articulação esteja desalinhada depois de sofrer alguma lesão, o faz com que o desgaste das articulações termine em uma osteoartrose, a qual vai sendo produzida de forma eventual. Embora qualquer pessoa possa sofrer desde transtorno, a artrose do polegar é mais comum em mulheres com mais de 40 anos.

Se você está se perguntando "dor no dedo polegar, o que fazer?" preste atenção nos próximos parágrafos onde te mostraremos vários exercícios para o dedo polegar.

Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la - Dor no dedo polegar: o que pode ser

Dor no dedo polegar, o que fazer: punho

É adequado realizar este exercício quando sentir rigidez na mão e quiser diminuir a mesma, assim como a dor que pode sentir nos dedos, sobretudo no polegar. Você pode fazer este exercício frequentemente, em qualquer momento e lugar do dia. Para começar a fazer o exercício do punho para dor no dedo polegar siga estes passos:

  1. Você deve estender a mão afetada.
  2. Lentamente você deve fechar a mão com o dedo polegar na parte interna, ou seja, deve colocá-lo na palma da mão.
  3. Quando a mão estiver fechada mantenha-a assim durante alguns segundos, depois abra-a e volte a realizar o movimento ao menos 10 vezes.

É importante que este exercício seja feito sem pressionar o polegar, já que isto pode piorar o quadro clínico.

Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la - Dor no dedo polegar, o que fazer: punho

Dor no dedo polegar, o que fazer: curvar o dedo

Este exercício pode ser um dos mais recomendados se você busca aliviar a dor no dedo polegar, já que dá grandes resultados. Estes são os passos para fazer o exercício para curvar o dedo polegar corretamente e assim aliviar a dor:

  1. Você simplesmente tem que estender a mão que está doendo e dobrar o dedo polegar para dentro, ou seja, contra a palma da mão.
  2. Depois, deve alongar a parte inferior do dedo mindinho até o polegar e manter a posição por alguns segundos.
  3. Por fim, você pode voltar à posição original e fazer 10 repetições ao longo do dia.

Dor no dedo polegar, o que fazer: levantar o dedo

Outra forma ideal para ajudar a aliviar os incômodos e dor que os transtornos articulares podem causar no dedo polegar é fazer um simples exercício, que se trata de levantar cada dedo da mão da seguinte forma:

  1. Comece apoiando a mão machucada sobre uma mesa com a palma sobre a superfície.
  2. Em seguida, você tem que levantar lentamente o menor dedo da mão, então repita este movimento com cada um dos dedos.
  3. Quando tiver levantado todos os dedos, mantenha-os desta forma durante pelo menos 2 segundos e baixe-os. Ao terminar, pode repetir esta ação várias vezes ao dia com ambas as mãos.

Dor no dedo polegar, o que fazer: mover o pulso

Em muitos casos, os pacientes que têm artrite possuem muita dor. É possível que existam incômodos no pulso que irradiem para algum dedo em específico, sobretudo o polegar, ou até vários dedos, por isso que é importante realizar exercícios no pulso para aliviar os sintomas. Para fazer este alongamento de pulso para dor no polegar siga estas indicações:

  1. Comece colocando a mão dolorida com a palma para cima.
  2. Com a outra mão aplique uma pressão para baixo de forma suave e lenta até que sinta que todo o braço e pulso estão alongados.
  3. Mantenha desta forma durante 10 segundos e troque de mão, realizando este exercício várias vezes ao dia.
Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la - Dor no dedo polegar, o que fazer: mover o pulso

Dor no dedo polegar, o que fazer: curvar o dedo para cima

Se ainda está se perguntando o que fazer para dor no dedo polegar, este exercício pode ser altamente recomendado. Estes são os passos para fazer corretamente o exercício de dobrar ou curvar o dedo polegar para cima:

  1. Simplesmente, coloque a borda do dedo mindinho na borda de uma mesa e aponte o polegar para cima.
  2. Mantendo esta posição, dobre os outros três dedos para a parte interna da mão, formando um “L” entre o dedo polegar e o mindinho.
  3. Permaneça com esta posição por alguns segundos, depois volte à posição inicial e repita 10 vezes com cada mão.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la

O que lhe pareceu o artigo?

Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la
1 de 4
Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la

Voltar ao topo da página