Dedo mindinho do pé vermelho e inchado: causas e tratamento
O desconforto no dedo mindinho pode ser incômodo devido à limitação funcional que pode causar, dependendo da lesão que o provoca. Há muitas razões para seu aparecimento, desde infecções bacterianas ou fúngicas, deformidades, traumas, fraturas ou doenças como a artrite no dedo mindinho.
Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, por meio do qual você aprenderá sobre o dedo mindinho inchado e vermelho, as causas que o produzem e seus respectivos tratamentos.
Infecção da pele
As infecções bacterianas da pele, bem como as infecções de tecidos moles causadas por estafilococos ou estreptococos, podem afetar as camadas profundas da pele ou a gordura abaixo dela. Essas infecções tendem a atacar as unhas dos pés, causando inflamação e até mesmo vermelhidão na área.
Tratamento
O tratamento com antibióticos será prescrito pelo médico, dependendo do agente causador:
- Azitromicina
- Clindamicina
- Cefalexina
- Dicloxacilina
- Amoxicilina e ácido clavulânico
Além dos antibióticos, o médico prescreverá analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor e a inflamação. Ele também recomendará elevar o pé acima do nível do coração para reduzir o inchaço, além de manter a área afetada limpa e seca.
Joanete
Os joanetes de alfaiate são um tipo de deformidade que afeta a articulação na base do dedão do pé. Eles são semelhantes aos joanetes normais, que danificam a articulação na base do dedão do pé. Os joanetes de alfaiate são menos comuns e ocorrem em locais diferentes. Eles consistem em uma protuberância óssea na parte externa do pé, perto da base do dedão. Essa protuberância causa vermelhidão, inchaço e dor, especialmente quando se usa sapatos apertados ou estreitos. Em alguns casos, um calo pode se formar sobre a protuberância.
Tratamento
Na maioria das vezes, o joanete pode ser tratado com sapatos que se ajustem melhor, protetores de joanete ou palmilha ortopédica. O médico recomendará a aplicação de gelo no pé para reduzir o inchaço, bem como o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Se isso não melhorar os sintomas, pode ser necessária uma cirurgia para realinhar os dedos do pé.
Unha encravada
Ocorre quando a borda da unha penetra na pele, causando vermelhidão, inchaço e dor. Também pode ser causada pelo corte inadequado da unha em um dos dedos do pé, geralmente ocorrendo no dedo mínimo. Outros motivos para sua ocorrência podem ser o uso de sapatos apertados ou uma lesão na unha do dedo menor.
Tratamento
No caso de unhas encravadas, se ela estiver infectada ou em risco de infecção, o médico prescreverá um antibiótico. Ele também levantará a unha e a removerá parcial ou totalmente, dependendo de sua condição.
Calos e calosidades
São áreas de pele que engrossam em resposta à pressão ou ao atrito, que podem ser vistas em qualquer dedo do pé, mas geralmente são evidentes no dedo mínimo. Isso costuma ser doloroso e desconfortável ao usar sapatos.
Tratamento
O médico pode aparar a pele espessada ou usar medicamentos para remover o calo. As órteses são uma opção que pode ajudar no tratamento.
Dedo em martelo
Os dedos em martelo ocorrem quando um dos dedos do pé se dobra permanentemente na articulação. Isso pode causar desconforto, dificuldade para usar calçados, dor, bem como inflamação e irritação no tendão do dedo mindinho.
Tratamento
Inicialmente, o tratamento inclui repouso, aplicação de gelo e calor, além da colocação de uma órtese no dedo. Se não houver melhora, o médico poderá recomendar injeções de esteroides ou cirurgia.
Fratura
Uma fratura é uma quebra em um osso. Isso pode ocorrer em qualquer um dos ossos do pé, especialmente no dedinho. Um dedo mínimo quebrado é caracterizado por dor, inchaço e dificuldade de suportar peso sobre o pé afetado. Isso pode ser causado por um golpe acidental ou pela queda de um objeto sobre o dedo.
Tratamento
O tratamento da fratura será realizado por um médico em um centro de saúde, que procurará reduzir a fratura engessando ou estabilizando a lesão com uma tala para que a lesão possa curar-se. Em alguns casos, pode ser necessária uma cirurgia.
Artrite
As articulações em geral podem ser afetadas pelo que é conhecido como artrite, que pode afetar a articulação do dedo mindinho, causando dor, rigidez e inflamação. A artrite reumatoide, em particular, tende a causar dor e deformidade em pequenas articulações, como as dos dedos dos pés, especialmente o dedo mínimo.
Tratamento
Há várias opções de tratamento, desde terapia até cirurgia e medicamentos.
Os medicamentos usados incluem analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides, medicamentos antirreumáticos e corticosteroides, como prednisona ou cortisona.
Pé de atleta
O pé de atleta é uma doença infecciosa e contagiosa que começa nos espaços interdigitais dos dedos dos pés. Ela é contraída quando se anda descalço em chuveiros públicos, piscinas ou saunas.
A doença é causada por fungos microscópicos conhecidos como dermatófitos, leveduras e bolores. Todos os dedos dos pés podem ser afetados, especialmente o dedo mínimo, que pode parecer vermelho e inchado.
Tratamento
O tratamento se baseará na eliminação do fungo que está causando a infecção. Para isso, o médico prescreverá cremes antifúngicos e, em casos graves, antifúngicos orais, como
- Fluconazol
- Terbinafina
- Itraconazol
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Dedo mindinho do pé vermelho e inchado: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.
- Armas Rodríguez, W. E., Alarcón Medina, G. A., Ocampo Dávila, F. D., Arteaga, C. M., & Arteaga Paredes, P. A. (2019). Artritis reumatoide, diagnóstico, evolución y tratamiento. Revista Cubana de Reumatología, 21(3).
- Azkargorta, S., Gómez, V., Larrañaga, E., López, A., Otaola, E., Prieto, M., ... & Sánchez, S. (2004). Hiperqueratosis: callos y durezas. Farmacia profesional, 18(6), 40-45.
- Puig, L., & Rull, E. V. (2009). Tiña interdigital de los pies (pie de atleta): su diagnóstico y últimos avances en su tratamiento. Sanidad y Ediciones.
- Sardi, J. R. (1996). Onicocriptosis:(uña encarnada). Dermatología Venezolana, 34(2).