Lesões e doenças dos dedos

Dor ao dobrar os dedos - Causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 20 fevereiro 2024
Dor ao dobrar os dedos - Causas e tratamento

A dor ao dobrar os dedos das mãos pode ter várias causas, como artrite, problemas nos nervos, osteoartrite ou inflamação causada por trauma, entre outras. As pessoas que sofrem desse tipo de dor geralmente enfrentam dificuldades para realizar atividades cotidianas, como segurar um copo ou abrir um frasco, e também sentem desconforto ao digitar no computador. Além das causas mencionadas acima, há outros fatores que merecem atenção, como diabetes, problemas nos nervos do pescoço e até mesmo distúrbios na medula espinhal.

Aqui no ONsalus, forneceremos informações sobre as causas mais comuns e os tratamentos recomendados para as condições que causam dor ao dobrar os dedos.

Também lhe pode interessar: Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la

Índice

  1. Traumatismo
  2. Síndrome do túnel do carpo
  3. Problemas nos nervos
  4. Problemas circulatórios
  5. Artrose e artrite reumatoide
  6. Tenossinovite estilohióide radial
  7. Doença de Dupuytren
  8. Lupus
  9. Fenômeno de Raynaud
  10. Esclerose sistêmica
Ver mais >>

Traumatismo

Quando uma pessoa dobra acidentalmente um dedo, ocorre a hiperextensão. Ela também pode ocorrer após esforço excessivo. O trauma pode ser causado por pancadas, entorses ou lesões.

Tratamento

Nesses casos, a melhor coisa a fazer é consultar um médico que prescreverá um analgésico para aliviar a dor e examinará a lesão. Isso confirmará a gravidade da lesão e determinará se é necessário algum tratamento específico.

Dor ao dobrar os dedos - Causas e tratamento - Traumatismo

Síndrome do túnel do carpo

Essa condição causa dor nos dedos ao dobrá-los, além de dormência ou formigamento, devido à compressão do nervo mediano.

Tratamento

Na maioria dos casos, além de analgésicos, a recomendação comum dos médicos é a realização de cirurgia para aliviar o desconforto. Por fim, é importante ter em mente que movimentos repetitivos devem ser evitados. Ocasionalmente, o uso de uma tala pode proporcionar alívio. Alguns pacientes aplicam compressas de gelo para reduzir temporariamente o inchaço, enquanto o calor facilita o relaxamento muscular. Alguns exercícios também podem ser benéficos, mas todas as instruções devem ser seguidas segundo as orientações do médico.

Problemas nos nervos

Quando a dor nos dedos é causada por problemas nos nervos, isso pode indicar inflamação nos nervos, inclusive nos nervos localizados no pescoço. Como resultado, a pessoa pode sentir qualquer coisa, desde queimação até formigamento, alfinetes e agulhas ou até mesmo uma sensação de frio.

Tratamento

O médico pode prescrever determinados medicamentos para aliviar a dor que a pessoa está sentindo. Esses medicamentos não se limitariam a analgésicos, mas também incluiriam medicamentos específicos para tratar neuropatias periféricas ou esse tipo de dor que vem dos nervos.

Problemas circulatórios

Nesses casos, a pessoa afetada pode sentir dormência, dificuldade para mover os dedos, formigamento e dor. Esses sintomas também podem indicar uma restrição no fluxo sanguíneo para a mão ou para os dedos. A má circulação sanguínea na mão pode se dever a diferentes causas, como arteriosclerose, trombose ou vasoespasmo.

Tratamento

Assim como em outras condições, existem medicamentos específicos que ajudam a melhorar a circulação. Ao tomá-los, o paciente deve sentir uma melhora. Além disso, o médico pode recomendar alguns exames para confirmar a condição do paciente ou sugerir mudanças na dieta, promover atividade física ou oferecer outras recomendações para melhorar a situação.

Artrose e artrite reumatoide

São doenças cuja origem nem sempre pode ser identificada com exatidão, pois podem até ser autoimunes, ou seja, o sistema imunológico ataca o próprio corpo, causando desgaste da cartilagem em diferentes partes do corpo, inclusive nos dedos.

Os dedos contêm ossos, nervos, vasos sanguíneos, ligamentos, bolsas de fluido para facilitar o movimento e membranas sinoviais que ajudam a lubrificar as articulações. Infelizmente, quando a osteoartrite ou a artrite reumatoide se desenvolve, os dedos podem se deformar.

Tratamento

O tratamento para essas condições pode variar com o tempo, pois são doenças degenerativas. Entretanto, atualmente existem alguns tratamentos que podem retardar a progressão da doença. Dependerá também da gravidade da condição, pois há medicamentos que podem aliviar a dor que a pessoa sente nos dedos, mesmo quando os dobra.

Dor ao dobrar os dedos - Causas e tratamento - Artrose e artrite reumatoide

Tenossinovite estilohióide radial

Nessa condição, o tendão ao redor da base do polegar começa a inchar, levando à formação de pequenas lesões. A pessoa pode perceber essa condição porque a dor geralmente começa na base do polegar e se irradia para o antebraço. Com o tempo, a dor pode piorar e a pessoa pode ficar incapaz de segurar objetos ou girar o pulso. Mesmo ao mover o polegar, pode ser ouvido um som de clique.

Tratamento

O tratamento nem sempre é cirúrgico, pois os suportes ou talas para o punho podem ajudar a limitar o movimento entre o punho e o polegar. Além disso, o médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios para reduzir a inflamação, bem como injeções de cortisona.

Em outros casos, quando os sintomas não melhoram apesar de todos os tratamentos, pode-se recorrer à cirurgia. Nessa operação, o compartimento entre os tendões é aberto para evitar a fricção, proporcionando mais espaço. Após duas semanas, a pessoa deve apresentar uma melhora significativa.

Doença de Dupuytren

Ocorre quando há espessamento e formação de faixas de tecido fibroso na palma da mão e nos dedos. Inicialmente, você pode não sentir dor, mas, com o tempo, pode ter dificuldade para flexionar os dedos. Essa condição é mais comum em homens do que em mulheres e pode ser uma consequência do diabetes ou da ingestão excessiva de álcool.

Tratamento

Seu médico pode recomendar injeções na área afetada ou cirurgia. Nem sempre é possível obter a posição correta dos dedos, mas há tratamentos de ultrassom disponíveis para restaurar a elasticidade dos tecidos.

Lupus

É outra doença considerada autoimune, o que significa que os anticorpos atacam os tecidos saudáveis, inclusive as articulações. Além de afetar os dedos, essa condição pode causar inflamação em outros órgãos, como o coração, os rins, os pulmões ou a pele.

Tratamento

O médico pode prescrever corticoides, anti-inflamatórios não esteroides, antimaláricos, produtos biofarmacêuticos ou imunossupressores.

Fenômeno de Raynaud

Um distúrbio vascular no qual os vasos sanguíneos das mãos e dos pés se contraem, interrompendo o fluxo sanguíneo, em resposta ao frio ou ao estresse emocional.

Tratamento

Recomenda-se o uso de camadas de roupas, bem como luvas e meias grossas, para proteção contra o frio. O tratamento se concentra na prevenção de danos aos tecidos e na redução da gravidade e da frequência dos episódios. Medicamentos como bloqueadores de canais de cálcio ou vasodilatadores podem ajudar.

Esclerose sistêmica

Essa condição é outro tipo de distúrbio do tecido conjuntivo, ou seja, também é considerada uma doença reumática autoimune. Ela pode causar dor nos dedos.

Tratamento

O tratamento pode incluir anticorpos monoclonais destinados a impedir que as células causem danos ao sistema nervoso. Geralmente são administrados por via subcutânea e podem ajudar a aliviar os sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor ao dobrar os dedos - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Butler, David S., and G. Lorimer Moseley. Explicando el dolor. Noigroup Publications, 2010.>
  • Carretero Ares, J. L., W. Bowakim Dib, and J. M. Acebes Rey. "Actualización: esclerosis múltiple." Medifam 11.9 (2001): 30-43.
  • Parra, F., et al. "Síndrome del túnel carpiano." Revista de Posgrado 173 (2007): 10-13.
  • Wainstein, G. Eduardo. "Patogénesis de la artrosis." Revista Médica Clínica Las Condes 25.5 (2014): 723-727.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dor ao dobrar os dedos - Causas e tratamento