Partilhar

Dor no ombro ao dormir: causas e como aliviá-la

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 30 agosto 2019
Dor no ombro ao dormir: causas e como aliviá-la

A articulação do ombro une o braço com o resto do corpo, por isso esta região adquire a mobilidade necessária para desempenhar diferentes funções com o membro superior. São muitos os pacientes que vão a uma consulta médica por apresentarem dor no ombro ao dormir. É uma condição frequente e a maioria das pessoas que a sofrem a atribuem a dormir mal e a problemas com o colchão ou com o travesseiro.

Apesar de tudo isto poder influenciar ou agravar os sintomas já existentes, deve-se saber que numa grande maioria dos casos ela ocorre devido a problemas com o manguito rotador. Neste artigo do ONsalus você conhecerá as causas da dor no ombro ao dormir e como aliviá-la.

Também lhe pode interessar: Dor no dedo polegar: causas e como aliviá-la

O que é o manguito rotador?

A articulação é formada por um grupo de músculos e tendões unidos aos ossos, e estes são os responsáveis pelo seu movimento e estabilidade. A lesão dos tendões pode causar rasgos por sobrecarga dos mesmos.

Seu uso adequado evitará o aparecimento de lesões que impeçam seu funcionamento normal na realização de qualquer atividade física diária.

Dor no ombro ao dormir: causas

A dor no ombro ao dormir pode se dever a várias causas, entre elas, encontram-se:

  • Problemas no manguito rotador: esta é a principal causa da dor no ombro ao dormir. Na área do ombro, encontram-se um grupo de músculos e tendões que são encarregados de dar mobilidade ao braço.
  • Tendinite e rasgos: este tipo de lesões surge quando um tendão se desprende do músculo devido a um esforço excessivo ou uma lesão do mesmo.
  • Traumatismos diretos sobre a articulação do ombro que lesionem o manguito rotador. A característica desta lesão é que os incômodos se manifestam durante a noite e costumam ser muito difíceis de suportar.

Existem outros fatores de risco que podem causar dor no ombro ao dormir como, por exemplo:

  • Idade: conforme envelhecemos, aumenta-se o risco de lesionarmos a articulação do ombro produto de uma alteração no manguito rotador.
  • Prática de alguns esportes: alguns atletas fazem exercícios repetitivos nos membros superiores, como os que praticam beisebol ou tênis, o que aumenta o risco de lesão do manguito rotador.
  • Desempenho em trabalhos de construção, carpintaria ou pintura: estes profissionais devem realizar movimentos repetitivos com os braços, subindo por cima da cabeça, o que aumenta o risco de lesionar o manguito rotador.
  • Posturas inadequadas: as más posturas adotadas ao dormir podem agravar a dor no ombro e braço, isto é visto com mais frequência em pessoas que durante o sono apoiam o peso do corpo sobre o braço.
  • Estresse, ansiedade e depressão: estas alterações de humor podem causar dor no ombro ao dormir devido ao acúmulo de tensão que a pessoa pode ter na área do ombro e pescoço. Esta tensão é liberada com maior frequência durante a noite ou em momentos de descanso.
  • O uso de colchões que, com o passar dos anos, perderam seu suporte anatômico devido ao seu desgaste, podem causar incômodos ao dormir, o que pode gerar dor no ombro e nas costas.

Dor no ombro ao dormir: sintomas

Os sintomas que caracterizam a dor no ombro ao dormir são os seguintes:

  • Presença de dor aguda e profunda no ombro.
  • Alteração no ritmo do sono, especialmente, quando se dorme sobre o ombro dolorido.
  • Dificuldade para se pentear, vestir ou tocar as costas.
  • Fraqueza no braço.

Como aliviar a dor no ombro ao dormir - tratamento médico

Quando o paciente se queixa de "dor nos ombros quando durmo", ele deve ir ao traumatologista, que é o especialista neste assunto. Ele se encarregará de solicitar os seguintes exames de acordo com os sintomas que você apresentar:

  • Raio-X simples do ombro.
  • Ressonância magnética do ombro.
  • Ecografia do ombro.

Uma vez feito o diagnóstico, será indicado o tratamento farmacológico para aliviar os sintomas desta alteração, entre estes, encontram-se os anti-inflamatórios não esteroides, a fisioterapia e a reabilitação. Estes últimos de grande ajuda para determinar, em um período de 3 meses, o tratamento definitivo a ser seguido caso a lesão não tenha sido revertida. Outro tratamento utilizado é a infiltração em casos de dor no ombro por lesão leve dos tendões.

Se a dor persistir, além do tratamento indicado, o especialista decidirá se seu caso em particular precisa de uma intervenção cirúrgica para acabar com a dor no ombro ao dormir.

Dor no ombro ao dormir: causas e como aliviá-la - Como aliviar a dor no ombro ao dormir - tratamento médico

Outras recomendações para aliviar a dor no ombro ao dormir

  • Recomenda-se dormir em uma cama articulada ou em uma cadeira com encosto reclinável para achar uma posição semissentada, esta última permite aliviar a dor e conciliar o sono.
  • Aplicação de frio com compressa: esta terapia é ideal nos casos agudos, pode-se aplicar durante 20 minutos a cada 4 ou 6 horas. Nos casos onde a lesão é recente, deve-se aplicar gelo e, caso se trate de uma lesão crônica, o indicado é colocar calor.
  • Você deve utilizar uma almofada especial que se adapte à posição anatômica do seu corpo, desta forma, a dor será aliviada.

Como prevenir a dor no ombro ao dormir

  • A primeira recomendação para prevenir este tipo de lesão é evitar os movimentos repetitivos para não sobrecarregar a articulação do ombro.
  • É importante se preparar fisicamente antes de iniciar uma atividade repetitiva, como o beisebol, softbol, futebol americano ou o tênis. Nestes esportes, a atividade se concentra em arremessos com o braço.
  • O recomendado é alternar os esportes para evitar lesionar a articulação, tendões ou músculos.
  • É indispensável descansar o ombro, sobretudo, nos casos onde utiliza-se excessivamente a articulação.

A presença de dor no ombro ao dormir é um sinal de que algo está errado na articulação, por isso que buscar a causa através de um especialista é de suma importância para curar a lesão. Não deixe de seguir suas recomendações para resolver rapidamente a dor no ombro ao dormir.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no ombro ao dormir: causas e como aliviá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Dor no ombro ao dormir: causas e como aliviá-la

O que lhe pareceu o artigo?

Dor no ombro ao dormir: causas e como aliviá-la
1 de 2
Dor no ombro ao dormir: causas e como aliviá-la

Voltar ao topo da página