Luxações

Como dormir com um ombro deslocado

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 18 março 2025
Como dormir com um ombro deslocado

Qualquer pessoa pode sofrer uma luxação do ombro, embora essa lesão seja mais comum em jovens com menos de 40 anos devido a esportes de contato ou esqui. Quando essa condição ocorre, há uma chance de recorrência devido à lesão dos ligamentos ou tendões que envolvem o ombro.

A posição de dormir pode afetar significativamente essa lesão, causando desconforto e dor. Por esse motivo, há posições específicas para dormir que contribuem para seu alívio.

Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual explicamos como dormir com uma luxação de ombro e o que fazer nessa situação.

Índice
  1. O que é uma luxação do ombro e como ela ocorre?
  2. Como dormir com uma luxação no ombro
  3. Quanto tempo leva para se recuperar de uma luxação do ombro?

O que é uma luxação do ombro e como ela ocorre?

O ombro é uma articulação com formato semelhante ao de uma rótula arredondada; é comparado a uma bola de golfe colocada em um tee. Quando os ossos da articulação do ombro saem do lugar, isso é conhecido como deslocamento do ombro.

A luxação do ombro pode ocorrer após uma lesão grave, como uma queda com o braço acima da cabeça. Também pode ser causada por um trauma sofrido como resultado de um ataque epiléptico.

Em alguns casos, a luxação pode ocorrer sem lesão significativa, por exemplo, ao se esticar ou mesmo durante o sono. As pessoas em que isso acontece geralmente têm ligamentos muito elásticos, uma condição conhecida como frouxidão ligamentar.

Por outro lado, algumas pessoas podem ter problemas com a função dos músculos que envolvem o ombro, o que as torna mais propensas a essa condição.

Como dormir com uma luxação no ombro

Dormir com uma luxação no ombro pode ser difícil devido à dor e ao desconforto, mas há várias medidas que você pode tomar:

  • Imobilizar o ombro: usar uma tipoia é a melhor opção para imobilizar o ombro durante o sono. Dessa forma, você pode evitar movimentos que podem agravar a lesão e causar mais dor.
  • Use um travesseiro de apoio: você deve comprar um travesseiro que proporcione conforto para o pescoço e a cabeça, sem pressionar os ombros. Isso ajuda a aliviar o desconforto que você está sentindo.
  • Evite dormir de bruços: se você tiver um ombro deslocado, é recomendável não dormir de bruços, pois isso pode aumentar a pressão sobre o ombro afetado. Os médicos recomendam dormir de costas para evitar a pressão sobre o ombro lesionado. Para dormir de barriga para cima, use um travesseiro fino sob a cabeça para manter o pescoço neutro e coloque um pequeno travesseiro sob a pelve para minimizar o arqueamento da região lombar.
  • Dormir de costas: para dormir nessa posição, siga estas recomendações e você verá excelentes resultados: adquira um colchão adequado que favoreça sua postura de dormir, tenha um bom travesseiro que dê o apoio ideal ao pescoço, adicione travesseiros extras sob os joelhos e a região lombar. Se houver espaço em seu colchão, afaste um pouco os braços e as pernas.
  • Durma em uma posição reclinada: dormir nessa posição reduz a pressão sobre a articulação do ombro e mantém a parte superior do corpo apoiada.
  • Dormir do lado oposto ao ombro lesionado: essa posição é recomendada para lesões no ombro, e você pode colocar um travesseiro entre os joelhos para manter o alinhamento adequado da coluna. Outra opção é abraçar um travesseiro de corpo para evitar rolar sobre o ombro afetado.

Há outras medidas que podem ajudar a reduzir a dor e acelerar a recuperação:

  • Aplicar terapia de calor: essa técnica pode ser feita de diferentes maneiras, por exemplo, com uma almofada térmica ou uma garrafa de água quente, você pode até tomar um banho quente.
  • Pratique técnicas de relaxamento: uma das técnicas mais simples é a respiração profunda ou o relaxamento muscular progressivo para reduzir o estresse antes de dormir.
  • Não consuma álcool ou cafeína: evite o consumo dessas substâncias, especialmente antes de dormir.
  • Tome analgésicos: se tiver dor ao dormir, você pode tomar analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno.

Se a dor não melhorar com todas as medidas acima, a recomendação é consultar seu médico para obter orientação sobre o que fazer nessa situação.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma luxação do ombro?

O tempo de recuperação de um ombro deslocado depende da gravidade da lesão e do fato de você ter feito ou não uma cirurgia.

Em geral, esse processo pode levar até 12 semanas, mas pode se estender por até 16 semanas. Se a luxação for simples, ela melhorará em algumas semanas; se você for operado, a recuperação pode levar até seis meses.

A recuperação de uma luxação do ombro leva tempo e não deve ser apressada. Retomar as atividades antes do tempo indicado pode resultar em lesão ou nova luxação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dormir com um ombro deslocado, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Chimbo, P. F. T., Sailema, J., & Ramos, J. (2024). Revisión de las opciones terapéuticas aplicadas actualmente para la luxación acromioclavicular aguda y crónica. Latam: revista latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, 5(1), 47.
  • Gabucio López, P. (2008). Tratamiento del hombro doloroso mediante terapia manual. Revista de Fisioterapia, 7(1).
  • Portilla, V. T. L., Segarra, J. L. P., & Arias, M. G. S. (2020). Luxación acromioclavicular: tratamiento conservador. RECIMUNDO, 4(1), 267-276.
  • Telenchana, F., Sailema, J., & Ramos, J. (2024). Revisión de las opciones terapéuticas aplicadas actualmente para la luxación acromioclavicular aguda y crónica: Review of the therapeutic options currently applied for acute and chronic acromioclavicular dislocation. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, 5(1), 619-631.
Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como dormir com um ombro deslocado