Saúde da pele

Umbigo vermelho e coçando: causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 14 novembro 2022
Umbigo vermelho e coçando: causas e tratamento

Qualquer parte do corpo corre o risco de sofrer lesões ou infecções, e o umbigo não é exceção. Quando surge a coceira, inflamação, vermelhidão ou mudança na coloração do umbigo, é provável que estejamos frente a uma infecção ou lesão na região.

Está com o umbigo vermelho e coçando? Nesse artigo do ONsalus, explicaremos tudo sobre sobre isso, suas causas e tratamento para que você saiba identificar os sintomas e tratá-los corretamente em cada caso.

Índice

  1. Eczema
  2. Dermatite de contato
  3. Infecção bacteriana
  4. Infecção por fungos
  5. Caroço no umbigo
  6. Picada de inseto
  7. Piercing infeccionado no umbigo

Eczema

Iniciamos essa lista de causas para um umbigo vermelho e coçando com o eczema, conhecido como dermatite atópica. Trata-se de uma condição que pode causar coceira e vermelhidão na pele e ao redor do umbigo.

Tratamento

A dermatite atópica é uma condição que não tem cura e, caso você apresente os sinais, deve ir ao médico para a controlar. Pode-se recomendar:

  • Lavar a região do umbigo com sabonete suave e depois enxugar e secar bem;
  • Se você tem um umbigo saliente, você deve umedecê-lo duas vezes ao dia, mas ele deve permanecer sempre seco;
  • O uso de creme ou pomada com corticoides é indicado para aliviar a coceira e reduzir a inflamação.

Dermatite de contato

Diante de uma reação alérgica, uma erupção cutânea vermelha e formação de bolhas na pele podem aparecer. Isso acontece quando você entra em contato com uma substância irritante, chamada de alérgeno. Os sintomas mais frequentes de uma dermatite de contato é justamente o umbigo vermelho e coçando.

Tratamento

Se uma dermatite de contato estiver causando coceira além de vermelhidão no umbigo, consulte um médico. O profissional irá recomendar evitar o contato com o alérgeno/irritante causador da reação e indicará o uso de cremes tópicos anticoceira que contenham pouca hidrocortisona. Também pode prescrever algum anti-histamínico oral, como:

  • Cetirizina;
  • Clorfeniramina;
  • Difenidramina.

Infecção bacteriana

Outra das causas para um umbigo vermelho e coçando é a infecção bacteriana. Áreas úmidas, quentes e escuras, como o umbigo, são as preferidas pelas bactérias para se proliferarem. Pele morta, suor e até fiapos promovem o crescimento de bactérias e, portanto, uma possível infecção, que pode ser evidenciada por estes sintomas:

  • Dor;
  • Vermelhidão;
  • Mau cheiro;
  • Secreção marrom ou amarelada.

Tratamento

Tratando-se de uma infecção no umbigo, o médico indicará um tratamento a base de antibióticos como penicilina ou cefalosporina, além de recomendar que se mantenha a região limpa e seca de modo a evitar que a infecção se espalhe para outras partes do corpo.

Neste outro artigo falamos se o umbigo coçando na gravidez é normal.

Umbigo vermelho e coçando: causas e tratamento - Infecção bacteriana

Infecção por fungos

Os fungos estão naturalmente presentes na pele, entretanto, um crescimento excessivo pode provocar uma infecção que pode deixar o umbigo vermelho e coçando, além de irritação na região afetada.

A cândida é um tipo de fungo que cresce frequentemente em áreas úmidas e escuras do corpo e, quando se prolifera excessivamente, dá lugar ao que se conhece como candidíase, que pode cobrir o umbigo com uma erupção cutânea vermelha e com coceira.

Tratamento

O tratamento deve ser indicado por um médico após a avaliação do umbigo. O profissional irá sugerir o uso de um creme antifúngico como nitrato de miconazol ou clotrimazol e também recomendará manter o umbigo sempre limpo e seco.

Caroço no umbigo

Os cistos epidermoides podem aparecer em qualquer parte da pele. Eles ocorrem quando as células epidérmicas ficam presas e, assim, se multiplicam sob a pele. Essa situação pode causar a aparição de nódulos que podem ser sensíveis ao tato, causando ocasionalmente dor, coceira ou fazendo com que a pele do umbigo fique vermelha.

A aparição de um caroço no umbigo não é prejudicial, mas esse tipo de lesão pode causar desconforto e incômodo. E, claro, deixar o umbigo vermelho e coçando.

Tratamento

No caso de um caroço no umbigo acompanhado de coloração vermelha e coceira, procure um médico. Ele será responsável por descartar qualquer condição séria no umbigo. No caso de um caroço, pode indicar a remoção através de um procedimento cirúrgico.

Picada de inseto

Insetos como mosquitos, aranhas, percevejos e pulgas podem causar picadas que formam pequenos inchaços vermelhos na pele que causam coceira. É importante ter em mente que essa situação também pode ocorrer na pele do umbigo.

Tratamento

Quando uma picada de inseto é a causa de coceira e da coloração vermelha do umbigo, o médico recomendará um creme anti-coceira tópico que contenha pelo menos 1% de hidrocortisona ou, caso contrário, indicará um anti-histamínico por via oral como:

  • Bronfeniramina;
  • Fexofenadina;
  • Loratadina.

Piercing infeccionado no umbigo

Colocar um corpo estranho no umbigo pode causar uma infecção como em qualquer outra área do corpo. É por isso que a perfuração para esse tipo de objeto deve seguir as medidas higiênicas de assepsia e antissepsia, a fim de não causar vermelhidão e coceira.

Tratamento

A depender do grau de infecção, com o umbigo vermelho e coçando, o piercing pode ser deixado no local, desde que a área do umbigo seja mantida limpa e seca. O médico especialista poderá indicar antibióticos para uso tópico. Dependendo da condição, o médico irá prescrever antibióticos orais.

Umbigo vermelho e coçando: causas e tratamento - Piercing infeccionado no umbigo

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Umbigo vermelho e coçando: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Kuschel, J. H., Rivas, H. R., Valenzuela, J. H., & Soffia, P. F. (2021). Quiste pilonidal del ombligo: presentación de dos casos. Revista de Cirugía, 73(2).
  • Núñez-Velasco, S., & Jiménez-Cornejo, M. C. (2011). Candidiasis. Hipócrates Revista Médica, 6(24), 12-15.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Umbigo vermelho e coçando: causas e tratamento