Saúde da pele

Espinhas Nos Cotovelos: Causas e Tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 18 novembro 2022
Espinhas Nos Cotovelos: Causas e Tratamento

Você tem espinha no cotovelo? As bolinhas ou grãos podem aparecem em qualquer parte do corpo, incluindo os cotovelos, devido a fatores como calor, acumulação de resíduos que podem obstruir os poros, infecções, reações alérgicas, entre outras causas.

Nesse artigo do ONsalus, explicaremos as causas e tratamentos para as bolinhas que se assemelham a espinhas nos cotovelos. Boa leitura.

Índice

  1. Acne no cotovelo
  2. Queratose pilar no cotovelo
  3. Foliculite no cotovelo
  4. Infecções no cotovelo
  5. Pelos encravados similares a espinhas no cotovelos
  6. Eczema ou dermatite atópica
  7. Psoríase no cotovelo

Acne no cotovelo

A acne é uma condição comum que afeta a pele e se caracteriza pela manifestação de espinhas em qualquer parte do corpo, incluindo os cotovelos, ainda que seja mais comum no rosto, nas costas, nos ombros e na parte superior dos braços. No geral, a acne pode afetar pessoas de qualquer idade, sem distinção de cor ou gênero.

Esse problema pode ser desencadeado por alterações hormonais, o que é muito comum em jovens adultos. A acne faz com que o corpo produza muita gordura ou sebo, levando a obstrução dos folículos pilosos.

Tratamento

Em alguns casos, a espinha no cotovelo pode demandar tratamento por remédios de uso tópico, dentre os quais se pode incluir cremes e loções. Caso se tenha a presença de bactérias, é necessário recorrer a antibióticos ou medicamentos capazes de reduzir a quantidade de gordura produzida pela pele. Tais medicações podem levar de quatro a oito semanas para fazer efeito.

Queratose pilar no cotovelo

A queratose pilar, chamada popularmente de pele de galinha, é uma infecção comum e inofensiva da pele que causa pequenas espinhas ásperas na parte superior dos braços, na área dos cotovelos e também na parte dianteira dos músculos.

Isso acontece porque a pele produz muita queratina (proteína que forma o cabelo), e o excesso de queratina somado a pele morta bloqueia os poros e causam caroços ou espinhas. A queratose pilar pode causar coceira, mas não causa danos maiores.

Tratamento

Na queratose pilar, semelhante à espinhas no cotovelo, o tratamento deve começar pelo cuidado da pele seca, aplicando cremes hidratantes duas ou três vezes ao dia para evitar o ressecamento.

A esfoliação suave é uma maneira de manter os poros livres de pele morta. Deve-se massagear suavemente a pele onde está a lesão com algo áspero como uma bucha vegetal. Além disso, a realização desse tratamento com substâncias químicas como o ácido salicílico ajuda a eliminar as células mortas da pele.

Foliculite no cotovelo

Ela parece com uma espinha no cotovelo, mas é a foliculite uma inflamação ou infecção de um folículo piloso que surge como pequenas bolinhas. Os sintomas que estão presentes são:

  • Dor;
  • Inflamação;
  • Vermelhidão;
  • Coceira.

Geralmente, essa lesão não é tão dolorosa nem tão profunda quanto um furúnculo.

Tratamento

O tratamento da foliculite vai depender do tipo e da gravidade da lesão. Nesse sentido, o médico irá recomendar medidas de cuidado pessoal, bem como medicamentos de uso tópico ou oral, tais como:

  • Antibióticos;
  • Antifúngicos;
  • Anti-inflamatórios.
Espinhas Nos Cotovelos: Causas e Tratamento - Foliculite no cotovelo

Infecções no cotovelo

O enfraquecimento do sistema imunológico pode afetar a derme, tornando-a um meio propício para a proliferação de bactérias. Infecções por agentes como estafilococos podem causar o surgimento de bolinhas vermelhas ou uma erupção protuberante em qualquer parte do corpo, e podem se assemelhar a espinhas nos cotovelos.

Tratamento

O tratamento de uma infecção deve ser imediato e prescrito por um médico para evitar complicações. Se as medidas necessárias forem tomadas, a infecção não chegará a outros órgãos do corpo, tampouco irão surgir complicações que possam comprometer a vida do paciente.

Nesses casos, os antibióticos serão a primeira escolha de tratamento.

Pelos encravados similares a espinhas no cotovelos

Um pelo encravado causa inflamação porque, à medida que cresce, se enrola e, em seguida, penetra na pele. Essa condição é mais comum em áreas como rosto, axilas e virilha, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Os sintomas dessa condição vão desde vermelhidão na área seguida de inflamação até a presença de pus.

Tratamento

O tratamento deverá ser prescrito por um médico, a fim de aliviar a pele, e se fará sobretudo à base de pomadas com esteroides para redução da coceira, além da irritação.

Para controlar a infecção, poderão ser recomendados antibióticos de uso tópico caso a condição seja leve; caso contrário, será necessário tomar o antibiótico por via oral.

Eczema ou dermatite atópica

O eczema ou dermatite atópica, como também é conhecido, se caracteriza pela pele seca, coceira e erupções cutâneas na pele (espinhas). Essas lesões podem aparecer com frequência no rosto, atrás dos joelhos, nas mãos, pés e cotovelos.

Ainda que a causa dessa doença que pode parecer com espinhas nos cotovelos seja desconhecida, é sabido que fatores ambientais e genéticos desempenham um papel importante na sua condição.

Tratamento

Se você sofrer dessa condição, deve saber desde já que ela pode melhorar ou piorar com o tempo. O médico conseguirá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento a ser seguido de acordo com os sintomas apresentados.

Espinhas Nos Cotovelos: Causas e Tratamento - Eczema ou dermatite atópica

Psoríase no cotovelo

A psoríase é uma doença da pele que surge por uma alteração do sistema imunológico, que faz com que a pele fique espessa e descolorida com escamação prateada. Essas lesões podem surgir nos joelhos, cotovelos, costas, rosto, palma das mãos, couro cabeludo e em outras partes do corpo. Também pode causar a presença de bolinhas que se assemelham a espinhas nos cotovelos.

Tratamento

O tratamento se baseia em conter a proliferação da pele e das escamas, e o médico especialista irá recomendar uma combinação de medicamentos para tratar a doença, entre eles:

  • Pomadas a base de corticoides e retinoides;
  • Medicamentos para serem administrados por via oral ou injetáveis, caso as lesões sejam de grau moderado a grave e o tratamento tópico não tenha funcionado. Alguns deles são esteroides, retinoides, medicamentos biológicos e metotrexato.

Agora que você já sabe as diferentes causas dessas bolinhas parecidas com espinhas nos cotovelos, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre como acabar com espinhas na testa.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Espinhas Nos Cotovelos: Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Castanedo, L. Q., & de Lucas Laguna, R. (2021). Psoriasis y otros trastornos papuloescamosos. Pediatria Integral, 25(4), 177-183.
  • Freundlich, A., & Valenzuela, F. (2018). Queratosis pilar: una revisión. Piel: Formación continua en dermatología, 33(8), 503-506.
  • Rodríguez, A. S. (2012). Impétigo, foliculitis y forúnculos. In Dermatología en urgencias: guía práctica (pp. 63-69). Editorial Médica Panamericana.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Espinhas Nos Cotovelos: Causas e Tratamento