Partilhar

Alergia no cotovelo: causas e tratamento

 
Por Leonardo Simon. 12 setembro 2018
Alergia no cotovelo: causas e tratamento

A coceira sempre sempre incomoda, independentemente da parte do corpo em que aparece, Quando você percebe e precisa se coçar é simplesmente uma sensação desagradável, sobretudo se a coceira persiste por um tempo e você não consegue fazê-la passar. Ficar sempre se coçando é um incômodo e, acima de tudo, torna-se muito frustrante quando afeta áreas difíceis de se coçar, como os cotovelos.

Os cotovelos são regiões totalmente ósseas, não têm apenas carne para poder coçar bem, então parece que, quando coçam, é pra valer! Neste artigo do ONsalus, vamos falar sobre a dermatite que provoca coceira, muitas vezes chamada de alergia nos cotovelos, descobrindo suas causas e tratamento para que você possa se sentir melhor.

Também lhe pode interessar: Verrugas no ânus: causas e tratamento

Dermatite: o que é e sintomas comuns

Começaremos este artigo sobre a dermatite e coceira nos cotovelos falando sobre esta doença cutânea que é tão comum em nossa sociedade. Também é conhecida pelo nome de "eczema" e se trata de uma condição crônica na pele que provoca o aparecimento de erupções, irritação, coceira, secura, etc, sendo muitas vezes confundida com alergia no cotovelo.

Se trata de una doença que costuma ser crônica e que não se manifesta de forma constante, mas que aparece em momentos intermitentes na forma de surtos. É por este motivo que você pode evitar que a dermatite apareça nos cotovelos se cuidar especificamente desta área do seu corpo e evitar agentes irritantes ou danosos para a pele.

Sintomas mais comuns da dermatite atópica

Analisaremos agora quais são os sintomas que esta condição gera em nosso corpo para que, assim, você possa conhecê-la melhor e saber como ela pode afetar o seu corpo. Os sintomas mais comuns são os seguintes:

  • Aparecimento de erupções na pele onde pode acabar escorrendo algum líquido e que, via de regra, acabam formando crostas
  • Secura extrema na pele
  • Pele inflamada e avermelhada
  • Forte coceira na área afetada pela dermatite
  • Pele espessa que pode aparecer devido ao excesso de coceira
Alergia no cotovelo: causas e tratamento - Dermatite: o que é e sintomas comuns

Causas da dermatite nos cotovelos

Vamos falar agora das causas da dermatite e coceira nos cotovelos. Você deve saber que esta condição cutânea tem uma origem desconhecida, pois ainda não foi descoberta a causa real pela qual esta reação aparece; no entanto, a comunidade médica estabeleceu que existem fatores específicos que fazem com que os pacientes possam sofrer de dermatite. São as:

  • Causas genéticas: as pessoas que tenham parentes com dermatite atópica são mais propensas desenvolverem esta condição.
  • Causas climatológicas: o aparecimento da dermatite nos cotovelos também pode ser causado por motivos climatológicos já que viver em lugares com temperaturas com frio extremo ou com grande quantidade de contaminantes pode gerar o aparecimento desta reação na pele.
  • Causas devido ao gênero: por via de regra, sabe-se que as mulheres são mais propensas a sofrer este tipo de dermatite que os homens, o porquê disto ainda é desconhecido.
  • Causas no nascimento: também se determinou que as pessoas cujas mães deram à luz em uma idade mais avançada são mais propensas a sofrerem desta condição.

Como tratar a dermatite nos cotovelos

Vamos falar agora sobre o tratamento da dermatite e coceira nos cotovelos. Sabemos que é uma doença muito incômoda e que pode nos gerar o aparecimento de feridas e inchaço em diferentes áreas do corpo, mas todos os sintomas relacionados podem ser tratados através da medicina com uma série de tratamentos ideais para eles.

De todas formas, a partir do ONsalus queremos enfatizar que, se os surtos que você sofre são agudos ou extremos, a melhor coisa a ser fazer é ir ao médico para que ele examine você e receite o melhor medicamento para o seu caso em particular. O dermatologista, médico especialista da pele, é a melhor opção para ajudar.

Cremes ou pomadas com corticoides

Este é o tratamento mais frequente para a coceira nos cotovelo. No caso da dermatite e é administrado de forma tópica, como creme ou pomada. Com esses fármacos, você conseguirá baixar a inflamação e reduzir as coceiras.

Anti-histamínicos via oral

Outra das melhores formas de tratar a dermatite nos cotovelos é tomando anti-histamínicos que lhe ajudarão a reduzir o eczema e aliviar a coceira e o inchaço. Costumam ser prescritos nos casos em que os tratamentos via tópica não tenham funcionado corretamente.

Fototerapia para a dermatite nos cotovelos

E, por último, outro dos melhores tratamentos é recorrer à fototerapia, mas este tratamento só é permitido em pessoas adultas. Este método lança raios UV na pele e consegue reduzir os sintomas relacionados com a dermatite atópica, portanto, pode ser uma boa maneira de melhorar sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alergia no cotovelo: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Alergia no cotovelo: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Alergia no cotovelo: causas e tratamento
1 de 2
Alergia no cotovelo: causas e tratamento

Voltar ao topo da página