Eczema

Diferenças entre pele atópica e pele seca

Por Equipe de redação do ONsalus. 17 novembro 2023
Diferenças entre pele atópica e pele seca

A pele é nossa primeira barreira protetora contra agentes externos, portanto, é importante cuidar dela para manter sua integridade e permitir que cumpra sua função. Algumas condições bastante comuns podem danificá-la e causar desconforto, como a pele atópica ou a pele seca. Embora existam diferenças claras entre as duas, elas têm em comum o fato de poderem ser melhoradas com o uso de produtos hidratantes.

No artigo a seguir, discutiremos as diferenças entre a pele atópica e a pele seca e, acima de tudo, daremos uma olhada mais de perto em como tratá-la.

Também lhe pode interessar: Alergia no cotovelo: causas e tratamento

Índice

  1. O que é pele atópica?
  2. O que é pele seca?
  3. Tratamento de pele atópica e pele seca
  4. Recomendações para cuidados com a pele atópica e seca

O que é pele atópica?

Pele atópica é o nome dado a uma doença de pele caracterizada pelo ressecamento. Ela resulta em sinais clínicos como descamação, inflamação, rachaduras, irritação e coceira. A pele atópica parece ter uma origem genética e, em particular, deve-se ao fato de que a pele não consegue manter sua umidade, o que compromete sua função protetora contra agentes externos e, ao mesmo tempo, favorece o aparecimento dos sinais clínicos mencionados acima. Podem ser identificados fatores desencadeantes, como ressecamento e infecções da pele, estresse, uso de perfumes, exposição a produtos químicos irritantes, frio, etc. É um processo crônico que geralmente passa por fases de piora e começa na infância.

O que é pele seca?

A pele seca pode aparecer de forma ocasional ou sazonal e em qualquer idade, sempre que, devido a diferentes circunstâncias, a pele perder a umidade e, consequentemente, a hidratação. Essas circunstâncias podem ser fatores ambientais, como calor ou frio, dieta inadequada, lavagem excessiva, uso de produtos agressivos, envelhecimento ou desidratação. A pele seca tem aspecto vermelho, áspero, escamoso, apertado e pode apresentar coceira, rachaduras e doer. É possível ter pele seca sem ter pele atópica, mas é verdade que a pele seca pode eventualmente desencadear a atopia. A pele seca também é chamada de xerose ou xeroderma.

Tratamento de pele atópica e pele seca

Dadas as principais diferenças entre a pele atópica e a pele seca, devemos saber que ambos os distúrbios podem se beneficiar da aplicação de bálsamos hidratantes específicos, pois manter a pele bem hidratada é essencial para seu cuidado nessas circunstâncias. Esses tipos de bálsamos, graças a seus componentes, proporcionam os seguintes benefícios para o tratamento dessas condições:

  • Proteção da barreira da pele contra fatores externos que acentuam a perda de umidade, como o frio.
  • Hidratação, lubrificação e umectação.
  • Alívio dos sinais clínicos associados, como irritação, vermelhidão ou sensibilidade.
  • Redução da inflamação.
  • Reparo de lesões e tecidos.
  • Regeneração da pele.
  • Cicatrização.
  • Efeito calmante.
  • Aumento da produção de colágeno, uma proteína essencial para manter a estrutura e a flexibilidade da pele.
  • Em alguns casos, atividade antimicrobiana, que ajuda a prevenir infecções durante o processo de cicatrização.
  • Fornecimento de antioxidantes que combatem os radicais livres envolvidos no envelhecimento da pele.

Recomenda-se aplicar esse tipo de bálsamo de uma a duas vezes por dia, dependendo das necessidades da pele. Em geral, eles são adequados para diferentes partes do corpo, quer sejam aplicados em uma pele saudável, como medida preventiva, ou em uma pele que já tenha sido danificada. Deve-se observar que, em casos de pele atópica, o médico pode prescrever medicamentos. Deve ser sempre o médico quem avalia e prescreve o medicamento mais adequado, se necessário.

Recomendações para cuidados com a pele atópica e seca

Além do uso diário de bálsamos específicos que vimos serem benéficos para hidratar, regenerar e aliviar os sintomas, podemos tomar outras medidas para proteger e cuidar da pele para prevenir e tratar o ressecamento e a atopia. Destacamos:

  • Cuide dos produtos que você usa: sempre leia os ingredientes e verifique se são adequados para sua pele. Evite os ingredientes mais agressivos, pois eles podem causar danos. Escolha sabonetes suaves e use luvas para limpeza, jardinagem, etc.
  • Proteja-se do sol: a radiação solar pode ter um efeito negativo sobre a pele; por isso, é aconselhável usar sempre protetor solar, evitar a exposição excessiva, aplicar produtos de alta proteção conforme as instruções do fabricante, etc. Além do sol, evite o mau tempo cobrindo-se o máximo possível com chapéus, luvas, cachecóis, etc.
  • Lave-se com água morna: a água quente deixa sua pele ainda mais seca. Use água morna e não passe mais de dez minutos no chuveiro. Também é importante secar a pele com uma toalha macia, sem esfregar muito.
  • Alimente-se bem: a pele não é apenas protegida do exterior, mas a dieta é essencial para sua boa saúde. Tenha uma dieta balanceada, rica em ácidos graxos, antioxidantes e vitaminas, e não se esqueça de beber bastante líquido.
  • Reduza o estresse o máximo possível: o estresse intenso e prolongado e a falta de descanso são prejudiciais para a condição da pele. Respeite as horas de sono e controle o estresse com práticas como meditação ou ioga.
  • Elimine hábitos não saudáveis: o tabaco e o álcool são elementos que prejudicam a saúde da pele, portanto, devemos evitar seu consumo ou, pelo menos, reduzi-lo o máximo possível.
  • Vista-se com tecidos naturais: é preferível usar roupas feitas de materiais que permitam que a pele transpire, como o algodão. Além disso, lave-as com detergentes neutros, sem perfumes ou corantes artificiais.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferenças entre pele atópica e pele seca, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Diferenças entre pele atópica e pele seca