PARTILHAR

Como acalmar a pele do rosto irritada

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. Atualizado: 11 janeiro 2021
Como acalmar a pele do rosto irritada

O rosto é nosso cartão de apresentação, qualquer transtorno que aparecer no mesmo é difícil de esconder, por isso que apresentar algum problema nele gera tanta preocupação. A pele facial pode ser afetada por diferentes causas, entre elas: muita histamina circulando pelo corpo; e infecções ou doenças mais complexas, como a diabetes ou o lúpus.

Te convidamos a ler o artigo a seguir do ONsalus, no qual você encontrará mais informações sobre como acalmar a pele do rosto irritada.

Também lhe pode interessar: Alergia na pele do rosto, o que fazer?

Causas da irritação no rosto

A pele do rosto pode ser irritada por diferentes condições, entre as quais podemos citar:

Rosácea

Neste caso, a irritação no rosto ocorre de forma permanente, exacerbada pelo consumo de álcool, comidas picantes, emoções, exercício, entre outros. A pele fica avermelhada, os vasos sanguíneos se tornam mais evidentes, podem aparecer lesões similares à acne. Frequentemente afeta mulheres de pele clara e que fumam.

No seguinte artigo, você pode se informar sobre as causas, os sintomas e o tratamento da rosácea.

Estresse

Seu rosto pode te denunciar: ansiedade, nervosismo, estresse podem fazer com que sua pele fique avermelha e pareça irritada, sobretudo, se você tem uma predisposição à rosácea.

Pele seca

Também conhecida como xerose. As peles mais secas podem ser afetadas pelo clima seco, o frio e o calor excessivo. Elas podem ficar irritadas e até serem danificadas caso essa exposição seja contínua.

Dermatite atópica

Pode ser que seu corpo esteja reagindo exageradamente a alguma substância que tenha ingerido ou que esteja presente no ambiente. Neste caso, a pele fica avermelhada, aparecem manchas e espinhas e, sobretudo, há muita coceira.

Alergia a cosméticos

Talvez a substância que esteja te irritando seja uma maquiagem ou um creme. Antes de usar produtos faciais novos, é conveniente aplicá-los na mão para ver se causam algum tipo de reação alérgica na sua pele.

Exposição solar

Se você ficou muito tempo exposto ao sol, pode ser que note alguma vermelhidão e irritação em sua pele, sobretudo, se fez isso nas horas mais fortes do sol, não usou protetor solar ou tem pele clara.

Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória que afeta diferentes áreas da pele. A mesma apresenta manchas avermelhadas e descamação. Esta irritação costuma aparecer em surtos relacionados com o estresse, má alimentação, falta de exercícios e descanso. Pode aparecer no rosto, assim como em outras áreas.

Dermatite seborreica

Costuma-se haver uma tendência a este tipo de irritação, na qual há vermelhidão e descamação no rosto, também podendo afetar o couro cabeludo. Foi relacionada com a presença de um fungo na pele.

Rubeose facial diabética

Neste caso, a pele do rosto fica avermelhada permanentemente, e deve ser distinguida da rosácea. Pode aparecer na fase anterior ao diagnóstico da diabetes, por isso é um bom sinal de alerta de que você precisa mudar seus hábitos, pois pode evitar esta doença tendo uma boa alimentação e fazendo exercícios físicos. Além disso, se você já sofre de diabetes, pode melhorar tanto a doença quanto a irritação facial adotando um novo estilo de vida.

Celulite pré-septal

Uma infecção no tecido flácido próximo aos olhos pode fazer com que você note a pele vermelha, quente e com dor, costuma vir acompanhada de febre.

Déficit de DAO

Ocorre quando a enzima diamina oxidase (DAO) não funciona bem, portanto, a conversão de histamina ingerida com os alimentos não é realizada, havendo mais histamina no corpo. Alimentos como conservas, vinho tinto ou chocolate (ricos neste tipo de substância) não são metabolizados corretamente, surgindo diversos sintomas como: vermelhidão facial, enxaquecas e até asma.

Doença viral

Especialmente em crianças, a infecção por vírus pode causar avermelhamento facial, geralmente acompanhado de outros sintomas como: febre e resfriado. É comum observá-la na "Quinta doença" causada pelo Parvovírus B19.

Impetigo

O impetigo é uma infecção bacteriana, mais comum em crianças. Há vermelhidão na área ao redor da boca, nariz e queixo, as lesões são como pequenas bolhas que, ao se romperem, geram uma crosta amarelada.

Herpes

Um surto de herpes pode ocorrer no rosto. Costuma começar com dor na área e, depois, aparecem lesões do tipo bolhas que se tornam crostas ao romperem.

Sarampo

As lesões avermelhadas costumam começar pelo rosto, mas se distribuem pelo resto do corpo com o passar de alguns dias. Se forem notados novos surtos, você deve prestar atenção a esta possibilidade. Costuma começar com mal-estar geral, febre, tosse seca, dor de garganta e conjuntivite.

Lúpus

O lúpus pode se manifestar através de vários sintomas, entre eles, pode aparecer um avermelhamento nas bochechas, tipicamente descrito como "asas de borboleta", mas seu aparecimento pode variar.

Picadas

Pode ser que algum inseto tenha te picado, neste caso, haverá irritação no rosto e coceira na área afetada.

Tratamento da irritação no rosto

De acordo com o motivo causador da irritação no rosto, um(a) profissional te indicará o tratamento:

  • Manter a área limpa com sabonetes neutros.
  • Evitar passar produtos cosméticos.
  • Hidratar a pele adequadamente, pois pode te ajudar a diminuir o ressecamento, assim como aliviar a psoríase, rosácea e alergia. Tente fazer isso com produtos neutros: azeite de oliva, óleo de coco ou amêndoas podem ajudar.
  • Se houver uma infecção viral, você deve esperar que a mesma melhore por conta própria. Se a causa for uma infecção bacteriana, pode recorrer ao uso de antibióticos tópicos ou via oral, de acordo com o caso.
  • Se você tem bastante coceira, podem te indicar um anti-histamínico, o qual também será útil se há muita histamina no corpo (embora para este caso o mais importante é evitar os alimentos que a contenham).
  • A rosácea requer uma combinação de cuidados faciais (limpeza, exposição solar do rosto com cuidado) e medicamentos. Entre os remédios que costumam ser usados, temos: cremes que reduzem o tamanho dos vasos sanguíneos, antibióticos, antiparasitários e antiacneicos.
  • Como dissemos, a melhor maneira de melhorar a irritação presente na diabetes é mudar seus hábitos: melhorar a alimentação, fazer exercícios e descansar adequadamente.
  • A psoríase também pode ser tratada topicamente ou com medicação sistêmica, dependendo do tipo e gravidade da mesma.

Remédios caseiros para a irritação no rosto

Você pode recorrer a alguns remédios naturais para melhorar e acalmar o rosto irritado:

  • Aplique compressas frias: estas ajudarão a diminuir a inflamação.
  • Aplique uma infusão de camomila: uma vez que é anti-inflamatória. Você também pode bebê-la, pois ajuda na limpeza da pele.
  • Use calêndula: as flores desta planta têm propriedades curativas para a pele, já que diminuem a inflamação e ajudam na cicatrização.
  • Coma mais frutas e verduras cruas: com as vitaminas e os minerais adequados você deixa seu corpo novamente equilibrado, o que é manifestado claramente na pele.
  • Beba água: a ingestão de bastante água diariamente é extremamente importante para melhorar qualquer transtorno cutâneo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acalmar a pele do rosto irritada, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Bustan RS, Wasim D, Yderstræde KB, Bygum A. Specific skin signs as a cutaneous marker of diabetes mellitus and the prediabetic state - a systematic review. Dan Med J. 2017;64(1):A5316.
  • Mason AR, Mason J, Cork M, Dooley G, Hancock H. Topical treatments for chronic plaque psoriasis. Cochrane Database Syst Rev. 2013;(3):CD005028. Published 2013 Mar 28. doi:10.1002/14651858.CD005028.pub3
  • Kastarinen H, Oksanen T, Okokon EO, et al. Topical anti-inflammatory agents for seborrhoeic dermatitis of the face or scalp. Cochrane Database Syst Rev. 2014;2014(5):CD009446. Published 2014 May 19. doi:10.1002/14651858.CD009446.pub2

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como acalmar a pele do rosto irritada
Como acalmar a pele do rosto irritada

Voltar ao topo da página ↑