PARTILHAR

Como tirar oleosidade do rosto com tratamentos caseiros

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. Atualizado: 11 janeiro 2021
Como tirar oleosidade do rosto com tratamentos caseiros

A pele oleosa é um problema que muitas pessoas sofrem diariamente e continuarão sofrendo se não forem mudados alguns hábitos. As glândulas produtoras de sebo que estão presentes principalmente no rosto e nas costas aumentam as secreções em algumas pessoas, seja por causas genéticas, mudanças hormonais, maus hábitos alimentares ou uso de cosméticos inapropriados. Todos eles podem piorar a situação.

Se você quer saber quais são as causas do rosto oleoso e como tirar oleosidade do rosto com tratamentos caseiros quete ajudarão a melhorar sua aparência, continue lendo este artigo do ONsalus.

Por quê o rosto fica oleoso: causas

Pesquisas têm tentado encontrar as possíveis causas da pele oleosa, podendo ser citados diferentes fatores que podem influenciá-la:

  • Basicamente, se trata de uma predisposição pessoal, na qual as glândulas produtoras de sebo estão muito ativas e secretam grandes quantidades de sebo, fazendo com que a pele pareça oleosa.
  • Há uma maior produção de óleo durante as mudanças hormonais: a gravidez e a adolescência são dois momentos nos quais você notará mais sebo na pele do seu rosto, e isto ocorre pelo fato de haver muitos hormônios circulantes. Seu corpo vai querer se limpar dos tóxicos que conseguir, e a pele é o caminho pelo qual ele pode fazer isso por meio de uma maior produção de sebo.
  • Embora cientificamente não se tenha conseguido associar o que a alimentação tem a ver, está claro que pessoas que têm hábitos de vida mais saudáveis têm a pele em melhores condições que aqueles que se alimentam com dietas ricas em gorduras, alimentos processados, laticínios, farinhas e açúcares. Isto ocorre porque a pele é um dos órgãos purificadores do corpo e, como tal, tem a propriedade de secretar todos aqueles tóxicos que ingerimos, muitas vezes sem saber que fazemos isso. Portanto, alimentos mais saudáveis, peles mais saudáveis.
  • Pode ser que você esteja usando cosméticos que tampam as glândulas sebáceas ou que façam com que estas produzam mais sebo do que o normal e isso afete o grau de oleosidade da pele.

Existem algumas doenças que causam a pele oleosa, entre elas:

  • Acne no rosto: trata-se da inflamação e obstrução das glândulas sebáceas. Existem diferentes tipos de lesões, como espinhas, cravos ou pústulas (nas quais há predominância de inflamação). A acne pode afetar diferentes partes do corpo, sendo predominante no rosto e nas costas. Costuma ser pior em momentos de mudanças hormonais, como na adolescência ou na gravidez.
  • Dermatite seborreica: aparecem áreas da pele avermelhadas e com escamas, sobretudo, no rosto (sobrancelhas, orelhas, laterais do nariz) e o peito, também se manifesta através de caspas no cabelo. Pode aparecer em bebês ou em adultos perto dos 40 anos. O requisito, sem dúvidas, é ter a pele oleosa, mas sua causa é desconhecida, sendo associada à presença de um fungo na pele: o Malassezia spp. Está associada a muitas outras doenças como: imunodeficiências, doenças neurológicas (Parkinson, acidente vascular cerebral, etc.), tratamento com algumas drogas (como lítio, imunossupressores, entre outros).
  • Pitiríase versicolor: é uma infeção fúngica na pele que costuma ocorrer em pessoas com pele oleosa expostas a ambientes úmidos, com mudanças hormonais ou com imunidade baixa. São geradas manchas mais claras que a pele, que as vezes coçam e podem se tornar visíveis ao tomar sol, já que continuam ficando mais claras que a pele bronzeada.
Como tirar oleosidade do rosto com tratamentos caseiros - Por quê o rosto fica oleoso: causas

Como cuidar da pele oleosa

É muito importante que, como primeira medida, você consulte um(a) dermatologista, que será o responsável por determinar se o aspecto do seu rosto se deve ao seu tipo de pele ou está sofrendo de alguma doença que faz com que sua pele fique mais oleosa.

É importante que você se mantenha hidratado, alimente-se de forma saudável e limpe sua pele frequentemente, mas sem usar muitos cosméticos, já que como em muitos casos: menos é mais. Você pode pôr em prática limpezas, esfoliações e banhos de vapor. A seguir, você verá como cuidar da pele oleosa com tratamentos caseiros.

Entre os conselhos de como cuidar da pele oleosa, estão:

Tomar água

A água não limpa nosso corpo apenas por fora, mas também ajuda a limpá-lo por dentro. A pele é um dos órgãos limpadores do corpo, sendo que tomar água ajuda a tornar sua tarefa mais eficiente. Deixe de lado bebidas gaseificadas, com açúcar, adoçantes, saborizantes artificiais e álcool, já que somente contribuirão para manter sua pele oleosa por causa da eliminação de toxinas.

Melhorar sua alimentação

As dietas ricas em gorduras, carnes, laticínios, processados, farinhas refinadas, açúcar, etc., apenas contribuem em piorar a sua pele. Por outro lado, se você aumentar a quantidade de frutas e verduras cruas, frutos secos, sementes, brotos, fermentos e mel, ajudará seu fígado, rins e pele a fazerem suas tarefas de limpeza, diminuirá a quantidade de tóxicos e adicionará antioxidantes, os quais deixarão sua pele radiante. Além disso, isto tudo é um processo de longo prazo, pois são anos acumulando toxinas no seu corpo. No início não notará melhorias, inclusive a pele pode aparentar estar mais oleosa, mas em pouco tempo você conseguirá manter sua pele em excelente estado e de forma duradoura.

Alguns alimentos que ajudam a diminuir a oleosidade do rosto são especialmente ricos em enxofre, o qual ajuda na limpeza da pele: cenoura, pera, maçã, uva, laranja, coco, abacaxi, limão, toranja, tangerina, ameixa, cereja, melancia, mamão, manga, amora, melão, nozes, amêndoas, pinhões, azeitonas, tâmaras. Você deve consumi-los crus e longe de outras refeições para obter um melhor resultado.

Evitar a constipação

A constipação anda de mãos dadas com o mau estado da pele. Se você sofre de constipação, favorece uma aparência ruim da sua pele, já que os tóxicos que você não elimina pelo sistema digestivo precisam sair por outro lugar, neste caso, sua pele acaba se tornando a via de escape. É por isso que a alimentação, exercícios físicos e tomar bastante água são fundamentais lidar com a pele oleosa. Os laxantes geralmente acabando perdendo a eficácia, pois o corpo se acostuma com eles, o que acaba agravando o problema.

Um dia de jejum na semana

Não significa que não deva comer nada, você pode fazer um dia somente comendo frutas. É uma prática excelente que ajuda o corpo a recuperar suas necessidades e solucionar outros problemas que não são a digestão. Pode ser que nas primeiras vezes seja um pouco difícil, mas você logo sentirá isso como uma necessidade, pois te fará se sentir muito bem.

Outra forma de fazer jejum é aumentar o tempo entre a janta e o café da manhã da seguinte forma: jantando bem cedo (ou apenas comendo algo leve) e tomando café da manhã mais tarde (quase na hora do almoço). Durante estas horas, você pode tomar chás que te ajudem a limpar a pele e o corpo.

Exercícios diários

Pelo menos 30 minutos por dia de atividade física te ajudarão a eliminar as impurezas da pele. Comece de forma suave e no seu ritmo para depois aumentar a intensidade.

Limpe seu rosto

Duas vezes ao dia, de manhã e a noite, limpe seu rosto com sabonete neutro, sem aromas nem corantes, ou algum que seja específico para cuidar da pele oleosa. Seque sua pele com papel em vez de uma toalha.

Esfolie seu rosto

Uma vez na semana esfolie seu rosto, seja com café moído, ou com uma mistura de açúcar e azeite de oliva. Lembre-se de fazer isso suavemente, durante 3 a 5 minutos. Se notar que está doendo ou irritando sua pele, pare. Em seguida, você pode aplicar uma infusão de ervas como camomila ou calêndula.

Como tirar oleosidade do rosto com tratamentos caseiros - Como cuidar da pele oleosa

Tratamentos caseiros para oleosidade no rosto

Se quer evitar medicamentos ou cremes cosméticos cheios de substâncias químicas, preste atenção aos seguintes conselhos, onde você encontrará métodos caseiros para cuidar da sua pele oleosa:

Banhos de vapor

Se você quer manter a pele fresca e sem sebo é necessário aplicar vapor sobre ela. Você pode expor seu rosto de 5 a 10 minutos ao vapor de água fervente (não deve ser são quente a ponto de te queimar), em seguida, deve lavá-lo com água fria. Desta forma você melhorará sua circulação , eliminará impurezas e ajudará a fechar os poros. Pode fazer isso diariamente ou 3 vezes por semana. Também pode adicionar camomila à água.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é excelente para limpar a pele. Você pode usá-lo como uma máscara, dissolvendo 2 colheres de sopa do mesmo em 2 colheres de água morna e passar sobre o seu rosto. Pode incomodar um pouco em áreas irritadas ou com espinhas. Deixe agir por 15 minutos, se incomodar muito, remova antes. Depois, lave e aplique algum óleo natural, como, amêndoas ou azeite de oliva, para hidratar a pele suavemente. Você pode fazer isso semanalmente.

Chás que te ajudam a limpar a pele

Existem algumas ervas que são específicas para ajudar a pele em seu processo de limpeza, sendo importante consumi-las longe de outras refeições (uma hora antes ou duas horas depois), usar ervas naturais e tomá-las constantemente. Você pode usar uma mesma erva por 10 dias e depois trocar para outras. Entre estas plantas medicinais, temos as seguintes opções para combater a oleosidade da pele:

  • Camomila: coloque uma colher de sopa da erva em uma xícara de água fervente, deixe descansar tampada e, em seguida, tome este chá. Você também pode usar um pouco dele para limpar seu rosto com a ajuda de um pedaço de algodão, podendo fazer isso diariamente.
  • Calêndula: basta colocar uma flor em uma xícara de água fervente, deixar em repouso (com a xícara tampada) até que esteja em uma temperatura agradável. Em seguida, pode tomá-lo ou limpar seu rosto com ele.
  • Sálvia: é excelente para limpar a pele e o cabelo. Você deve preparar um chá e usá-lo frequentemente.

No seguinte artigo você pode ver mais tratamentos caseiros para espinhas e pele oleosa.

Como tirar oleosidade do rosto com tratamentos caseiros - Tratamentos caseiros para oleosidade no rosto

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar oleosidade do rosto com tratamentos caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Tucker D, Masood S. Seborrheic Dermatitis. [Updated 2019 Dec 28]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551707/
  • Gary G. Optimizing treatment approaches in seborrheic dermatitis. J Clin Aesthet Dermatol. 2013;6(2):44–49.
  • Kim S, Park JW, Yeon Y, Han JY, Kim E. Influence of exposure to summer environments on skin properties. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2019;33(11):2192–2196. doi:10.1111/jdv.15745
  • Kosel C., Guía de Medicina Natural, Barcelona, 1991.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar oleosidade do rosto com tratamentos caseiros
1 de 4
Como tirar oleosidade do rosto com tratamentos caseiros

Voltar ao topo da página ↑