Saúde da pele

Remédios caseiros para acabar com a caspa

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 3 abril 2022
Remédios caseiros para acabar com a caspa

A saúde do couro cabeludo é um aspecto que pode ser negligenciado em favor dos cuidados com o cabelo. Os shampoos, máscaras e outros produtos podem possuir componentes agressivos que acabam danificando nossa pele. Como consequência, o couro cabeludo fica irritado e mais seco do que o normal, provocando o aparecimento da caspa. Por trás da caspa pode haver outros problemas, tais como uma má alimentação, excesso de estresse ou presença de algum fungo.

Quer saber o que é bom para caspa? Neste artigo do ONsalus, te explicamos alguns remédios caseiros para acabar com a caspa. Além de serem uma opção barata, a maioria são produtos naturais e que dão excelentes resultados. Vamos mostrar ainda como utilizá-los corretamente. Boa leitura.

Índice

  1. Causas da caspa
  2. Óleos para eliminar a caspa
  3. Vinagre branco ou limão
  4. Bicarbonato de sódio
  5. Aloe vera ou tomilho e sálvia
  6. Devo consultar um médico?

Causas da caspa

A caspa é um transtorno da pele do couro cabeludo causado por diferentes fatores, e pode vir acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão, irritação, coceira e a presença de escamas de pele seca no cabelo. Isto ocorre porque as células da pele, como é normal, morrem e são substituídas por outras novas. Este processo acontece em um período aproximado de um mês no couro cabeludo, de modo que a presença de escamas de pele é quase imperceptível. Contudo, quando a pessoa tem uma má alimentação, sofre de estresse, ou tem algum fungo na pele, pode ficar irritada, acelerando o processo normal de renovação celular, por isso possui uma maior concentração de escamas da pele, sendo estas muito mais visíveis.

Óleos para eliminar a caspa

Óleo essencial de árvore do chá

Iniciamos nossa lista de remédios caseiros para acabar com a caspa falando do óleo essencial de árvore do chá, que possui propriedades antissépticas naturais que o transformam em um remédio caseiro excelente para acabar com a caspa. Trata-se de um óleo antimicrobiano, cicatrizante e que possui efeitos benéficos quando utilizado dermatologicamente.

Devemos adicionar algumas gotas deste óleo em um shampoo não agressivo e utilizá-lo para lavarmos o cabelo. Outro jeito de utilizá-lo como remédio caseiro para eliminar a caspa é misturá-lo com uma colher de chá com um pouco de água morna, para posteriormente aplicá-lo na cabeça fazendo uma massagem.

Azeite de oliva

É um dos melhores remédios para acabar com a caspa causada pelo ressecamento do couro cabeludo. O azeite de oliva permite hidratar a pele e evitar o aparecimento das escamas de pele. Devemos esquentar um pouco de azeite de oliva, até que esteja morno, e aplicá-lo no cabelo fazendo uma massagem. Uma vez que tenhamos espalhado o azeite por todo o couro cabeludo, deixamos em repouso por cerca de 30 minutos. Depois, lave e escove o cabelo.

Remédios caseiros para acabar com a caspa - Óleos para eliminar a caspa

Vinagre branco ou limão

Vinagre branco

O vinagre branco é um excelente remédio caseiro para acabar com a caspa que funciona graças ao seu teor de ácido acético, o qual evita a proliferação de fungos e bactérias responsáveis pelo seu aparecimento. Para aproveitarmos seus efeitos, misturamos uma colher de chá de vinagre branco em um copo de água e o aplicamos no cabelo uma vez que este tenha sido previamente lavado com shampoo. Deixamos agir durante alguns minutos e o enxaguamos com água corrente.

Limão

Assim como o vinagre, o limão possui substâncias ácidas que evitam a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, uma boa forma de utilizá-lo como remédio caseiro para eliminar a caspa é espremendo alguns limões e aplicar o suco sobre o couro cabeludo fazendo uma massagem. Deixamos agir por alguns minutos e lavamos o cabelo com um xampu suave. Podemos utilizar este remédio por várias sessões até que a caspa desapareça.

Descubra os benefícios do vinagre de maçã para a saúde.

Remédios caseiros para acabar com a caspa - Vinagre branco ou limão

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é outro dos remédios caseiros que podem ser utilizados em diversas ocasiões. Trata-se de um produto que possui propriedades desinfetantes e pode acabar com os fungos que estão no couro cabeludo. Para acabar com a caspa, umedecemos o cabelo e adicionamos um pouco de bicarbonato de sódio enquanto massageamos a cabeça, a fim de que alcance o couro cabeludo.

Deixamos agir por volta de 15 minutos e enxaguamos com água, sem utilizar shampoo. Desta forma, conseguiremos fazer com que o couro cabeludo produza novos óleos naturais, evitando o ressecamento e o aparecimento de escamas.

Aloe vera ou tomilho e sálvia

Aloe vera

É outro dos produtos utilizados como remédio caseiro por excelência para problemas na pele. O aloe vera é um potente hidratante, além de possuir propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a controlar a caspa. Devemos aplicar o gel de aloe vera sobre o cabelo e massagear durante alguns minutos. Depois, enxaguamos e lavamos o cabelo com um shampoo suave.

Tomilho e sálvia

Ambos possuem propriedades antissépticas e antifúngicas, e por isso são ótimas opções de remédios caseiros para acabar com a caspa. Para isso, misturamos algumas colheres de chá de cada ingrediente com água. Fervemos por volta de 10 minutos e deixamos o conteúdo em repouso até esfriar. Uma vez que esteja em temperatura ambiente, o aplicamos sobre o couro cabeludo durante 5 minutos.

Remédios caseiros para acabar com a caspa - Aloe vera ou tomilho e sálvia

Devo consultar um médico?

Embora a caspa não seja algo grave e se trate mais de um problema estético para quem a sofre, a causa que se esconde por trás pode ser um pouco mais grave. Além disso, algumas pessoas podem apresentar sintomas incômodos junto da caspa, como irritação, coceira ou dor. Por isso, se você utilizar esses remédios caseiros para acabar com a caspa e ela não desaparecer ou se surgirem outros sintomas, é recomendado consultar um especialista.

Agora que você já sabe o que é bom para a caspa, não perca este outro artigo do ONsalus em que falamos sobre o que podem ser as manchas vermelhas no couro cabeludo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para acabar com a caspa, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Remédios caseiros para acabar com a caspa