Partilhar

Manchas vermelhas no couro cabeludo: o que pode ser

 
Por Leonardo Simon. 8 maio 2020
Manchas vermelhas no couro cabeludo: o que pode ser

As condições em qualquer parte da pele são muito comuns, ainda mais para pessoas que possuem certas características particulares que as tornam mais suscetíveis. Umas das regiões mais afetadas é o couro cabeludo, que se trata de uma área que requer hábitos de higiene particularmente bons, pois o cabelo facilita o acúmulo de sujeira, pele morta e outros irritantes.

Os sintomas mais comuns das condições da pele do couro cabeludo incluem o inchaço, a descamação e a vermelhidão da pele. Se alguma vez já se perguntou o que podem ser manchas vermelhas no couro cabeludo, este artigo do ONsalus pode te dar uma ideia do que pode estar causando esta irregularidade, além de alguns tratamentos que você pode aplicar para favorecer o desaparecimento das manchas vermelhas e os demais sintomas que as acompanham.

Manchas vermelhas na cabeça: dermatite

O termo dermatite é usado para indicar uma inflamação da pele, que caracteriza-se pela inflamação e avermelhamento da área afetada, assim como o possível aparecimento de feridas. O couro cabeludo também está propenso a sofrer de dermatite, onde pode se apresentar com as características descritas, além de descamações. Pode ser causada por reações alérgicas ou por irritação a algum dos componentes em sabonetes, xampu e outros produtos de uso comum.

Vermelhidão por caspa

Em condições normais, a pele substitui suas células mais superficiais por novas células constantemente. Quando a quantidade de células que são produzidas no couro cabeludo se encontra forma do comum, a pele cai em forma de grandes escamas, o que conhecemos como caspa. Trata-se da forma mais comum da dermatite, e costuma ser causada pelos hormônios e glândulas sebáceas do couro cabeludo, causando sintomas como:

  • Coceira
  • Formação de escamas
  • Queda de camadas escamosas de pele
  • Vermelhidão na área afetada
Manchas vermelhas no couro cabeludo: o que pode ser - Vermelhidão por caspa

Manchas vermelhas no couro cabeludo: psoríase

A psoríase se trata de outra situação na qual a pele tem uma produção acelerada de células, mas que neste caso é causada pelo sistema imunológico da pessoa e ocorre por conta de um fator hereditário. Causa lesões vermelhas na pele do couro cabeludo devido à irritação ou perda de grandes camadas de pele, além da inflamação. Também tem a particularidade de normalmente se estender além do limite do couro cabeludo, afetando outras partes da pele, como por exemplo, o pescoço.

Mancha vermelha na cabeça: foliculite

Cada um dos cabelos do nosso corpo é produzido por uma estrutura da pele chamada folículo piloso, o qual é uma espécie de canal até o interior da pele onde o cabelo fica instalado uma vez formado. Assim como qualquer outra estrutura do nosso corpo, os folículos pilosos são suscetíveis à infecção e, em geral, se deve ao entupimento do canal por sujeiras ou óleos da pele, causando uma lesão parecida com uma espinha, a qual é conhecida como foliculite e que tem como um de seus principais sintomas a coceira, inflamação e avermelhamento da área afetada.

Manchas vermelhas no couro cabeludo: o que pode ser - Mancha vermelha na cabeça: foliculite

Mancha vermelha no couro cabeludo: tinha

A tinha é uma infecção superficial da pele que é causada por um fungo e pode afetar qualquer parte do corpo, inclusive o couro cabeludo. Esta infecção caracteriza-se pela formação de lesões vermelhas em forma de anel e vem acompanhada de coceira. Em casos graves pode produzir outros sintomas como:

  • Perda de cabelo
  • Dor
  • Inflamação de gânglios
  • Febre

Manchas vermelhas no couro cabeludo por piolhos

Trata-se de um dos problemas capilares mais conhecidos e frequentes, especialmente em crianças. Os piolhos são insetos que passam de uma pessoa para outra com muita facilidade, e que se alimentam da pele, secreções das glândulas sebáceas e sangue do nosso couro cabeludo, onde também põem ovos para continuar seu ciclo de vida. Entre os sintomas que os piolhos produzem esta a formação de lesões avermelhadas na pele devido à irritação que causam, além da evidente coceira.

Manchas vermelhas no couro cabeludo: o que pode ser - Manchas vermelhas no couro cabeludo por piolhos

Tratamento para as manchas vermelhas no couro cabeludo

Muitas das diferentes condições que causam manchas vermelhas no couro cabeludo são acompanhas de outros sintomas parecidos e, em geral, o tratamento básico para todas as condições vai gerar um alívio dos sintomas. Contudo, em alguns casos são necessários tratamentos específicos para controlar ou resolver uma doença. Para todos os casos é necessário manter uma boa higiene da cabeça, tendo a certeza de manter uma pele bem hidratada o tempo todo. A seguir te explicamos qual tratamento você deve seguir para cada uma das infecções que te explicamos neste artigo:

  • A dermatite, em geral, é causada pelo contato com certos produtos que geram uma reação exagerada, por isso é essencial evitar o contato com produtos danosos. Em casos mais graves pode-se controlar a inflamação com anti-histamínicos ou corticoides.
  • A psoríase, por se tratar de uma condição autoimune, costuma ser controlada com medicamentos como os mencionados para a dermatite. Contudo, as medidas de higiene, umidificação, sol moderado e se banhar na água do mar podem ser suficientes para melhorar a condição.
  • A caspa é facilmente controlável usando-se frequentemente xampus anticaspa e mantendo a pele do couro cabeludo hidratada. Outras opções para o tratamento da caspa podem incluir lavar o couro cabeludo com bicarbonato de sódio, vinagre branco ou aloe vera.
  • A foliculite e a tínea (ou tinha), por se tratarem de infecções, devem ser combatidas com antissépticos e antimicrobianos. Das duas, a mais difícil de resolver é a tínea, devido à resistência dos fungos aos tratamentos.
  • O tratamento contra os piolhos se baseia no uso de xampus com componentes que combatem os piolhos e lêndeas, assim como pentear o cabelo com uma escova de metal e dentes finos previamente borrifada com azeite de oliva. É importante evitar a disseminação dos piolhos, para isso deve-se lavar as roupas, lençóis e fronhas com água quente e sabão, diminuir o contato com o afetado e este deve utilizar alguma vestimenta na cabeça.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas vermelhas no couro cabeludo: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Manchas vermelhas no couro cabeludo: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Manchas vermelhas no couro cabeludo: o que pode ser
1 de 4
Manchas vermelhas no couro cabeludo: o que pode ser

Voltar ao topo da página