Foliculite

Remédios caseiros para a foliculite

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 1 outubro 2020
Remédios caseiros para a foliculite

A foliculite é uma infecção que ocorre nas áreas onde o pelo cresce, conhecidas como folículo piloso. Esta alteração está relacionada com um infecção bacteriana, por fungos ou, inclusive, pela obstrução do mesmo folículo por processos como o barbear. A foliculite pode aparecer em qualquer área da pele, contudo é muito comum vê-la no pescoço, costas, axilas, cabeça, rosto, virilha e pernas. Esta condição pode ir de leve a grave, no entanto, sempre vai diminuir ao fazer um tratamento. Por outro lado, existem alternativas naturais que poderão te ajudar a acabar com esta desagradável condição. No ONsalus te mostramos alguns remédios caseiros para a foliculite.

Índice

  1. Sintomas da foliculite
  2. Alho como remédio caseiro para a foliculite
  3. Óleo essencial de tomilho
  4. Tratamento caseiro para foliculite com aveia
  5. Compressas para tratar a foliculite
  6. Como evitar foliculite

Sintomas da foliculite

Para saber se você está com uma foliculite e não confundi-la com uma acne, te mostramos alguns sintomas que geralmente são bastante claros, dentre eles:

  • Aparecimento de espinhas;
  • Formação de espinhas ou pústulas;
  • Coceira;
  • Erupções cutâneas;
  • Inchaço da área.

Diferenças entre foliculite e a acne

Pode ser que você esteja confuso ao identificar se trata-se de uma foliculite ou de uma acne, por isto te esclareceremos quais são as diferenças:

  • A acne é um processo inflamatório enquanto que a foliculite é um processo infeccioso.
  • A localização é diferente, a acne geralmente aparece no rosto e nas costas, já a foliculite pode se manifestar no rosto, pescoço, virilha, axilas e nas costas.
  • O aparecimento de pontos pretos são próprios da acne, resultado do acúmulo de queratina no folículo. No caso da foliculite aparecem pústulas, especialmente em áreas que ficam constantemente em atrito.

Entenda a seguir, o que é bom para a foliculite.

Alho como remédio caseiro para a foliculite

O alho é um antibiótico natural, por isso favorece nosso sistema imunológico e nos ajuda a combater os processos infecciosos. A forma de utilizar este remédio caseiro para a foliculite é colocar em uma gaze o suco que o alho libera ao ser triturado e colocá-la alguns minutos na área afetada. Além disso, adicione o alho para temperar seus alimentos, desta forma você estará limpando seu corpo tanto por dentro quanto por fora.

Remédios caseiros para a foliculite - Alho como remédio caseiro para a foliculite

Óleo essencial de tomilho

Os óleos essenciais são cada vez mais utilizados para curar certas condições, o de tomilho é um deles. Trata-se de um óleo muito concentrado, extraído a partir de suas folhas e que é ideal para tratar diferentes doenças da pele. Entre suas propriedades temos:

  • Melhora o sistema imunológico;
  • É um antibiótico natural;
  • É um excelente tônico e cicatrizante;
  • Combate todos os tipos de infecções.

Use o óleo essencial de tomilho para tratar a foliculite da seguinte forma: em um recipiente misture 2 gotas de óleo essencial de tomilho com 2 gotas de óleo essencial de chá e 2 gotas de óleo essencial de lavanda. Lave a área afetada com um sabonete antibacteriano e hidrate-a com um tônico, em seguida, passe a mistura diretamente sobre a pele, deixando o óleo essencial agir até secar e aplicando até a foliculite desaparecer.

Remédios caseiros para a foliculite - Óleo essencial de tomilho

Tratamento caseiro para foliculite com aveia

A aveia é um alimento rico em fibras, no entanto, suas propriedades vão muito além disso e não se limitam apenas ao uso interno, fazendo parte de tratamentos de beleza, tanto em relação ao cuidado com a pele quanto ao cabelo. Este cereal tem um grande efeito sobre a coceira, por isto é um excelente remédio caseiro para a foliculite.

Em uma panela coloque um copo d'água, deixe ferver e adicione 1 colher de aveia, deixando ela ferver por alguns minutos, em seguida, apague o fogo. Coe a água resultante e, quando estiver morna, passe-a com uma gaze sobre a área onde está o folículo infectado. Repita este processo quantas vezes precisar.

Remédios caseiros para a foliculite - Tratamento caseiro para foliculite com aveia

Compressas para tratar a foliculite

As compressas são uma excelente forma de tratar a foliculite. A seguir, vamos te mostrar algumas opções para que você decida qual melhor se adapta à você:

  • Compressa de vinagre de maçã: o vinagre de maçã é um ingrediente muito utilizado ultimamente, sobretudo para tratar as condições de pele, reduzindo a coceira da mesma. Para este tratamento caseiro você deve misturar em um recipiente, 1 copo d'água morna e 2 colheres de vinagre de maçã. Aplique molhando um pano na solução e colocando-o sobre a área a ser tratada. Deixe agir por 5 minutos.
  • Compressa de água salgada: basta você colocar em um recipiente 1 copo d'água morna e 1 colher de sal, a qual terá um efeito antisséptico incrível sobre a foliculite. Aplique da mesma forma que indicamos anteriormente, ao menos 2 vezes ao dia.
  • Compressas de acetato de alumínio: se trata de um sal produzido por uma reação química e que é utilizado como antisséptico, sendo também conhecido como solução de Burow. Misture 1 colher pequena deste elemento em 1 copo d'água quente. Molhe uma toalha limpa, torça-a e aplique sobre a área afetada por alguns minutos. Quanto tiver acabado, limpe o recipiente e o pano com água fria e deixe secar antes de usá-los novamente.
Remédios caseiros para a foliculite - Compressas para tratar a foliculite

Como evitar foliculite

Deve-se destacar que em casos graves ou frequentes de foliculite é necessário que você consulte um dermatologista, já que este te indicará a melhor opção de tratamento, sejam antibióticos, pomadas ou anti-inflamatórios e, em casos ainda mais sérios, será necessário drenar o folículo. A seguir te damos alguns conselhos para prevenir a foliculite:

  • Evite usar roupas muito apertadas, uma vez que não favorecem a circulação, podendo pressionar os folículos pilosos e causar a foliculite.
  • Sempre utilizar uma lâmina nova quando for se barbear, sobretudo em áreas onde frequentemente sofre de foliculite.
  • Se algum pelo ficou encravado, deixe que saia por conta própria. Se tentar tirá-lo fará com que a área que fique ainda mais inflamada.
  • Não compartilhe utensílios pessoais.
  • Evite tomar banhos de água quente, prefira água morna.
  • Lava frequentemente toalhas que entrarem em contato com a área afetada.
  • Não use cremes que tenham uma consistência grossa.
  • Esfolie sua pele antes de se barbear e, após isso, use algum tônico na pele.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a foliculite, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Remédios caseiros para a foliculite