Partilhar

Tratamentos caseiros para foliculite nas pernas

 
Por Redação ONSalus. 15 dezembro 2020
Tratamentos caseiros para foliculite nas pernas

A pele das pernas é uma das mais propensas a sofrer de foliculite, especialmente, no verão, quando ficam mais expostas. A raspagem ou a depilação, alergias, o uso de roupas justas ou algumas doenças, como a diabetes, podem causar certa predisposição a ter este tipo de problema.

No ONsalus, te convidamos para conhecer um pouco mais sobre as causas da foliculite nas pernas e seus possíveis tratamentos caseiros e médicos que podem te ajudar.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a foliculite

Causas da foliculite nas pernas

A inflamação do local onde nasce um pelo (folículo piloso) é conhecida como foliculite. Trata-se de uma infecção bacteriana localizada, que pode ter sintomas como:

  • Irritação;
  • Dor;
  • Coceira;
  • Inflamação;
  • Formação de espinhas ou caroços vermelhos ao redor dos pelos;
  • Bolhas com pus;
  • Pelos encravados;
  • Perda do pelo.

Entre as possíveis causas da foliculite nas pernas, temos:

Pele atópica

Uma pele atópica bastante seca é mais propensa a sofrer lesões inflamatórias de pele como a foliculite, pelos encravados ou ter mais irritações com a depilação.

Raspagem ou depilação

O uso de lâmina de barbear ou depilação com calor favorece a inflamação e infecção dos folículos pilosos, ainda mais se as condições de higiene antes e depois de tirar o pelo não forem ótimas. Durante a raspagem podem ocorrer microlesões, as quais são piores se a lâmina não estiver suficientemente afiada ou se você esticar a pele durante o processo. Por outro lado, a depilação por si só é um fator que inflama e irrita a pele pelo simples fato de arrancar os pelos.

Uso de loções oleosas

A aplicação deste tipo de produto pode facilitar o aparecimento da foliculite. Ao tampar o folículo piloso, a saída do pelo é dificultada, podendo aumentar o encravamento dos pelos e, por consequência, provocar a inflamação.

Atrito

Outra causa da foliculite nas pernas é o constante atrito da pele com peças de roupa justas, meias ou algum tipo de roupa que irrite a pele devido a um contato frequente, sobretudo, as fabricadas com nylon. Este tipo de foliculite também é conhecido como "foliculite do ciclista".

Foliculite de jacuzzi

É o aparecimento de uma inflamação nos folículos pilosos causada por uma bactéria chamada pseudomona. Este tipo de contágio pode ocorrer em piscinas ou jacuzzis com pouco cloro ou mal higienizadas.

Pseudofoliculite por pelos encravados

Pessoas que têm pelos encravados podem sofrer de inflamação nessa área que, se for recorrente, pode gerar cicatrizes. As pessoas mais propensas a ter isso são as que têm a pele seca ou possuem mais pelos no corpo.

Medicação

Medicamentos como os imunossupressores podem facilitar o aparecimento de inflamações na pele.

Doenças

Algumas doenças podem fazer com que as foliculites apareçam mais frequentemente ou sejam mais graves. Como é o caso da diabetes, o HIV ou todas aquelas doenças onde a imunidade fique baixa.

Tratamentos caseiros para foliculite nas pernas - Causas da foliculite nas pernas

Tratamento médico da foliculite nas pernas

Nunca toque as espinhas ou tente espreme-las, já que isso apenas piorará a inflamação e pode fazer com que a infecção fique mais grave.

Esta inflamação no folículo piloso pode provocar certas complicações, tais como: formação de abscessos e furúnculos, celulite, feridas difíceis de tratar ou cicatrizes. Portanto, sua prevenção e tratamento é bastante importante, além de melhorar a aparência da pele das pernas.

Como primeira medida, é importante chegar a um bom diagnóstico através de uma consulta com um(a) dermatologista. Determinar a causa, saber qual microrganismo está causando o problema e se existe alguma outra doença que a predisponha, são alguns aspectos importantes.

Se a foliculite apareceu pela primeira vez e não há outras doenças associadas, o mais provável é que um tratamento local seja suficiente para melhorá-la. Podem ser usados sabonetes antissépticos ou antibióticos locais.

Quando a infecção é mais grave ou existem outras doenças subjacentes, pode ser necessário um antibiótico por via oral, este dependerá do microrganismo que estiver causando a foliculite.

Caso este se trate de um problema recorrente, ou seja, volta e meia aparece este tipo de irritação, certos hábitos devem ser corrigidos. Entre os hábitos de cuidado e higiene que você deve prestar atenção, temos:

  • Umedecer a pele com hidratantes suaves.
  • Beber água para manter seu corpo hidratado.
  • Evitar o uso de roupa justas.
  • Usar sabonetes com iodo antes e depois da depilação.
  • Quando o motivo são os pelos encravados, uma esfoliação das pernas (com esfoliantes ou esponjas suaves) pode ajudar. Realizá-la uma vez na semana é suficiente para ter bons resultados.
  • Evitar se expor ao sol quando a foliculite estiver ativa ou em processo de cicatrização, já que isso fará com que a pele fique escurecida.
  • Repensar o método de depilação: para aquelas pessoas que sofrem este problema continuamente, a depilação definitiva costuma ser a solução.

Tratamentos caseiros para foliculite nas pernas

Você pode recorrer a certos remédios caseiros para tratar a foliculite nas pernas:

  • Esfoliação: remover a camada superficial da pele onde estão as células mortas é essencial. Uma vez na semana, você pode aplicar uma solução de água e café moído (o que tiver usado de manhã). Outra alternativa é misturar açúcar em óleo de sésamo, coco ou azeite de oliva. Esfregue suavemente a pele com esta mistura, sem sentir dor, de 3 a 5 minutos.
  • Limpe sua pele com babosa: a babosa é excelente para limpar todas as impurezas. Você pode usá-la para remover o que sobrar do esfoliante.
  • Infusão de camomila: esta planta medicinal demonstrou ser muito útil para muitas condições da pele. Suas propriedades anti-inflamatórias e regenerativas a tornam uma ótima alternativa. Você pode aplicá-la todos os dias.
  • Calêndula: outra excelente possibilidade é usar sua flor para preparar uma infusão. Quanto esta infusão estiver morna, aplique-a sobre a pele, também diariamente.
  • Mel: seu poder anti-inflamatório, cicatrizante e antimicrobiano pode te ajudar a tratar uma foliculite. Aplique-o sobre a área uma vez ao dia e, preferencialmente, deixe agir por pelo menos meia hora.
  • Água com vinagre: se você está com inflamação e infecção, pode submergir suas pernas nesta mistura na proporção de 1 litro de água para 100 ml de vinagre.

Tenha em conta que se as lesões não desaparecerem ou piorarem ou também se você sofre de alguma doença que baixe sua imunidade, a melhor coisa a se fazer é consultar seu médico(a) de confiança para evitar complicações.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamentos caseiros para foliculite nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Owczarek W, Wydrzyńska A, Paluchowska E. Antybiotykoterapia w chorobach skóry [Antibiotic therapy in skin diseases]. Pol Merkur Lekarski. 2011;30(179):367‐372.
  • Khanna N, Chandramohan K, Khaitan BK, Singh MK. Post waxing folliculitis: a clinicopathological evaluation. Int J Dermatol. 2014;53(7):849‐854. doi:10.1111/ijd.12056
  • Ortins-Pina A, Ferreira J. sQUIZ your knowledge! Purulent painful plaques on a teenager's leg. Eur J Dermatol. 2016;26(6):644‐645. doi:10.1684/ejd.2016.2930

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Tratamentos caseiros para foliculite nas pernas
1 de 2
Tratamentos caseiros para foliculite nas pernas

Voltar ao topo da página