Foliculite

Foliculite genital: causas, sintomas e tratamento

Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 16 setembro 2020
Foliculite genital: causas, sintomas e tratamento

Talvez por este nome você não saiba do que se trata, contudo, é um incômodo que surge frequentemente em jovens de qualquer idade e sexo. A foliculite é uma infecção no folículo piloso, a região da pele onde nasce o pelo. A foliculite pode surgir em qualquer parte do corpo como rosto, pescoço, glúteos ou coxas, assim como na região genital, sendo esta última mais dolorida e difícil de tratar por causa da sua localização. Nas mulheres, aparece na área da vulva e até mesmo ao redor dos lábios vaginais, enquanto que nos homens costuma aparecer onde ocorre o crescimento dos pelos pubianos.

O aparecimento da foliculite genital pode ser devido à inflamação de um ou vários folículos pilosos, os quais podem vir a se tornar espinhas de pus doloridas, causando desconforto ao caminhar ou ao ficar sentado por muito tempo. A seguir, neste artigo do ONsalus, você conhecerá tudo sobre a foliculite genital: causas, sintomas e tratamento.

Índice

  1. Causas da foliculite genital
  2. Sintomas da foliculite genital
  3. Tratamento da foliculite genital
  4. Como prevenir a foliculite genital

Causas da foliculite genital

O aparecimento da foliculite genital pode ocorrer por diferentes causas, entre as quais podemos citar:

Infecção bacteriana

É a causa mais frequente da foliculite, causada por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus. Gera o que se conhece como foliculite estafilocócica, especificamente com a entrada desta bactéria no folículo na área genital através de uma ferida ou fricção.

Infecção por fungos

Esta foliculite é conhecida como micótica e é importante saber que é contagiosa. Entre seus sintomas, causa:

  • Irritação na pele.
  • Coceira genital.
  • Inflamação na área onde está o folículo afetado.

Uma das infecções por fungos pode ser a seguinte: Candidíase no homem.

Infecção por leveduras

A levedura causadora desta infecção é a Pityrosporum ovale. Esta gera uma candidíase que provoca o aparecimento de pústulas vermelhas pruriginosas muito dolorosas na região genital.

Infecção por Pseudomonas

A contaminação com esta bactéria pode ocorrer em jacuzzis ou piscinas. A foliculite da jacuzzi se caracteriza pela presença de caroços vermelhos arredondados que causam coceira. Estes sintomas surgem aproximadamente 2 dias após ter estado em contato com a bactéria.

Obstrução do folículo piloso

Esta obstrução do folículo piloso surge por conta do uso de produtos cosméticos na área genital, como cremes ou sabonetes com alto conteúdo em gordura, o que leva ao surgimento das espinhas infectadas.

Pelos encravados

A presença de uma espinha na virilha pode surgir frequentemente em pessoas que depilam a área do biquíni ou da virilha. O pelo eliminado volta a crescer, mas desta vez por baixo da pele, gerando uma espinha que pode causar dor, inflamação ou irritação.

Depilação genital

Depilar a região íntima danifica o folículo piloso e, desta forma, o pelo não consegue romper a epiderme, por isso não consegue sair, causando o pelo encravado.

Fricção da área genital

O uso de roupas justas e de material sintético pode causar a lesão do folículo piloso na área genital, provocando assim a foliculite devido à fricção.

Sintomas da foliculite genital

O aparecimento da foliculite genital gera alguns sintomas que caracterizam esta alteração, como por exemplo:

  • Lesão semelhante à picada de um inseto. Em alguns casos, esta pode conter pus.
  • Irritação genital.
  • Vermelhidão da pele.
  • Inflamação genital.

Tratamento da foliculite genital

A foliculite genital deve ser tratada por um ginecologista ou urologista. Após uma avaliação médica ele indicará o tratamento a ser seguido. Além disso, deverá fazer algumas recomendações gerais como:

  • Limpeza diária da pele com sabonete antibacteriano.
  • Quando a causa for por infecção bacteriana leve, o especialista te indicará antibiótico de uso tópico, dependendo do grau da lesão.
  • Caso se trate de uma infecção micótica ou por leveduras, o tratamento será a base de cremes de uso local para acalmar os sintomas e erradicar o fungo ou a levedura causadora desta alteração.

Os medicamentos de uso tópico podem ser combinados com antibióticos de uso oral para reforçar o tratamento e obter melhores resultados, dependendo do grau da condição. Para tratar a dor e inflamação é feito o uso de anti-inflamatórios ou anti-histamínicos para aliviar a coceira genital.

Foliculite genital: causas, sintomas e tratamento - Tratamento da foliculite genital

Como prevenir a foliculite genital

Agora que você já conhece o que é a foliculite genital: suas causas, sintomas e tratamento, também deve prevenir seu aparecimento. A melhor forma de prevenir a foliculite genital é seguindo estas recomendações:

  • Ter uma boa e adequada higiene pelo menos 2 vezes ao dia.
  • Utilizar sabonetes que mantenham o pH natural da região genital.
  • Evitar usar roupas justas que causem irritação ou fricção em seus genital.
  • Usar preferencialmente roupas íntimas de algodão.
  • Não sentar em lugares quentes, tampouco tomar banho com água muito quente, já que isto favorece o aparecimento da foliculite genital.
  • Ao se depilar ou raspar, use depiladores com lâminas de barbear novas, assim evitará danificar o folículo piloso. Se você usa creme depilatório, este deve conter elementos de acordo com seu tipo de pele, isso evitará a foliculite genital.

Você também deve ter cuidado ao ter relações sexuais. Embora não seja uma doença sexualmente transmissível, a foliculite genital pode facilitar o contágio de condições venéreas. Isto se deve ao fato de que a lesão expõe a pele, tornando-a uma porta de entrada para tais doenças durante as relações sexuais.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Foliculite genital: causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Barcala Vázquez, L., Páez Serrano, J. A., Vidal Asensi, S., Sáez García, M. Á., Arjona Manuel, C., & Heras Tabernero, J. A. (1999). Foliculitis por Candida posterior a una depilación. Actas Dermo-Sifiliográficas (English Edition), 90(5), 241-244.
  • Esteban Jiménez, Ó., Pérez Oto, E., & López Félez, C. (2018). Foliculitis por Pseudomonas. Revista Clínica de Medicina de Familia, 11(2), 116-119.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lino
Saiu umas tipo espinhas com a pontinha branca... No troco do pênis no lado de fora, perto da região do saco... Qual pomada posso usar...
Equipe de redação do ONsalus
Olá, Lino. Recomendamos que marque uma consulta com um urologista.
Um abraço da equipe do ONsalus!
1 de 2
Foliculite genital: causas, sintomas e tratamento