Partilhar

Bolinha branca no lábio: causas e como curar

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 10 setembro 2019
Bolinha branca no lábio: causas e como curar

Ter uma ou várias bolinhas brancas no lábio representa uma condição incômoda e, embora não seja necessariamente algo grave de se tratar, é importante conhecer a sua origem e saber como eliminá-las de forma rápida. Os motivos frequentes pelos quais aparecem estas bolinhas são os grânulos de Fordyce, herpes labial, dermatite por contato, entre outras.

A presença de bolinhas ou pontinhos brancos em qualquer parte do rosto é completamente antiestética. Uma vez que se saiba do que se trata, recomenda-se utilizar algum dos tratamentos mais eficazes para fazer com que estas desapareçam, seja com remédios caseiros ou com qualquer medida indicada pelo médico especialista que seja favorável e benéfica. Neste artigo do ONsalus, te explicaremos como curar bolinhas brancas no lábio, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Furúnculo na virilha: causas e como curar

Bolinha branca no lábio: o que pode ser

A presença de bolinhas brancas no lábio pode ser devida a diversas razões, desde as mais simples até as mais complexas. Entre as causas de bolinha branca no lábio, encontramos:

Grânulos de Fordyce

A primeira delas são os grânulos de Fordyce, uma espécie de pápulas ou bolinhas de cor amarela ou esbranquiçada. Estas bolinhas brancas nos lábios nada mais são que glândulas sebáceas que não contêm folículos pilosos, e podem surgir pontos sozinhos nos lábios ou vários deles agrupados. Apesar de estarem presentes desde o nascimento, estes pontos ou bolinhas brancas se tornam visíveis na puberdade e não são contagiosos. Tem-se observado que os grânulos de Fordyce aparecem em 70 a 80% da população adulta, sendo mais frequente no sexo masculino.

Herpes labial

Herpes oral ou labial é causada por uma infecção pelo vírus da herpes. Inicialmente, a herpes labial pode se manifestar como pontos esbranquiçados, contudo, estes ficam maiores até chegar a forma de bolhas ou feridas no lábio e boca. A presença de herpes oral representa um problema importante a ser tratado, já que o vírus é contagioso e transmissível através do contato, como por exemplo ao compartilhar utensílios pessoais e beijar pessoas contaminadas.

Cistos de millium

As bolinhas brancas no lábio podem ser originadas por uma condição conhecida como cistos de millium. São protuberâncias ou bolinhas resultado de células mortas presas na pele. Apesar do local do seu aparecimento normalmente ser o rosto, não é de se estranhar que, em alguns casos, apareçam nos lábios.

Espinhas

Da mesma forma, outra razão importante e frequente que causa a presença de pontos ou bolinhas brancas nos lábios pode ser, simplesmente, a presença de espinhas. Isto ocorre devido à obstrução dos poros da pele fazendo com que o sebo produzido pelas glândulas sebáceas, as quais agem umedecendo a pele, fique acumulado. O que há de particular nas espinhas é que além do acúmulo de sebo, há o acúmulo de células mortas e germes, causando inflamação na área afetada.

Dermatite de contato

Esta ocorre devido a uma reação alérgica perante o contato de algum alimento ou produto que gera uma reação na pele do tipo erupção ou pápula.

Câncer de boca

O câncer de boca é o motivo mais preocupante da presença de bolinhas brancas nos lábios, embora não seja o mais frequente. Costuma se manifestar com sintomas como uma ferida na boca que não se cura, dor na boca, área branca ou vermelha nas gengivas, língua, revestimento da boca e amígdalas, caroço no pescoço, entre outros.

Bolinha branca no lábio: causas e como curar - Bolinha branca no lábio: o que pode ser

Como curar bolinha branca no lábio

O tratamento das bolinhas brancas nos lábios dependerá de caso para caso e de qual for a causa do seu aparecimento. De acordo com este, os tratamentos que podem ser recomendados são:

  • As bolinhas brancas causadas pelos grânulos de fordyce costumam desaparecer por si sós. É uma condição natural da pele que não requer nenhum tratamento específico. Contudo, caso esta condição afete emocionalmente ou esteticamente quem a sofre, pode ser necessária a ajuda de um especialista para considerar a aplicação de algum tratamento como, por exemplo, com laser de CO2 para eliminar as bolinhas. Outra técnica utilizada para tratá-las é a micropunção, na qual é feito um procedimento com anestesia para retirar a bolinha da pele. Da mesma forma, podem ser utilizadas algumas pomadas ou cremes com tretinoína ou ácido dicloroacético indicados pelo dermatologista.
  • A herpes costuma desaparecer por si só, contudo, caso isso não aconteça, recomenda-se utilizar um tratamento com antivirais via oral ou tópica. A ideia é que, utilizando um tratamento específico para a herpes, seja possível diminuir a dor e o incômodo. As pomadas indicadas são aciclovir, zovirax e famciclovir, recomenda-se aplicá-las 5 vezes ao dia durante ao menos 7 dias ou até que a lesão desapareça completamente. Nos casos mais complicados onde a herpes demora para desaparecer, pode-se indicar como tratamento os antivirais orais. Da mesma forma, para evitar o contágio é importante ser precavido quanto ao uso de utensílios pessoais e beijos com pessoas que têm o vírus ativo.
  • Os millium geralmente desaparecem por conta própria em algumas semanas ou meses sem precisar de nenhum tratamento médico específico.
  • Por outro lado, o câncer de boca vai precisar de um tratamento específico de acordo com a gravidade do mesmo. Deve ser tratado pelo médico especialista, que pode colocar como opção de tratamento: a cirurgia, a quimioterapia ou a radioterapia.
  • A dermatite de contato costuma ser tratada uma vez determinado o alérgeno causador. O tratamento pode incluir cremes ou pomadas com hidrocortisona 1% ou um esteroide tópico.

Remédios caseiros para bolinha branca no lábio

Existem alguns remédios naturais que podem servir para combater a presença destas bolinhas brancas sempre e quando se tratem de espinhas que resultam do acúmulo de sebo, a qual afeta, sobretudo, a parte estética da pessoa que a sofre. Esses são os melhores remédios para espinha no lábio:

  1. O vinagre de maçã misturado em partes iguais com água e aplicado diretamente nos lábios serve como adstringente e antibacteriano, por isso ajuda no desaparecimento das espinhas.
  2. Outra forma eficaz de eliminar espinhas brancas nos lábios e em qualquer parte do rosto é utilizar as folhas de feno-grego. Esta planta é conhecida por suas amplas propriedades, tanto antioxidantes quanto antissépticas. Recomenda-se utilizar um punhado de folhas frescas desta planta trituradas até formar uma pasta, adiciona-se um pouco de água a ela e então esta deve ser espalhada na área onde estão os pontos ou bolinhas brancas. É aconselhável enxaguar a área com água em abundância e o tratamento pode ser repetido várias vezes ao dia durante alguns dias, até que as bolinhas desapareçam.
  3. Aplicar vapor é um método fácil e permite destampar os poros para eliminar todas as células mortas que estão na pele. A melhor forma de utilizar esta terapia é colocando uma toalha molhada com água quente diretamente sobre os lábios. Outra forma de aplicar vapor é através de uma panela com água quente; deve-se esquentar a água na panela sem que chegue ao ponto de ebulição, então, coloque uma toalha seca ao redor do rosto e aproxime o rosto do vapor que sai da água da panela. Desta forma, o vapor penetra diretamente na pele e permite que os poros se abram para eliminar suas impurezas.
  4. Por último, pode-se utilizar o óleo de árvore do chá disponível em qualquer loja de produtos naturais. Aplica-se ele diretamente na área afetada durante a noite, logo antes de dormir e retira-se ele pela manhã com água em abundância.

Não obstante, é importante que diante da presença e permanência de qualquer ponto ou bolinha estranha no lábio que não desapareça com nenhum tratamento e que, além disso, esteja associado a fatores de risco, como o consumo de álcool e tabaco, você vá ao especialista para descartar a presença de câncer de boca ou outras doenças graves.

Bolinha branca no lábio: causas e como curar - Remédios caseiros para bolinha branca no lábio

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolinha branca no lábio: causas e como curar, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Bolinha branca no lábio: causas e como curar

O que lhe pareceu o artigo?

Bolinha branca no lábio: causas e como curar
1 de 3
Bolinha branca no lábio: causas e como curar

Voltar ao topo da página