PARTILHAR

Pontos brancos no rosto: por que aparecem e como eliminá-los

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 25 agosto 2020
Pontos brancos no rosto: por que aparecem e como eliminá-los

A presença de pontos brancos no rosto costuma ser para muitas pessoas uma incógnita, pois elas desconhecem as causas do seu aparecimento. Estas lesões são benignas e, na grande maioria dos casos, não se tratam de emergências médicas, no entanto, devem ser avaliadas por um dermatologista.

Estes pontos brancos são chamados de cistos de milium, podem ser confundidos com acnes e aparecem mais frequentemente nas mulheres. Neste artigo do ONsalus, te explicamos tudo o que você precisa saber sobre os pontos brancos no rosto: por quê aparecem e como eliminá-los.

Também lhe pode interessar: Bolinha branca no lábio: causas e como curar

O que são os pontos brancos no rosto ou cistos de milium

Os cistos de milium são cistos epidérmicos que medem de 1 a 3 mm e são compostos de queratina. São vistos como bolinhas brancas que surgem espontaneamente no rosto, especificamente, nas bochechas ao redor dos olhos, testa e nariz.

Por que surgem pontos brancos no rosto?

A principal causa que origina o aparecimento dos pontos brancos no rosto é a obstrução dos poros, também chamados de folículos pilossebáceos, que pode ser causado por:

  • Genética: muitas pessoas herdam este transtorno de pele.
  • De forma espontânea: devido à imaturidade do folículo sebáceo, ocorrendo frequentemente em recém nascidos.
  • Pessoas com pele oleosa e pH ácido.
  • Ingestão de alguns medicamentos, como os corticosteroides.

Existem outras causas que podem levar ao aparecimento destas bolinhas brancas no rosto:

  • Fumar: o cigarro tem efeitos negativos sobre a pele, por isso pode causar o aparecimento desta alteração.
  • Exposição frequente ao sol sem proteção: as queimaduras causadas pelo sol são consideradas um fator desencadeante destas lesões.
  • Má higienização da pele: permite o acúmulo de partículas e células mortas, causando a obstrução dos poros, assim como o aparecimento dos pontos brancos.
  • Uso de produtos cosméticos e maquiagens de má qualidade, as quais contribuem com a obstrução dos poros, causando o aparecimento dos pontos brancos.

Como tirar os pontos brancos do rosto

Como já mencionamos acima, estas lesões não machucam, apenas nos afetam esteticamente. O ideal é que você consulte um dermatologista para que, após um exame físico, ele faça um diagnóstico preciso das lesões e indique a remoção das lesões caso seja necessário.

Você não deve apertar os pontos brancos, já que pode correr o risco de contrair uma infecção e deixar cicatrizes devido aos maus tratos com a pele. O médico será o encarregado por drenar o poro com uma agulha. Este procedimento pode ser feito em qualquer local onde estejam os cistos de milium, exceto os olhos.

Existem outras técnicas utilizadas para o tratamento dos pontos brancos ou cistos de milium, este é o caso do bisturi elétrico e o laser. Com a aplicação deste procedimento, será formada uma crosta que, em alguns dias, desaparecerá. Isto pode ser feito na região das pálpebras.

Existem outras formas de eliminar os pontos brancos do rosto de forma natural, a seguir, você conhecerá cada uma delas:

  • Óleo de melaleuca: possui propriedades ideias para a pele do rosto, como de desinfetante natural, antibacteriano e antifúngico. Pode ser usado de noite: aplique-o e deixe agir durante toda a noite, retirando-o somente pela manhã.
  • Banhos de vapor: os banhos de vapor contribuem para eliminar os pontos brancos, fazendo com que a pele fique macia e deixando os poros abertos. Para fazer isto, você primeiro deve ferver 1 litro de água. Uma vez que a água esteja fervida, tirei a panela do fogo e aproxime seu rosto do vapor, de forma que ele penetre pelo poros e os abra. Faça isso durante 5 ou 10 minutos e verá os resultados.
  • Suco de limão com açúcar: através desta mistura, se obtém um esfoliante natural para eliminar as células mortas causadoras da obstrução dos poros. Para fazê-la, misture 2 colheres de açúcar com o suco de ½ limão mais uma colher pequena de azeite de oliva. Você deve aplicá-la sobre o rosto e deixar agir por volta de 10 minutos, em seguida, lave o rosto com água morna.
Pontos brancos no rosto: por que aparecem e como eliminá-los - Como tirar os pontos brancos do rosto

Como prevenir o aparecimento dos pontos brancos no rosto

Se você quer prevenir o aparecimento dos pontos brancos na pele do rosto, pode seguir estas indicações:

  • Fazer uma limpeza diária do seu rosto pela manhã e de noite. Com isto, evitará a presença de resíduos de maquiagem.
  • Manter a pele hidratada: a ingestão de 2 litros de água por dia contribui com a hidratação da pele.
  • Fazer uma limpeza profunda para eliminar as impurezas que ficam acumuladas na superfície da pele. Esta pode ser feita 2 vezes na semana e consiste em:
  1. Exfoliação: você conseguirá remover as células mortas da pele. Deve fazê-la de forma suave, sem que o procedimento cause outro tipo de lesão.
  2. Máscara facial: é um bom complemento da exfoliação para tirar as impurezas e esticar a pele, melhorando assim a circulação, bem como purificando as camadas internas da pele do rosto. As máscaras de argila são ideais para extrair as impurezas devido as suas excelentes propriedades.

Os cistos milium ou pontos brancos no rosto devem ser diagnosticados e tratados por um dermatologista, desta forma, você terá um diagnóstico preciso, assim como um tratamento de acordo com as lesões que apresentar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontos brancos no rosto: por que aparecem e como eliminá-los, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Pontos brancos no rosto: por que aparecem e como eliminá-los
1 de 2
Pontos brancos no rosto: por que aparecem e como eliminá-los

Voltar ao topo da página ↑