Partilhar

Como diminuir inchaço no rosto

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 9 agosto 2019
Como diminuir inchaço no rosto

O inchaço do rosto, também conhecido como edema ou inflamação facial, aparece com frequência devido a diversas causas que podem ir desde infecções e lesões até reações alérgicas.

O rosto é a carta de apresentação das pessoas, por isso, as mudanças que ocorrem nele afetam a autoestima e a confiança. Da mesma forma, esta alteração também pode ser o alerta de alguma doença. Se você deseja saber mais sobre como diminuir inchaço do rosto, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Bolinha branca no lábio: causas e como curar

Rosto inchado: o que pode ser

As causas que originam ao inchaço do rosto são diversas e, entre elas, podemos encontrar:

Rosto inchado por reação alérgica

  • Rinite alérgica: desencadeada por uma reação alérgica resultado do contato com certas substâncias ou elementos capazes de causar esta reação. Neste ponto é preciso mencionar o pó, a caspa de animais e o pólen. Isto gera a inflamação dos seios paranasais e da área do rosto em que estes estão localizados.
  • Reação a medicamentos: a ingestão de alguns medicamentos pode causar o aparecimento do inchaço no rosto, resultado de uma reação alérgica.
  • Picada de inseto: a picada de algum inseto em pessoas alérgicas pode causar uma reação no local da picada. Se é no rosto, imediatamente surge um edema na área afetada.
  • Angioedema: é um edema que aparece na pele, mucosa e tecidos submucosos, pode ser causado por uma reação alérgica ou secundária à ingestão de alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios não esteroides ou hipo-tensores, como o enalapril. Este inchaço caracteriza-se por aparecer na região da face, língua, pálpebras e mucosa da boca e pode durar algumas horas.

Inchaço do rosto por infecções

  • Celulite facial: é uma celulite infecciosa causada por bactérias conhecidas como estreptococos e estafilococos, que afetam a pele e os músculos da face. Seu sintoma característico é o inchaço do rosto, assim como dor, mal-estar geral e febre.
  • Conjuntivite: é a inflamação da conjuntiva ocular, pode ser ocasionada por um processo infeccioso viral, bacteriano ou de origem alérgica. Tende a gerar inchaço nas pálpebras e na face.
  • Calázio: é um aumento de volume de cor avermelhada na borda das pálpebras como consequência de uma infecção bacteriana ou da glândula de Meibomio, o que gera o bloqueio das glândulas sebáceas e o característico edema da pálpebra que pode vir a afetar o rosto.
  • Sinusite: é uma inflamação dos seios paranasais, a qual surge devido a uma infecção, alergia ou resfriado comum. Entre seus sintomas temos a congestão nasal, dor de cabeça, inchaço no rosto, principalmente na região nasal e da testa.
  • Abscesso dentário: é causado por uma infecção de origem bacteriana em um dente, onde o acúmulo de bactérias pode gerar a presença de pus. Normalmente, é causado pela presença de cáries ou de um traumatismo.
Como diminuir inchaço no rosto - Rosto inchado: o que pode ser

Doenças que provocam inchaço no rosto

Algumas doenças também podem causar a inflamação no rosto:

  • Hipotiroidismo: ocorre pela alteração da glândula tireoide, causando o descontrole do metabolismo, desencadeando assim uma série de sintomas, entre os quais encontra-se o inchaço do rosto.
  • Síndrome nefrótico: é uma alteração que surge quando os glomérulos renais, que fazem parte dos rins, param de funcionar de forma adequada, o que leva a um aumento da passagem de proteínas até os rins. Esta doença é capaz de desencadear a presença de vários sintomas, entre os quais encontra-se o edema ou inchaço do rosto, especialmente ao redor dos olhos.
  • Glomerulonefrite pós-estreptocócica: se trata de uma doença renal produzida após a infecção de algumas cepas da bactéria conhecida como estreptococo. Manifesta-se na área da garganta ou na pele, apesar de ser uma doença renal, não tem origem nos rins. Esta infecção faz com que os vasos sanguíneos pequenos, localizados nos glomérulos, inchem, fazendo com que tenham menor capacidade para filtrar a urina. Um dos sintomas que caracteriza esta doença é a presença de inchaço ou edema no rosto, olhos e em outras partes do corpo.
  • Síndrome da veia cava superior: série de sintomas que surgem resultado da compressão ou obstrução da veia cava superior. Esta é a principal veia do corpo, encarregada por transportar o sangue desde a cabeça, pescoço, parte superior do tórax, braços até o coração. A principal causa desta obstrução é o câncer, ou seja, a presença de tumores que comprimem a veia e impedem o livre fluxo do sangue. O sintoma que caracteriza esta alteração é o inchaço no rosto, pescoço e parte de cima dos membros superiores.

Inchaço no rosto: outras possíveis causas

  • Cirurgia facial: em especial, as intervenções cirúrgicas no nariz, pálpebras, mandíbula e alguns procedimentos estéticos podem gerar a presença de edema facial generalizado.
  • Traumatismo: as pancadas são uma das causas mais frequentes do aparecimento de inchaço no rosto, isto se torna evidente ao ter feridas, pancadas ou queimaduras.
  • Obesidade: o aumento de peso leva a um acúmulo de gordura no corpo, o qual chega até o rosto. As pessoas que sofrem de obesidade têm a particularidade de sofrer retenção de líquidos e, consequentemente, edema na cara.
  • Nos casos de transfusões sanguíneas, pode-se apresentar uma hemólise. Isto ocorre quando o sistema imunológico rejeita os glóbulos vermelhos contidos na transfusão de sangue. Ocorre nos casos em que o paciente não é compatível com o grupo sanguíneo recebido. Entre os sintomas que surgem após esta reação, temos: vermelhidão e rosto inchado, tonturas, dor nas costas e febre.
  • Acúmulo de líquidos: a retenção de líquidos ocorre devido ao alto consumo de sódio, o que faz com que os rins parem de filtrar ou purificar o organismo. Desta forma, os líquidos e toxinas ficam armazenados produzindo o inchaço do rosto.

Sintomas que acompanham o inchaço no rosto

Os sintomas que acompanham o inchaço do rosto dependem da causa que esteja originando esta alteração, alguns deles podem ser:

  • Coceira.
  • Urticária ou erupção cutânea.
  • Lacrimejamento.
  • Congestão e secreção nasal.
  • Tonturas.
  • Fraqueza.
  • Mal-estar estomacal acompanhado de diarreia.
  • Incômodos no peito.

Como diminur inchaço no rosto: tratamentos

Se este é o seu caso e está com o rosto inchado, deve consultar seu médico. Ele se encarregará, através da consulta e do exame físico, de obter os dados que precisa para fazer o diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado para a causa e sintomas que você apresentar:

  • Caso se trate de um processo infeccioso no nariz, boca ou olhos, deve-se iniciar um tratamento com antibióticos.
  • No caso de ser o resultado de um abcesso dentário, o médico irá drená-lo através de uma incisão e curá-lo da forma adequada. Em seguida, indicará antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas.
  • Quando for o resultado de uma reação alérgica e, além do edema, apresentar erupção cutânea, serão prescritos anti-histamínicos ou anti-inflamatórios para eliminar a inflamação, assim como as lesões na pele.
  • Se o inchaço é o resultado da ingestão de algum medicamento, deve-se suspender seu uso imediatamente. De acordo com o caso, será indicado um anti-histamínico para reverter os sintomas que o paciente apresentar.
  • Ao iniciar o tratamento correspondente ao inchaço do rosto pela rinite, deve-se evitar o contato com o alérgeno, fazer lavagens nasais a base de água com sal e a aplicação de descongestionantes nasais, assim como anti-histamínicos.
  • Nos casos de celulite facial ou de um abcesso dentário resultado de uma infecção, o tratamento é iniciado com antibióticos por no mínimo 10 a 14 dias, dependendo da bactéria que causa o quadro infeccioso. Assim como anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir a dor e a inflamação.
  • Caso se trate de um edema após uma transfusão de sangue, os sintomas do paciente devem ser tratados. Inicialmente, o tratamento deve ser feito com anti-histamínicos.
Como diminuir inchaço no rosto - Como diminur inchaço no rosto: tratamentos

Como diminuir inchaço do rosto: recomendações

Para diminuir o inchaço no rosto, além de iniciar o tratamento médico, é preciso implementar algumas recomendações para diminuir os riscos de sofrer esta alteração:

  • Diminuir a ingestão de sal. Com isto, evita-se a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço do rosto.
  • Aplicar compressas frias ou gelo na área da face para aliviar os sintomas do inchaço.
  • Utilizar máscara de pepino, este vegetal tem propriedades anti-inflamatórias, por isso tem a capacidade de diminuir a inflamação no rosto. Para preparar a máscara, bate-se no liquidificador ½ pepino, então é preciso deixar esta pasta refrigerar por algumas horas, em seguida aplicá-la na face e deixar agir por cerca de 20 minutos. Por último, retira-se a máscara com água em abundância.
  • Consumir infusões de ervas como o tomilho, orégano e urtiga verde. Estas ervas possuem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, por isso contribuem para diminuir o inchaço no rosto. O preparo consiste em colocar estas 3 ervas em uma panela com ½ litro de água e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos, então deixa-se este preparo em repouso e depois se toma um copo diariamente.

É aconselhável seguir estas recomendações junto com os conselhos médicos e de acordo com a causa que originar esta alteração. Não hesite em ir ao seu médico, ele se encarregará de fazer o diagnóstico preciso e, desta forma, iniciar o tratamento adequado aos sintomas que você apresentar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir inchaço no rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Como diminuir inchaço no rosto

O que lhe pareceu o artigo?

Como diminuir inchaço no rosto
1 de 3
Como diminuir inchaço no rosto

Voltar ao topo da página