Mau hálito

Língua branca e mau hálito - Causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 13 abril 2023
Língua branca e mau hálito - Causas e tratamento

Você já abriu a boca diante do espelho e viu que sua língua está branca e você tem mau hálito? Isto pode acontecer, mas não se preocupe, pois há muitas pessoas que sofrem com esta situação e geralmente ela pode ser resolvida com uma boa higiene oral.

A língua é coberta por inúmeras papilas e quando elas se inflamam, bactérias presentes na boca, restos de alimentos e células mortas podem ficar presas entre elas, levando ao inchaço, ao aparecimento da camada branca na língua e ao mau hálito.

Entretanto, há várias causas que podem dar origem ao aparecimento da língua branca e mau hálito além da má higiene oral, por isso convidamos você a continuar lendo este artigo da ONsalus para descobri-las e também descobrir como tratá-las.

Índice

  1. Má higiene bucal
  2. Consumo de determinados alimentos
  3. Desidratação
  4. Consumo de álcool e tabaco
  5. Febre
  6. Boca seca
  7. Leucoplasia
  8. Candidíase oral
  9. Respiração bucal
  10. Doenças do estômago
  11. Doenças hepáticas
Ver mais >>

Má higiene bucal

A falta ou má higiene bucal pode causar a permanência de partículas de alimentos dentro da cavidade bucal e nos dentes, levando a proliferação de bactérias que causam a língua branca e o mau hálito.

Tratamento

Para evitar isso, é importante manter uma boa rotina de higiene bucal, como escovar 3 vezes ao dia, passar o fio dental após as refeições e usar um raspador de língua para remover efetivamente a placa branca na língua. Além disso, isto pode ser complementado com o uso de um enxaguante bucal para manter o hálito saudável e fresco.

Língua branca e mau hálito - Causas e tratamento - Má higiene bucal

Consumo de determinados alimentos

A ingestão diária de certos alimentos que irritam as papilas gustativas da língua pode afetá-los, levando ao aparecimento de uma camada branca na língua acompanhada de mau hálito, podendo eventualmente desencadear um processo infeccioso na boca.

Tratamento

Nesta situação, certos alimentos que podem causar irritação nas papilas gustativas e até mesmo mau hálito, como cebolas, alho e especiarias, devem ser evitados.

É aconselhável não comer esses alimentos antes de dormir e para evitar o esbranquiçamento da língua e o mau hálito, é melhor eliminá-los da dieta e seguir uma dieta saudável rica em frutas e vegetais para ajudar a manter uma melhor saúde bucal.

Desidratação

A má hidratação devido à diminuição da ingestão de líquidos, especialmente água, pode levar à falta de saliva, o que pode diminuir o processo de autolimpeza da boca e causar língua branca e mau hálito.

Tratamento

A recomendação para tratar esta situação é beber água regularmente para manter o corpo hidratado e a boca úmida.

No artigo seguinte, falamos com mais detalhes sobre como fazer soro para beber caseiro.

Língua branca e mau hálito - Causas e tratamento - Desidratação

Consumo de álcool e tabaco

Fumar cigarros ou usar produtos derivados do tabaco pode fazer com que a língua fique branca, mau cheiro e boca seca.

O consumo excessivo de bebidas contendo álcool também pode fazer com que a língua fique branca, assim como outras condições.

Tratamento

Tanto a língua branca quanto o mau hálito do uso de álcool e tabaco podem ser tratados moderando o uso de ambas as substâncias, embora seja melhor deixar de usá-las completamente.

Febre

A febre é um aumento da temperatura corporal causado por um processo infeccioso viral ou bacteriano. É uma resposta do sistema imunológico. Uma vez controlado o processo infeccioso, a febre desaparece, mas pode causar alterações como a língua branca como resultado do acúmulo de bactérias na cavidade oral devido à amigdalite, faringite ou infecções bacterianas relacionadas ao sistema digestivo.

Tratamento

Para tratar a língua branca e mau hálito como resultado da febre, o médico recomendará controlar a febre com antipiréticos.

No caso de uma infecção bacteriana, o médico prescreverá antibióticos para combater a infecção que causa a febre. Além disso, o médico irá sugerir medidas de higiene oral para limpar a placa branca que reveste a língua.

Boca seca

A boca seca pode gerar uma capa branca e grudenta na superfície da língua. A saliva é o mecanismo de autolimpeza da boca e é responsável pela remoção de bactérias e partículas de alimentos. Portanto, quando há falta de saliva e estas partículas não são completamente removidas, elas se acumulam e provocam um embranquecimento da língua e mau hálito.

Tratamento

O médico recomendará beber muita água para reverter o diagnóstico de boca seca. Em alguns casos, ele ou ela também poderá prescrever medicamentos para estimular a produção de saliva e estimular a função das glândulas salivares.

Leucoplasia

A leucoplasia é uma condição causada por um crescimento excessivo de células no revestimento da boca. Estas células combinam-se com a queratina proteica e formam uma mancha branca na língua. Em alguns casos, isto pode ser causado pela irritação da boca e da língua após o contato com substâncias irritativas como o tabaco ou o álcool.

Isto geralmente não é grave, mas às vezes pode ser o gatilho do câncer na boca anos após o aparecimento destas lesões pela primeira vez.

Tratamento

Inicialmente, o médico aconselhará a eliminação de fatores que podem desencadear o desenvolvimento da leucoplasia, como o fumo. O ácido retinoico, vitamina A e outros retinoides sintéticos também serão recomendados.

Em alguns casos, pode ser resolvido por criocirúrgica a laser ou por procedimento cirúrgico.

Candidíase oral

A candidíase oral é uma causa comum da língua branca e mau hálito. Ocorre quando a levedura Candida cresce em excesso e causa uma infecção. Neste caso, as lesões geralmente aparecem na boca e na língua, com uma aparência aveludada. Além disso, quando você tenta deslocá-las ou escová-las, elas causam sangramento.

Tratamento

O tratamento será providenciado pelo dentista ou médico que fez o diagnóstico e prescreverá medicação antifúngica para eliminar a infecção causada pelo fungo.

Língua branca e mau hálito - Causas e tratamento - Candidíase oral

Respiração bucal

A respiração bucal pode ser a causa da boca seca, o que pode levar à ausência de salivação, acúmulo de restos de alimentos e crescimento bacteriano na boca, causando placa branca na língua e mau hálito.

Tratamento

A maneira de tratar esta condição é restabelecer a respiração nasal, resolvendo a situação que a impedia de ocorrer, seja devido a um resfriado ou a um problema respiratório.

Doenças do estômago

A aparência do que é conhecido como língua saburrosa, uma camada esbranquiçada ou amarelada que aparece naturalmente na língua, pode ser uma indicação de que algo está acontecendo no estômago. Algumas patologias estomacais como a gastrite podem causar o aparecimento desta camada branca na língua, assim como o mau hálito.

Tratamento

Além da higiene oral, o médico recomendará uma dieta leve, pobre em gordura e rica em fibras, o consumo de alimentos naturais e o uso de medicamentos antiácidos em caso de gastrite. Isto eliminará a azia que causa a placa branca na língua e o mau hálito.

Doenças hepáticas

Algumas doenças hepáticas podem se manifestar através da língua, que pode observar mudanças na cor, desconforto ou mau hálito. Estes sintomas são um aviso de que você deve consultar um médico para verificar a saúde do seu fígado.

Tratamento

Dependerá da doença que está causando a língua branca. Inicialmente, o médico recomendará melhores hábitos alimentares e boa higiene oral enquanto se faz o diagnóstico da doença hepática que está causando a língua branca e o mau hálito.

Agora que você já conhece os possíveis motivos para estar com a língua branca e mau hálito, não perca este outro artigo no qual explicamos o que é a sensação de pelos na língua e na garganta.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Língua branca e mau hálito - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Rodríguez Ortega, J., Miranda Tarragó, J., Morejón Lugones, H., & Santana Garay, J. C. (2002). Candidiasis de la mucosa bucal: Revisión bibliográfica. Revista Cubana de Estomatología, 39(2), 187-233.
  • Suárez, L. F. R. (2003). Enfermedades de la boca. Tecnico Auxiliar de Geriatria. Manual. Temario. E-book, 299.
  • Valdivia Roldán, M. (2011). Gastritis y gastropatías. Revista de gastroenterología del Perú , 31 (1), 38-48.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Língua branca e mau hálito - Causas e tratamento