O que é gastrite: sintomas, causas e tratamento
A gastrite é uma inflamação da membrana que cobre e protege o estômago dos sucos gástricos produzidos para ajudar os processos digestivos. É muito comum que se confunda gastrite com outras infecções como o refluxo gastroesofágico ou a acidez. Para você ter a certeza e poder tratar a gastrite adequadamente, é necessário realizar uma gastroscopia. Esta condição pode ocorrer por um curto período de tempo, durante meses ou até mesmo anos. No ONsalus, explicamos os sintomas, as causas e o tratamento da gastrite.
Tipos de gastrite
Para saber mais sobre a gastrite você deve primeiro conhecer os diferentes tipos que existem:
Gastrite aguda
A gastrite aguda também pode ser classificada por gastrite fleimonosa ou flegmonosa, sendo muito comum em pacientes com doenças crônicas onde o sistema imunitário se encontra bastante debilitado e doenças hemorrágicas. A gastrite aguda pode ter diferentes origens, podendo ser de origem bacteriana, vírica, alérgica, tóxica (o que inclui álcool) ou ser provocada por medicamentos como os anti-inflamatórios, antimicóticos, anti-infecciosos, etc. Geralmente, são o tipo de gastrite mais frequente e podem produzir úlceras ou até mesmo provocar a morte do paciente. O seu tempo de duração costuma ser curto.
Gastrite crônica
A gastrite crônica, por outro lado, é uma inflamação que persiste, sendo caracterizada por uma duração mais larga de meses ou anos. É provocada pela inflamação da mucosa gástrica causada pela Helicobacter pylori. Este tipo de gastrite é subdividido em linfocitária, eosinofilária e granulomatosa e é mais propensa a desenvolver câncer de estômago. Acomete mais as pessoas idosas do que os jovens.
Gastrite: sintomas
Pacientes com gastrite crônica apresentam sintomas mais subtis, embora possam sofrer de azia durante ou após a refeição. Em alguns casos, apesar de a gastrite já estar presente, os sintomas não se manifestam e apenas surgem quando existe um agravamento da condição. Os sintomas de gastrite podem variar de uma pessoa para outra, no entanto, os mais comuns são:
- Náuseas e vômitos,
- Sensação de estômago inchado mesmo após as refeições ligeiras;
- Dores estomacais;
- Perda de apetite;
- Dificuldade em digerir,
- Sangue nas fezes;
- Dores no abdômen;
- Ardência;
- Eructações (mais conhecidas como arrotos);
- Mau hálito.
Em casos mais graves de gastrite, a hemorragia pode ocorrer dentro do estômago. Os sintomas graves que apresentamos em seguida também podem estar presentes para além daqueles que já foram acima mencionados, embora sejam menos comuns:
- Palidez, suores e taquicardia;
- Sensação de desmaio ou falta de ar;
- Dores no peito;
- Vomitar grandes quantidades de sangue;
- Presença de sangue escuro nas fezes acompanhadas de um cheiro forte.
É importante destacar que um ou todos os sintomas podem surgir a qualquer momento. Isso é uma realidade mais presente, especialmente, em pessoas adultas com mais de 65 anos. Existe também uma ligação entre as dores de cabeça e a inflamação no estômago, em especial as enxaquecas.
Gastrite: causas
As causas da gastrite são bastante variadas, já que pode ser causada por uma infecção, uma doença auto-imune (o estômago é atacado pelo sistema imunológico por engano) ou pelo refluxo da bílis no estômago (refluxo biliar). Situações como estresse, sentimento de culpa, casos familiares ou de trabalho difíceis podem levar à gastrite nervosa. Isso ajuda a explicar por que algumas pessoas com estômago inflamado não sentem nenhum sintoma de gastrite, enquanto que outras sentem isso graças ao estresse.
As causas da gastrite são::
- Bactérias, geralmente por Helicobacter pylori;
- Vírus, entre eles o vírus do herpes simplex;
- Parasitas;
- Micoses.
Numerosas substâncias podem causar irritação, entre elas destacamos:
- Tomar medicamentos como o ácido acetilsalicílico e analgésicos como o ibuprofeno ou o naproxeno;
- Abusar das bebidas alcoólicas;
- Consumo de tabaco;
- Vômitos crônicos;
- Ingerir café e bebidas ácidas;
- Demasiado ácido no estômago (derivado por exemplo ao estresse);
- Comer ou beber substâncias corrosivas (por exemplo o vinagre);
- Refluxo biliar;
- Estresse;
- Distúrbios como anemia perniciosa.
Existem ainda, para terminar, algumas causas raras que podem originar esta condição, tal como:
- Doenças sistêmicas (como é por exemplo a Doença de Crohn);
- Sarcoidose.
Gastrite: tratamento
O diagnóstico da gastrite pode ser feito através de uma análise ao sangue, um exame para determinar se a inflamação é provocada por H.pylori, um exame às fezes ou uma endoscopia, dependendo da gravidade da gastrite.
Na maioria dos casos o tratamento da gastrite depende da causa que a provoca, sendo que o problema pode desaparecer com o tempo. Para as gastrites agudas, existem distintas opções de tratamento, sendo que o principal é uma mudança de hábitos. Quanto aos medicamentos, podem ser receitados antagonistas H2 que vão ajudar a diminuir a produção dos ácidos gástricos, antiácidos ou o sucralfato que ajudam a que não exista um pH demasiado ácido e prevenir o surgimento de úlceras.
No caso da gastrite crônica o tratamento é personalizado, se for causado por Helicobacter pylori o mais comum é utilizar antibióticos ou inibidores da bomba de protões como o omeprazol que vai ajudar a reduzir os ácidos gástricos. Se a gastrite é causada por anemia perniciosa, são administrados complementos de vitamina B12 indefinidamente e suplementos de ferro.
Quanto tempo dura uma gastrite?
No caso da gastrite crônica, pode durar anos e é impossível determinar quando desaparecerá totalmente. Em relação à gastrite aguda, pode aparecer e desaparecer, isto é, existem momentos em que é muito sentida e outros em que o paciente se sente bem. Mesmos nesses casos, é impossível determinar quando vai passar e se vai voltar, já que os fatores desencadeantes como o estresse a influenciam.
Quando ir ao médico?
Se você padece de algum destes sintomas e acha que piorou desde o seu surgimento, deve consultar um médico para que ele faça um diagnóstico correto da doença para que você possa ser tratado a tempo. O prognóstico vai depender da causa mas geralmente é favorável. Se você apresentou alguns dos seguintes sintomas, não hesite em ir ao médico de imediato:
- Dor no abdômen ou ventre que não desaparece;
- Vômito com sangue;
- Fezes negras.
Outras recomendações sobre a gastrite
Em seguida, indicamos algumas recomendações para aliviar os sintomas da gastrite, sobretudo em casos de gastrite aguda:
- Aposte numa dieta específica para gastrite;
- Evite as substâncias irritantes como o café e o álcool ou medicamentos que podem irritar a mucosa gástrica;
- Evite alimentos demasiado frios ou quentes;
- Mantenha a hora das refeições;
- Aumente o consumo de frutas doces, maduras e sem pele;
- Não faça jejuns muito prolongados;
- Se você consome produtos lácteos, dê preferência às versões desnatadas;
- Faça 5 refeições por dia em pequenas quantidades;
- Evite fumar;
- Tome infusões digestivas.
Existem também alguns alimentos que podem ajudar a prevenir a gastrite, como é o caso do gengibre. O gengibre diminui a inflamação e os revestimentos ulcerados e possui ação anti-inflamatória e antibacteriana. Ele é usado para reduzir as náuseas e estimular a digestão de gorduras, além de funcionar como antibiótico natural. Para saber mais sobre este alimento, confira o artigo Gengibre, para que serve - usos medicinais onde explicamos todas as vantagens que este alimento tem.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é gastrite: sintomas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.