Doenças do sistema digestivo

Sensação de estômago cheio sem comer: causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 29 dezembro 2023
Sensação de estômago cheio sem comer: causas e tratamento

A sensação de estômago cheio sem comer pode ter diferentes causas, como hábitos alimentares, úlceras pépticas, gastrite, estresse, anorexia, inchaço (mesmo sem comer), estilo de vida, entre outras. Também pode apresentar sintomas como dor ou inchaço abdominal, náuseas, gases ou vômitos. Portanto, é importante prestar atenção aos sintomas e saber o que fazer em todos os momentos, especialmente para reconhecer, quando ir ao pronto-socorro para descartar condições que possam ser complicadas.

Aqui, no ONsalus, explicaremos com mais detalhes em que casos pode ocorrer a sensação de estômago cheio sem comer, o que a causa e os possíveis tratamentos.

Também lhe pode interessar: Sensação de estômago cheio: causas

Índice

  1. Hábitos alimentares pouco saudáveis
  2. Gases em excesso
  3. Indigestão
  4. Infecções
  5. Prisão de ventre
  6. Síndrome do intestino irritável
  7. Úlceras no estômago
  8. Refluxo gastroesofágico
  9. O que fazer quando você tiver sensação de estômago cheio sem comer

Hábitos alimentares pouco saudáveis

Algumas pessoas não têm bons hábitos alimentares; por isso, tendem a comer muito rápido, ingerir quantidades excessivas de alimentos, beber bebidas gaseificadas e comer alimentos ricos em fibras, como cebola, feijão ou repolho. Isso pode levar a uma sensação de estômago cheio, mesmo depois de muitas horas desde a última refeição.

Tratamento

O tratamento pode consistir em fazer pequenas refeições, mastigar os alimentos lentamente, beber bastante água, ingerir pouco sal, fazer exercícios regularmente e evitar alimentos ácidos.

Gases em excesso

O acúmulo de gases também pode causar uma sensação de estômago cheio sem comer, acompanhada de inflamação, desconforto geral, inchaço e desconforto. Isso pode ocorrer devido a um estilo de vida sedentário, ao consumo de alimentos de digestão lenta, como feijão, repolho, brócolis ou batata. Também pode ocorrer devido à ingestão excessiva de bebidas gaseificadas.

Tratamento

Nesse caso, a melhor coisa a fazer é exercitar-se, ter um estilo de vida saudável e comer pouco para evitar o acúmulo de gases.

Se quiser saber mais sobre quais alimentos ajudam a evitar os gases, o artigo "Alimentos para evitar gases" pode interessar.

Indigestão

Essa é outra causa comum de estômago cheio e tenso. Não se trata de uma doença, mas de um conjunto de sintomas que causam desconforto na parte superior do abdômen, como dor abdominal, sensação de saciedade, gases e náusea. Alguns alimentos ácidos, como suco de laranja ou tomate, podem causar indigestão, assim como cafeína, bebidas gaseificadas, álcool e estresse.

Tratamento

O tratamento para essa causa consistiria na eliminação de todos os estímulos mencionados acima que causam indigestão.

Sensação de estômago cheio sem comer: causas e tratamento - Indigestão

Infecções

Algumas infecções podem causar desconforto estomacal, como as causadas por parasitas, e a pessoa pode apresentar vômito, diarreia, inchaço abdominal ou estomacal e náusea.

Além desse tipo de infecção causada por parasitas, outras podem ser causadas por bactérias ou fungos. Uma muito comum é causada pela bactéria Helicobacter pylori, que pode causar azia, dor abdominal, perda de apetite, excesso de gases e úlceras.

Tratamento

O tratamento nesses casos pode variar; por isso, é importante consultar um especialista, pois será o gastroenterologista que, por meio de exames, estabelecerá um diagnóstico preciso e indicará o tratamento mais adequado, que pode ser acompanhado de antibióticos.

Prisão de ventre

A constipação ocorre quando muitos dias se passam e a pessoa não consegue evacuar com facilidade e pode ter uma sensação de estômago cheio sem comer. É definida como uma dificuldade de evacuar, com uma frequência inferior a 3 vezes por semana. Isso ocorre porque o movimento das fezes é muito lento ou elas permanecem no reto e não podem ser eliminadas, tornando-se duras e secas.

Tratamento

Quando a constipação é a causa do estômago apertado, recomenda-se beber bastante água, comer alimentos ricos em fibras e fazer exercícios regularmente.

Síndrome do intestino irritável

Também conhecida pela sigla SII, os portadores da doença podem apresentar sintomas como cólicas abdominais, constipação, diarreia, evacuações incompletas, inchaço, entre outros. Geralmente é causada por um aumento desproporcional de bactérias no intestino delgado, ansiedade, estresse, depressão ou sensibilidade a determinados alimentos.

Tratamento

O tratamento para essa condição pode ser variado e pode até envolver profissionais de diferentes áreas da saúde, pois o que geralmente é recomendado inclui um plano de dieta especial, probióticos, medicamentos para dor, diarreia, constipação, depressão, terapias psicológicas, entre outras opções para aliviar o desconforto do paciente.

Sensação de estômago cheio sem comer: causas e tratamento - Síndrome do intestino irritável

Úlceras no estômago

Algumas bactérias também podem causar danos ao revestimento do estômago e levar a úlceras gástricas. Além das bactérias, as úlceras estomacais também podem ser causadas pela síndrome de Zollinger-Ellison, que resulta no crescimento de tumores na parte superior do intestino delgado causados pelo excesso de ácido no estômago.

Tratamento

O tratamento pode incluir a prevenção de fatores de risco, como tabagismo, uso de esteroides, álcool, entre outros. O médico pode prescrever antiácidos, protetores do revestimento do estômago e, em certos casos, cirurgia.

Refluxo gastroesofágico

As pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico geralmente apresentam dificuldade para respirar, náusea, queimação na parte superior do estômago, mau hálito, vômito, desgaste dos dentes, entre outros. Isso ocorre porque o ácido estomacal volta para o esôfago, o tubo que liga o estômago à boca.

Tratamento

O tratamento geralmente consiste em eliminar certos alimentos, álcool, alimentos condimentados, manter um peso equilibrado, não fumar, comer pelo menos 3 horas antes de ir para a cama, entre outros.

Sensação de estômago cheio sem comer: causas e tratamento - Refluxo gastroesofágico

O que fazer quando você tiver sensação de estômago cheio sem comer

Quando se sentir com o estômago cheio, você pode optar pelas recomendações a seguir:

  • Mastigue os alimentos lentamente antes de engolir.
  • Coma devagar para evitar o acúmulo de gases.
  • Evite refrigerantes e álcool.
  • Coma moderadamente.
  • Reduzir o consumo de cafeína e chá.
  • Faça uma caminhada rápida após comer.
  • Não vá para a cama logo após comer.

Por fim, é importante consultar um médico e seguir todas as recomendações do especialista.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de estômago cheio sem comer: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Castañeda Sepúlveda, R. (2010). Síndrome de intestino irritable. Medicina universitaria, 12(46), 39-46.
  • DIGESTIVAS, E. (2000). Nutrición y enfermedades del aparato digestivo. Medicina General, 29, 978-983.
  • de Patología Digestiva, S. E., de Endoscopia Digestiva, S. E., & de Ecografía Digestiva, A. E. (2021). ENFERMEDADES DIGESTIVAS.
  • DE, S. E., & DIGESTIVA, E. (2018). ENFERMEDADES DIGESTIVAS. Zaragoza, 14(17).
  • Remes-Troche, J. M. (2005). Estreñimiento: evaluación inicial y abordaje diagnóstico. Revista de Gastroenterología de México, 70(3), 312-322.
  • Talley, N. J., Phung, N., & Kalantar, JS (2001). Indigestión: ¿Cuándo es funcional? Bmj, 323(7324), 1294-1297.
  • Valdés, M. V., Rodríguez, J. A. B., Reyes, L. S., & Pérez, Y. P. (2020). Infección por Helicobacter pylori en pacientes con enfermedades digestivas. Medimay, 27(4), 541-551.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Sensação de estômago cheio sem comer: causas e tratamento