Doenças do sistema digestivo

Gordura nas fezes: causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 27 novembro 2024
Gordura nas fezes: causas e tratamento

A presença de gordura nas fezes é conhecida como esteatorreia e se deve a diferentes causas, como doença celíaca, pancreatite, giardíase, entre outras. O tratamento da esteatorreia dependerá de sua origem, para a qual é necessária uma avaliação médica.

No ONsalus, explicamos mais sobre a gordura nas fezes, todas as suas possíveis causas e as diferentes opções de tratamento.

Também lhe pode interessar: Sangue nas fezes, o que pode ser?
Índice
  1. O que é esteatorreia?
  2. Doença celíaca
  3. Doença de Crohn
  4. Fibrose cística
  5. Pancreatite
  6. Giardíase
  7. Doença de Whipple

O que é esteatorreia?

A esteatorreia é uma condição em que há gordura nas fezes. Trata-se de evacuações com uma aparência oleosa, gordurosa, volumosa, espumosa e com odor forte que flutua. Não se trata de uma doença em si, mas sim de um sintoma de uma condição preexistente.

Esse sintoma surge quando o sistema digestivo perde a capacidade de absorver gordura, que acaba sendo excretada nas fezes. Às vezes, o paciente pode evacuar fezes com gordura se estiver sofrendo de uma condição temporária, como mudanças na alimentação ou infecções intestinais. Se a esteatorreia for persistente, então se deve à presença de uma doença subjacente.

Além das doenças que serão consideradas neste artigo, deve-se fazer menção especial ao bypass gástrico, que pode causar evacuações com gordura, já que a área do estômago responsável por absorver gorduras fica reduzida após a intervenção e não pode realizar de forma normal a função digestiva.

Da mesma forma, há outras causas que não são tão severas, mas que poderiam causar esteatorreia, como a ingestão de alguns medicamentos como o orlistat, tomado por alguns pacientes que querem perder peso. Este medicamento faz parte do grupo dos inibidores de lipase, ou seja, não permite que o intestino absorva as gorduras, eliminadas nas fezes.

Quando uma pessoa sofre de esteatorreia, suas fezes podem ter uma aparência gordurosa, com manchas esbranquiçadas, alaranjadas ou pálidas. A seguir, serão apresentadas algumas das causas mais comuns de gordura nas fezes.

Doença celíaca

Quando a pessoa celíaca percebe a presença de gordura nas fezes, é porque a enzima responsável pela quebra do glúten não está presente, pois o corpo não a produz nas quantidades necessárias. Como resultado, o glúten se acumula no sistema digestivo, causando danos ao intestino e resultando na má absorção da gordura. Se a pessoa sofre dessa doença, além da gordura nas fezes, ela também pode sofrer de falta de apetite, inchaço abdominal, fezes esbranquiçadas e diarreia.

Tratamento

Em primeiro lugar, é necessária a orientação de um nutricionista, juntamente com a orientação do gastroenterologista, mas o tratamento começa com a eliminação do consumo de alimentos que contenham glúten, como massas, pães ou bebidas alcoólicas.

Gordura nas fezes: causas e tratamento - Doença celíaca

Doença de Crohn

A doença de Crohn se caracteriza por uma inflamação no revestimento dos intestinos, que impede o organismo de absorver a gordura, fazendo com que a pessoa comece a experimentar esteatorreia, além de sintomas como cansaço, perda de peso, diarreia e perda de apetite.

Tratamento

Este é indicado por um gastroenterologista e um nutricionista e se concentra em diminuir os sintomas para que a pessoa possa ter uma melhor qualidade de vida. É provável indicarem a administração de corticoides, alimentação que facilite a digestão, antibióticos, redução das comidas com gorduras, entre outras medidas.

Fibrose cística

Esta é outra condição que provoca a presença de gordura nas fezes, com secreções viscosas e espessas, que, se acumuladas nos órgãos, podem causar desconforto digestivo, além de outros sintomas respiratórios. As fezes podem ter um odor mais forte, diarreia persistente, possível desnutrição, constipação ou dificuldades para ganhar peso.

Tratamento

O médico focará no tratamento para aliviar os sintomas, que pode consistir em medicamentos para melhorar a respiração, solução salina hipertônica para expelir o muco, broncodilatadores, uma alimentação equilibrada para diminuir o risco de desnutrição, antibióticos para prevenir infecções e fisioterapia respiratória.

Além disso, pode prescrever enzimas pancreáticas para ajudar na absorção de nutrientes, amaciantes para as fezes, entre outras opções.

Pancreatite

Quando o pâncreas fica inflamado, há uma grande chance de a pessoa excretar fezes gordurosas, pois a produção de enzimas responsáveis pelo processo digestivo é alterada. Além da esteatorreia, o paciente pode perder peso, sentir dor no abdômen, sensibilidade na barriga, inchaço, entre outros.

Tratamento

O tratamento pode depender da gravidade da condição, mas o paciente é geralmente aconselhado a descansar, tomar anti-inflamatórios, fazer uma dieta leve para evitar que o pâncreas inche e exacerbe os sintomas. Além disso, o médico pode prescrever enzimas digestivas orais para substituir a perda de enzimas digestivas.

Gordura nas fezes: causas e tratamento - Pancreatite

Giardíase

Esta é uma doença infecciosa causada por um parasita conhecido como Giardia lamblia, que pode afetar o processo digestivo e causar esteatorreia. As fezes podem ter uma cor amarela, e o paciente pode apresentar mal-estar geral, diarreia e inflamação abdominal.

Tratamento

O gastroenterologista, após analisar os exames de fezes e estabelecer o diagnóstico, pode prescrever alguns antimicrobianos, como tinidazol ou metronidazol, por 1 dia ou até 5 dias, dependendo da gravidade dos resultados analisados.

Doença de Whipple

Esta doença é causada pela bactéria conhecida como Tropheryma whipplei, que pode lesionar o intestino e interferir na absorção de água, vitaminas, gorduras e minerais. Isso resulta em esteatorreia, acompanhada de sintomas como perda de peso, dor abdominal e diarreia.

Tratamento

É indispensável que a pessoa receba atendimento imediato, pois, se o tratamento não for iniciado o mais rápido possível, a bactéria pode afetar outros órgãos, inclusive o cérebro. Quando o médico estabelece o diagnóstico, pode prescrever antibióticos como penicilina ou ceftriaxona, além de sulfametoxazol e trimetoprima, doxiciclina ou cloranfenicol, para garantir que a bactéria seja completamente eliminada.

Como mencionado, algumas cirurgias também podem causar a presença de gordura nas fezes, como a remoção de partes do estômago ou do intestino delgado. Nesses casos, isso é geralmente considerado normal, mas se for persistente ou acompanhado de outros sintomas, como febre, sangue nas fezes ou dor, é necessário consultar um médico para uma avaliação e prevenção de complicações.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gordura nas fezes: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Adom, C., & Kamat, K. Hoekelman.(2010). Diarrea y esteatorrea. Martin, H. & Ulshen.(Eds): Tratado de Pediatría, 1547-1564.
  • Antolín, G. S., Castillo, M. P. M., & Sande, M. V. (2000). Indicaciones de las pruebas funcionales pancreáticas. Medicine-Programa de Formación Médica Continuada Acreditado, 8(8), 419-421.
  • BERMUDEZ, J. C. A. (1962). MANIFESTACIONES RADIOLOGICAS EN EL SINDROME DE MALABSORCION INTESTINAL. GEN: organo oficial de la Sociedad Venezolana de Gastroenterología, Endocrinología y Nutrición, 17, 93.
  • Wolfe, M. S. (1992). Giardiasis. Clinical microbiology reviews, 5(1), 93-100.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Gordura nas fezes: causas e tratamento