Doenças do sistema digestivo

Remédios caseiros para o mau hálito estomacal

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 13 maio 2022
Remédios caseiros para o mau hálito estomacal

Com certeza, alguma vez você já percebeu que alguém com quem estava conversando tinha um cheiro ruim na boca ou, também, você mesmo em alguns casos pode ter tido isso. O mau hálito é uma condição muito frequente entre as pessoas, podendo surgir tanto em crianças quanto em adultos, e depende tanto do que comemos como dos nossos hábitos de higiene bucal.

Nas próximas linhas deste artigo do ONsalus, vamos te dar os melhores remédios naturais que existem para combater a halitose que tem como origem alguma doença ou alteração digestiva. Continue lendo para descobrir os remédios caseiros para o mau hálito estomacal e encontre a solução para este problema tão incômodo e irritante.

Índice

  1. Gengibre
  2. Salsinha e vinagre de maçã
  3. Bicarbonato de sódio
  4. Iogurte
  5. Sementes de funcho ou anis
  6. Vinagre de maçã
  7. Chá verde
  8. Menta

1. Gengibre

Iniciamos nossa lista de remédios caseiros para o mau hálito estomacal destacando o gengibre, que é utilizado para acalmar o mal-estar estomacal, assim como para tratar o mau hálito. Isto se deve aos compostos que ativam uma enzima na saliva que se encarrega por decompor as bactérias encarregadas de causar os cheiros desagradáveis na boca.

Você pode usar o gengibre como enxaguante bucal. Para isso, precisará destes ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre.
  • Suco de 1 limão.
  • 1 xícara de água morna.

Preparo

Para obter a infusão de gengibre, misture a colher de gengibre com o suco de limão na xícara de água morna e deixe em repouso em temperatura ambiente. Enxague sua boca várias vezes ao dia com esta infusão e verá como manterá sua boca fresca e livre do mau cheiro.

Remédios caseiros para o mau hálito estomacal - 1. Gengibre

2. Salsinha e vinagre de maçã

A salsinha é um remédio caseiro muito popular utilizado para tratar o mau hálito estomacal. Graças ao seu alto conteúdo em clorofila e seu aroma fresco, possui um efeito desodorante.

Quando misturada com o vinagre de maçã, potencializa seu efeito, além de regular a acidez estomacal. Para fazer este remédio caseiro, você vai precisar de:

  • 2 ramas de salsinha.
  • ½ xícara de vinagre de maçã.

Preparo

Uma vez que tenha os ingredientes, mergulhe as ramas de salsinha no vinagre de sidra de maçã durante cerca de 10 a 15 minutos. Passado este tempo, já está pronto para usar.

Para desfrutar das suas propriedades, basta pegar uma rama da salsinha que estava no vinagre e mastigá-las durante 3 minutos após cada refeição. Desta forma, manterá sua boca com um hálito fresco. Você também pode fazer isso após cada escovação.

Neste outro artigo explicamos por que uma pessoa tem mau hálito mesmo escovando os dentes.

3. Bicarbonato de sódio

Está demostrado cientificamente que o bicarbonato ajuda a eliminar as bactérias da boca. As pastas de dentes contêm elevadas concentrações de bicarbonato de sódio, o que diminui de forma eficaz o mau hálito.

Com este composto é possível preparar um enxaguante bucal muito eficaz para limpar e refrescar a boca. Para preparar este outro remédio caseiro para o mau hálito estomacal você precisará de:

  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio.
  • 1 xícara de água morna.

Preparo

Misture os ingredientes e mantenha-os por 30 segundos na boca antes de cuspi-los. Com isto, você controlará as bactérias causadoras do mau hálito.

Remédios caseiros para o mau hálito estomacal - 3. Bicarbonato de sódio

4. Iogurte

É utilizado pelo seu alto conteúdo em bactérias saudáveis que são conhecidas como Lactobacillus, as quais se encarregam por combater as bactérias ruins que estão em diferentes partes do corpo, incluindo os intestinos.

O iogurte também pode atuar como um remédio caseiro para diminuir o mau hálito estomacal. Para isso, você deve comer pelo menos uma porção natural e sem gordura dele diariamente. Além disso, comer iogurte é muito eficaz na prevenção contra cáries.

Neste outro artigo falamos sobre os alimentos que clareiam os dentes.

5. Sementes de funcho ou anis

Estas sementes foram utilizadas desde a antiguidade para refrescar o hálito. Na Índia são usadas para limpar o o hálito depois da janta ou como um refrescante bucal. Seu sabor é doce e contém óleos essenciais aromáticos que dão ao hálito um aroma fresco.

Para preparar esta infusão que também serve como remédio caseiro para o mau hálito estomacal você vai precisar de:

  • 1 colher de chá de sementes de funcho ou anis.
  • 1 xícara de água fervida.

Preparo

Adicione as sementes de uma xícara de água fervendo e tampe a bebida, deixe descansar durante cerca de 15 minutos e depois coe a mistura. Após isto, estará pronta, e você pode tomar até 3 xícaras desta infusão diariamente.

Estas sementes podem ser comidas puras, tostadas ou cobertas com açúcar. Se consumi-las diariamente, terá excelentes resultados.

Remédios caseiros para o mau hálito estomacal - 5. Sementes de funcho ou anis

6. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é usado devido as suas propriedades antissépticas, contendo um ácido natural chamado ácido acético que impede que as bactérias cresçam, uma vez que elas gostam de se desenvolverem em ambientes ácidos. Por isso, a elaboração de um enxaguante bucal com vinagre pode reduzir o crescimento de bactérias.

Para preparar um enxaguante bucal com vinagre, você vai precisar:

  • 2 colheres de sopa de vinagre de sidra de maçã.
  • 1 xícara de água.

Preparo

Misture o vinagre com a água e faça gargarejos durante 30 segundos antes de cuspi-lo. Você verá em pouco tempo como seu hálito ficará mais fresco e sem mau cheiro. Pode usar isso depois de escovar os dentes até que a halitose desapareça.

7. Chá verde

Esta bebida possui efeito relaxante, além de outras propriedades como desodorante e desintoxicante, e é utilizada para limpar e eliminar bactérias da boca.

O chá verde pode ser preparado e servir como remédio caseiro para o mau hálito estomacal da seguinte forma:

  • 1 xícara de água quente.
  • 1 saquinho de chá verde.

Preparo

Coloque o saquinho de chá verde na xícara de água quente, deixe em repouso por alguns minutos e beba lentamente ao longo do dia. Com isso, você manterá seu hálito limpo e fresco.

Se tomá-lo diariamente, com o passar do tempo, as bactérias causadoras do mau hálito em sua boca diminuirão.

Remédios caseiros para o mau hálito estomacal - 7. Chá verde

8. Menta

A menta é uma planta medicinal que possui propriedades digestivas e, graças ao seu efeito refrescante, neutraliza o mau cheiro da boca. Além disso, melhora o pH da saliva. Para fazer a infusão de menta você precisará de:

  • 1 colher de chá de menta.
  • 1 xícara de água fervendo.

Preparo

Para obter a infusão você deve adicionar à xícara de água fervendo a colher de folhas de menta. Tape-a e deixe em repouso por 10 minutos, depois, coe-a.

Você pode tomar de 2 a 3 xícaras desta infusão ao dia até que a halitose desapareça.

Agora que você conheceu os melhores remédios caseiros para o mau hálito estomacal, não perca este outro artigo em que te contamos como eliminar o cáseo definitivamente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o mau hálito estomacal, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Bravo, J. C., & Bahamonde, H. (2014). Halitosis: Fisiología y enfrentamiento. Revista de otorrinolaringología y cirugía de cabeza y cuello, 74(3), 275-282.
  • Fernández Amézaga, J., & Rosanes González, R. (2002). Halitosis: diagnóstico y tratamiento en Atención Primaria. Medifam, 12(1), 46-57.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Remédios caseiros para o mau hálito estomacal