Partilhar

Barriga borbulhando: o que pode ser

Barriga borbulhando: o que pode ser

De forma geral, quando dizemos que nossas barrigas fazem barulho ou sentimos movimentos na região, logo pensamos na sensação de fome. No entanto, será que estamos realmente sentindo fome quando isso acontece? Em mais de um caso, isto pode ser devido a outras causas como os gases, outra situação muito comum que também provoca essa sensação de estômago borbulhando. Uma má alimentação ou determinada condição, assim como a falta ou excesso de alimentos, podem provocar movimentos em nosso estômago ou até mesmo inchaço, sendo possível sentir uma espécie de borbulhamento nele, ainda que na maioria dos casos não se trate de nada grave. Neste artigo do ONsalus vamos descobrir "Barriga borbulhando: o que pode ser" e quais as melhores soluções para cada caso.

Também lhe pode interessar: Sangue nas fezes, o que pode ser?

Como funciona o sistema digestivo

O sistema digestivo é um tubo que começa na boca e termina no ânus, por onde passa a comida e onde os seus nutrientes são absorvidos e, posteriormente, descartados. Está unido a diferentes órgãos para fazer todo o processo de digestão, sendo uma de suas atividades a peristalse que consiste em contrações musculares através das quais a comida vai sendo transportada. Desta forma, a comida vai se movendo pelo tubo digestivo, mas também vai passando por vários processos. Por exemplo, as contrações não só movem a comida mas, além disso, a misturam com os líquidos e sucos gástricos para formar o bolo alimentar, que é o resultado dos alimentos mastigados junto com a saliva e outros líquidos.

Além disso, estas contrações produzem gases que vão se movimentando e chocando com as paredes do estômago. Quando isto ocorre, percebemos por fora a sensação de movimento na barriga que tanto conhecemos e que associamos à fome ou aos gases. Além do movimento, também pode fazer ruídos e por isso dizemos que "a barriga ronca". No entanto, isto não ocorre apenas quando o estômago está vazio e precisamos comer ou temos a sensação de fome, mas sim o tempo todo. O que acontece é que, quando o estômago está cheio, não escutamos os ruídos, pois a comida faz com que o barulho das bolhas chocando e estourando seja silenciado. Por isso, quando nossa barriga ronca ou temos a sensação de que está se mexendo, sentimos um vazio no estômago e o associamos à fome.

Quando o estômago está vazio, continua produzindo as contrações embora não tenha comida, já que o estômago produz hormônios que estimulam os nervos que, por sua vez, enviam a mensagem ao cérebro de que ele precisa de comida. O cérebro responde fazendo com que os músculos digestivos comecem a trabalhar, provocando assim contrações que coletam os restos de comida e causam esta sensação a cada determinado tempo.

Mas, como vimos, não acontece apenas devido a uma falta de alimentos, podendo dever-se também a outros fatores que veremos agora, como os gases.

Barriga borbulhando: o que pode ser - Como funciona o sistema digestivo

Barriga borbulhando: o que pode ser

Os ruídos e sensação de barriga borbulhando são normais, seja porque temos fome ou simplesmente porque o estômago está funcionando. O problema está em que há situações nas quais esta sensação de borbulhamento na barriga é desconfortável, dói ou não para e não nos deixa fazer algumas de nossas atividades. Vamos ver algumas causas que podem provocar a sensação de estômago borbulhando:

Fome devido a determinadas dietas

Se você está fazendo uma dieta muito restritiva e repentina, é normal que o estômago se sinta mal. Faltam muitos alimentos e nutrientes no nosso organismo e é por isso que a sensação de barriga borbulhando e movimento em nosso corpo é constante já que o cérebro está continuamente enviando sinais de que tem fome. A melhor coisa a se fazer antes de começar una dieta é consultar um nutricionista que possa aconselhar e, sobretudo, que a mesma não seja repentina, já que deixar de comer bruscamente pode trazer outros problemas de saúde.

Gases

Os gases são a causa mais comum pela qual se sente o estômago borbulhando. Essas borbulhas que notamos são de ar e é normal que se formem, mas há alguns alimentos e bebidas que favorecem seus surgimentos, como as bebidas gasosas. Se o corpo não pode se desfazer destas borbulhas de forma natural, isto é, através de arrotos ou flatulências, estas se dispersam no estômago.

Também ocorre com determinados alimentos, como os lácteos, os carboidratos (como as massas), ou os alimentos ricos em fibra, como os vegetais, as frutas ou os cereais integrais. Se comemos muito depressa, respiramos mal ou falamos enquanto comemos, muito ar entra pela nossa boca e este se une ao que já é produzido por si só na digestão.

Intolerância a certos alimentos

Ocorre frequentemente em pessoas com intolerância à lactose que produzem muitas bolhas de ar no estômago e, portanto, muitos gases. A pessoa sentirá essas bolhas constantemente e, além disso, pode sentir cólicas, dor de estômago ou até mesmo diarreias. A lactose é decomposta em outros componentes no estômago e, quando não é descomposta corretamente ou passa muito tempo no estômago, provoca muito mais borbulhas na barriga do que de costume.

Úlceras

Uma úlcera pode provocar a sensação de borbulhamento no estômago além de ruído muito forte e constante, assim como dor ou incômodos. Se você tem esta sensação e também fortes dores, a melhor coisa a se fazer é ir ao médico para que ele faça um diagnóstico adequado. No seguinte artigo, você poderá conhecer a úlcera de estômago com mais profundidade.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma doença na qual o intestino não está funcionando adequadamente. Entre seus sintomas encontram-se os gases, que podem dar a sensação de barriga borbulhando, sendo que os sintomas podem desaparecer após defecar. Gera-se inchaço abdominal pela excessiva presença de gases no estômago e, por vezes, os gases podem formar um borbulhamento que sentimos na parte superior direita ou esquerda do abdômen, que é onde o intestino faz a curva. O borbulhamento aperta as paredes e pode pressionar tecidos adjacentes e fazer com a haja dor na área. As vezes, quando está situada no lado esquerdo, imagina-se que seja um problema cardíaco, devido ao fato de estar tão próxima do coração, mas se trata simplesmente de gases.

Barriga borbulhando: o que pode ser - Barriga borbulhando: o que pode ser

Barriga borbulhando: soluções

Quando se trata de úlceras ou de intestino irritável, a solução é ir ao médico e receber o tratamento ou ter uma dieta adequada. Contudo, existem alguns conselhos que você pode seguir para diminuir a sensação de estômago borbulhando:

  • Faça cinco refeições por dia: quando nosso estômago está constantemente com fome, isso indica que precisa de ingerir algum alimento. A maioria das pessoas faz três refeições ao dia, as principais, e come em excesso. O correto é dar ao corpo o alimento que ele precisa em cinco refeições, de forma que não se coma excessivamente. O café da manhã deve ser abundante, o almoço também, mas o jantar deve ser leve. Se, entre o café da manhã e o almoço comemos algum alimento – saudável - e fazemos o mesmo durante a tarde, nosso estômago nos agradece e o resto do nosso organismo também.
  • Mastigue bem os alimentos: na maioria das vezes, não mastigamos os alimentos o suficiente. Embora demore mais tempo para comer, será melhor e não se formarão tantas bolhas de ar. Evite comer depressa ou com ansiedade, pois entrará muito mais ar pela sua boca.
  • Tome algum chá: depois de comer algo que ajude na digestão.
  • Vá ao banheiro com regularidade: isto não é algo que depende de nós, mas há quem aguente a vontade de ir ao banheiro e o melhor é ir sempre que for necessário, para que nosso sistema digestivo funcione corretamente. É melhor liberar os gases, embora seja incômodo e desagradável, e você sempre pode se desculpar e ir a um local privado ou ao banheiro, pois se segurá-los eles podem te causar dor.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Barriga borbulhando: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Barriga borbulhando: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Cleiton Nunes
Barulho na barriga pode ser verme?

Barriga borbulhando: o que pode ser
1 de 3
Barriga borbulhando: o que pode ser

Voltar ao topo da página