Partilhar

Pontos brancos na língua: causas e soluções

Pontos brancos na língua: causas e soluções

O estado da língua pode revelar muito sobre nossa saúde. Na verdade, sua avaliação é uma das etapas realizadas durante um exame físico do paciente. Os pontos brancos na língua podem aparecer em qualquer parte da mesma, na parte posterior, por baixo ou na superfície. Seu aparecimento acontece devido a um processo inflamatório das papilas gustativas, em certos casos, por infecções micóticas ou por levaduras (fungos na língua) e, além disso, também podem se apresentar como resultado de um sistema imunológico enfraquecido. No ONsalus, te explicaremos todas as causas dos pontos brancos na língua e como curá-los.

Também lhe pode interessar: Espinha na língua: causas e soluções

O que pode ser ponto branco na língua

Essas são as possíveis causas dos pontos brancos na língua:

  • Aftas;
  • Má higiene bucal;
  • Desidratação;
  • Alergia alimentar;
  • Mordedura acidental;
  • Consumo de alimentos gordurosos;
  • Uso de enxágues bucais;
  • Candidíase oral

Continue lendo para saber sobre cada uma das condições que provocam pontinhos brancos na língua e quais as soluções e tratamentos para cada uma.

Pontinhos brancos na língua: o que são

É estranho escutar alguém se preocupar com a saúde da sua língua ou com as modificações que aí se apresentam, mesmo sendo estas tão importantes na hora do exame físico.

A língua é um músculo cujas funções básicas incluem a fala, digestão e sabor, nela se encontram as papilas gustativas que nada mais são que receptores sensoriais gustativos. Por ter funções básicas e tão importantes, este órgão requer alguns cuidados básicos.

As papilas gustativas podem pegar bactérias, infectar-se ou, simplesmente, inflamar-se e, caso isto aconteça, é observado o aparecimento de pontos brancos na língua, com destaque para a ponta e a superfície.

Por outro lado, também podem manifestar-se lesões causadas por mordidas ou queimaduras, formando-se então bolhas ou feridas esbranquiçadas. Estes pontos esbranquiçados podem aparecer em qualquer idade, tanto em crianças quanto em adultos, podem ser dolorosos e, também, desaparecer por conta própria.

Pontos brancos na língua: causas e soluções - Pontinhos brancos na língua: o que são

Pontos brancos na língua: causas

São várias as condições que podem ser refletidas através de língua com pontos brancos:

  • Aftas: também conhecidas como feridas na boca e língua, podem gerar inicialmente pontos brancos na língua. Podem causar dificuldade ao comer e ao falar e são frequentes devido a mordidas. Contudo, também estão relacionadas ao estresse, falta de vitaminas e minerais, ingestão de alimentos ácidos ou picantes.
  • Má higiene bucal: o acúmulo de bactérias na boca pode desencadear o aparecimento de pontos brancos na língua que podem se tornar de cor cinza esbranquiçada. As papilas gustativas, ante a má higiene bucal, costumam inflamar e, na verdade, algumas vezes criam uma camada branca em diversas partes da língua.
  • Desidratação: a falta de ingestão de líquidos pode causar ressecamento na língua, além de pontos brancos.

Além disso, existem algumas situações que tendem a ser fatores desencadeantes ou de risco para apresentar pontinhos brancos na língua:

  • Sistema imunológico fraco devido a doenças como tuberculose, AIDS e inclusive câncer, onde o sistema de defesa tenha sido suprimido de alguma maneira.
  • Hábito de fumar e alcoolismo.
  • Falta de vitaminas A, B12, B9, zinco ou ferro.

Outras causas dos pontos brancos na língua

  • Alergia alimentar: pode se manifestar com pontos esbranquiçados na língua ou, simplesmente, como manchas, além disso pode estar associada a lesões próprias da pele. O sistema imunológico expulsa o alérgeno para o exterior formando as típicas bolinhas que as vezes podem ser brancas.
  • Mordida acidental: também pode gerar as típicas bolinhas na língua.
  • Ingestão de gorduras: a má alimentação, além do aparecimento de bolinhas na pele, também pode causar bolinhas na língua devido ao fato de que o corpo trata de eliminar a gordura e neste processo os poros da língua são obstruídos.
  • Enxagues bucais: alguns podem gerar como efeito colateral o aparecimento de pontos brancos na língua.
  • Candidíase oral: esta condição micótica (causada por fungos na língua) pode formar algumas elevações na língua, as papilas gustativas ficarão irritadas e, por sua vez, se inflamarão formando bolinhas brancas e algumas avermelhadas.
Pontos brancos na língua: causas e soluções - Outras causas dos pontos brancos na língua

Pontos brancos na língua: recomendação

Toda condição de saúde deve ser avaliada por um médico especialista na área em questão, para poder tratar adequadamente os pontos brancos que aparecem na língua deve-se diagnosticar corretamente o transtorno ou causa.

Estas lesões podem desaparecer por conta própria, ou podem se curar através do uso de enxaguantes bucais ou através de um tratamento médico específico. É muito importante não estourar os pontos brancos na língua nem introduzir nenhum objeto na boca para tal fim. É preciso ficar atento e ir ao médico imediatamente.

Ao mesmo tempo, se deve tomar cuidados no caso de:

  • Dor incomum e intolerável na língua que não desaparece por nada.
  • Pontos brancos que mudam de forma e de tamanho.
  • Dificuldade para engolir.
  • Febre súbita.

Pontos brancos na língua: remédios naturais

Os sintomas ou irritações podem ser aliviados através do uso de alguns remédios caseiros como os seguintes:

  • Enxague com sal: o uso de enxaguante com sal pode facilitar a eliminação de processos infecciosos na língua e gengivas como aftas, lesões ou acúmulo de bactérias, melhorando também a higiene bucal. Pode ser preparado na hora misturando 1 colherzinha de sal marinho em 1 copo de água morna até dissolver o sal. Recomenda-se fazer o enxague 2 vezes ao dia para ter um resultado mais eficaz.
  • Bicarbonato de sódio: é capaz de eliminar os pontos brancos da língua, sendo naturalmente antibacteriano. Pode-se utilizar como enxaguante bucal ou como pasta, 1 colherada pequena com um pouco de água é suficiente para fazer uma pasta grossa. Use-a cerca de 2 vezes ao dia até que os pontos brancos tenham desaparecido. O enxague também pode ser realizado com 1 colherada pequena de bicarbonato em 1 vaso com água morna e misturar até ficar homogêneo para enxaguar a boca durante alguns minutos.
  • Óleo de coco: antimicótico natural, útil para a candidíase oral, pois destrói a levadura e os fungos da língua e boca. O modo de preparo é simples, basta misturar 2 gotas de óleo de canela com 1 colherada de óleo de coco e aplicar na língua durante 1 minuto. O ideal é se desfazer da mistura e posteriormente realizar a escovação habitual. Recomenda-se realizar 1 vez ao dia até a diminuição dos sintomas.

Apesar de contar com medidas naturais eficazes, não se deve deixar de ir ao dentista, uma vez que ele dará o diagnóstico e os tratamento adequados.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontos brancos na língua: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • "Candidíase (infecção por levedura)" por Denise M. Aaron, MD, Assistant Professor of Surgery, Dartmouth-Hitchcock Medical Center; Staff Physician, Veterans Administration Medical Center, White River Junction. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/infec%C3%A7%C3%B5es-f%C3%BAngicas-da-pele/candid%C3%ADase-infec%C3%A7%C3%A3o-por-levedura
  • "Feridas e inflamações bucais" por David F. Murchison, DDS, MMS, Clinical Professor, Department of Biological Sciences, The University of Texas at Dallas; Clinical Professor, Texas A & M University Baylor College of Dentistryhttps://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-da-boca-e-dos-dentes/sintomas-de-doen%C3%A7as-dentais-e-orais/feridas-e-inflama%C3%A7%C3%B5es-bucais

Escrever comentário sobre Pontos brancos na língua: causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Antonio Rodrigues
Isso pode ser sapinho na língua?

Pontos brancos na língua: causas e soluções
1 de 3
Pontos brancos na língua: causas e soluções

Voltar ao topo da página