Doenças do pênis

Pode passar hidratante na glande do pênis?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 31 maio 2023
Pode passar hidratante na glande do pênis?

A higiene íntima masculina é um hábito que todo homem deve realizar para manter os testículos, o pênis e a glande saudáveis e para evitar desconforto e incômodo que podem interferir significativamente nas atividades diárias. Ao cuidar dos órgãos genitais, não é aconselhável passar creme hidratante diretamente na glande do pênis, pois isso pode obstruir a uretra e causar irritação e coceira. Portanto, é melhor lavar as partes íntimas com água e sabonetes especiais.

No entanto, em casos de um pênis ressecado devido à fricção dos pelos pubianos, alergias a sabonetes de banho ou sabões usados para lavar roupas íntimas ou ao uso de espermicidas, cremes ou loções leves e sem perfume podem ser aplicados na base do pênis ou no prepúcio. Se você se pergunta se pode passar hidratante na glande do pênis, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual fornecemos todos os detalhes que você precisa saber sobre isso.

Índice
  1. Pode passar hidratante na glande?
  2. Em que área das partes íntimas posso aplicar hidratante?
  3. como hidratar a glande ressecada adequadamente

Pode passar hidratante na glande?

Geralmente, os cremes cosméticos íntimos são usados para hidratar os órgãos genitais justamente porque eles estão ressecados, uma condição bastante comum em homens de qualquer idade que geralmente causa irritação, vermelhidão, rachaduras e descamação da pele da glande e das partes do pênis. Se não for tratada precoce e adequadamente, pode reduzir a sensibilidade, causar dor durante a masturbação e o sexo e provocar coceira no momento da ejaculação.

Entretanto, é preciso ter cuidado ao usar esses produtos, pois essa área é muito sensível e delicada. Portanto, em caso de glande ressecada e com rachaduras, é melhor não aplicar o hidratante diretamente na glande para evitar a obstrução da uretra e complicar a saída da urina.

O ideal é fazer uma boa limpeza dos genitais, lavando-os com água morna e sabonetes adequados, especificamente sabonetes de pH neutro que não tenham fragrâncias, para evitar qualquer reação alérgica. Em seguida, a área deve ser seca muito bem e com delicadeza.

Para manter a glande hidratada, é essencial tomar banho diariamente com água morna, puxando a pele do prepúcio para trás para ter acesso à glande, ao frênulo e às dobras, a fim de remover os resíduos acumulados.

Também é importante usar roupas íntimas de algodão respirável e trocá-las diariamente para controlar a umidade na área.

Em que área das partes íntimas posso aplicar hidratante?

Muitos homens se perguntam como hidratar a glande ressecada e, se não pode passar hidratante normal nela, como fazer? A área íntima masculina é muito delicada, portanto, cosméticos especiais devem ser usados nessa área. É adequado aplicar cremes hidratantes especificamente formulados que não alterem o pH da pele e fazê-lo somente nos testículos, no pênis ou no prepúcio para evitar irritação e coceira, mas nunca diretamente na glande do pênis.

Cremes ou loções suaves desenvolvidos para peles sensíveis à base de colágeno, coenzima Q10 e óleos naturais, livres de sulfatos e produtos químicos abrasivos, são recomendados para nutrir a pele, reduzir as rachaduras e aumentar a elasticidade da derme.

A hidratação regular do pênis, usando cremes adequados, evitará a irritação e o desconforto na glande do pênis.

Neste outro artigo falamos sobre as causas para uma glande sensível.

como hidratar a glande ressecada adequadamente

Em caso de pênis ressecado, especialmente a glande ressecada e com rachaduras, há algumas medidas que podem ser tomadas. Cuidar da genitália masculina é um hábito muito importante, que vai além de manter uma boa higiene e depilação. Existem alguns produtos íntimos que ajudam a manter a hidratação do pênis e dos testículos, principalmente aqueles cremes ou géis com vitaminas B3, B5, E, C e K, ácido hialurônico, elastina, magnésio, zinco, ômega 3, entre outras substâncias.

Diante disso, a aplicação adequada desses produtos proporciona à pele do pênis e dos testículos maciez, rejuvenescimento e hidratação. Portanto, é importante:

  • Lavar e secar bem a área genital antes de aplicar o creme.
  • Em seguida, coloque uma pequena quantidade do hidratante em um dos dedos e espalhe-o cuidadosamente a partir da base do pênis, massageando a área até que seja completamente absorvido.
  • Repita pelo menos duas ou três vezes por dia, dependendo do caso específico.

Antes de passar hidratante no pênis, é importante considerar as recomendações a seguir:

  • Antes de colocar qualquer creme ou gel na pele genital, é necessário ter certeza de que ele pode ser aplicado. Para isso, é importante consultar um especialista para garantir um diagnóstico preciso e o tratamento correto.
  • Também é essencial verificar os ingredientes do hidratante com antecedência para evitar uma reação alérgica caso entre em contato com algum deles.
  • Produtos vencidos não devem ser usados; é importante verificar a data de validade e se o produto está em boas condições.
  • Também é aconselhável, antes de aplicar o creme hidratante no pênis, colocar um pouco no antebraço e observar a reação que ocorre, pois, se houver alguma complicação, não será em uma parte do corpo tão delicada quanto os órgãos genitais.

Agora que você já sabe que você só pode passar hidratante na glande se for um produto específico para a região, não perca este artigo sobre as doenças mais comuns da glande.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode passar hidratante na glande do pênis?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Lugo, O. y Cancela R. (1999). Patología cutánea del pene. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/derma/cd-1999/cd993e.pdf
  • Peña, A. y col. (2013). Patología dermatológica genital. Disponível em: https://dcmq.com.mx/edici%C3%B3n-octubre-diciembre-2013-volumen-11-n%C3%BAmero-4/201-patolog%C3%ADa-dermatol%C3%B3gica-genital
  • Restaurándome (2019). Humectación: la clave para la restauración exitosa. Disponível em: https://www.restaurandome.info/2019/humectacion-la-clave-para-la-restauracion-exitosa/
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pode passar hidratante na glande do pênis?