Partilhar

Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande

Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande

Qualquer anomalia em nosso corpo é um motivo de preocupação mas, se estas alterações acontecem em nossas partes íntimas, uma região do nosso corpo especialmente sensível, a preocupação pode se transformar em alarme.

A isso devemos acrescentar o fato de que muitas pessoas têm vergonha de ir ao médico devido a estes tipos de doenças, o que faz com que se tornem mais graves ao não serem tratadas de forma adequada. A primeira coisa que você deve saber é que não deve se preocupar antes da hora, a maioria dos casos em que a glande encontra-se ressecada é devido a doenças ou infecções que podem ser curadas, então, se quer saber porque tenho a glande ressecada e como tratá-la, continue lendo esse artigo do ONsalus.

Infecção por leveduras causa glande ressecada

Se você está com a glande ressecada e quer pôr fim ao sintoma, a primeira coisa que deve fazer é identificar qual é a causa do problema. Uma vez que saiba o que está causando-o, poderá escolher o tratamento que melhor se adequa.

A infecção por leveduras ou fungos é uma das causas que podem se manifestar através de uma glande escamosa e ressecada. Apesar de serem mais comuns em mulheres que em homens, este tipo de infecção também pode aparecer nos genitais masculinos depois de ter tido relações sexuais com alguém infectado ou por outras condições com uma má higiene.

Os fungos na glande acontecem devido a infecção por candida albicans, uma levedura que cresce descontroladamente pela pele da glande e que provoca sintomas como:

  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Aparecimento de espinhas ou carocinhos
  • Descamação
  • Ressecamento
  • Ardência ao urinar
  • Secreção de cor esbranquiçada
  • Feridas

Em sua maioria, as infecções por fungos podem ser tratadas através de um tratamento tópico com creme fungicida.

Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande - Infecção por leveduras causa glande ressecada

Glande seca e rachada devido a balanite

Para sermos precisos, a balanite não é uma doença por si só, mas se trata dos sintomas de uma outra doença ou condição subjacente. Medicamente, a balanite é a inflamação da glande, algo que pode vir a ser provocado por diversas condições como a infecção viral, por fungos, por fricção ou por problemas dermatológicos, assim como pela falta de higiene.

Os sintomas da balanite incluem dor, coceira, uma mudança na coloração da glande e na textura da pele do pênis, que pode ressecar e descamar. Assim como a infecção por fungos, a balanite pode ser tratada com cremes tópicos que aliviam os principais sintomas desta doença.

Se você quer aprender mais sobre esta doença, lhe convidados a ler o seguinte artigo, balanite: causas, sintomas e tratamento.

Pênis seco por fimose

A fimose é um dos transtornos mais comuns entre os homens. Esta doença acontece quando a pele que cobre o pênis, o prepúcio, é muito estreita, por isso a glande nunca fica totalmente descoberta. O prepúcio pode cobrir toda ou apenas uma parte da glande, tanto em estado de flacidez como de ereção, algo que dificulta muito manter uma vida sexual, se limpar corretamente e até mesmo urinar.

Embora muitas crianças nasçam com este problema, nem todas chegam a vida adulta com fimose, pois é uma doença que costuma ser resolvida durante os primeiros anos de vida da criança. Mas caso isto não aconteça, este transtorno pode provocar diferentes sintomas como a balanite e a glande seca e rachada.

O fato de a glande estar sempre fechada cria o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos, principalmente se não se pode ter uma boa higiene íntima. A parte boa é que existem muitos hidratantes que são usados para ir retraindo a pele e, em último caso, é possível circuncidar o prepúcio, evitando assim a pele da glande ressecada.

DST que causam glande ressecada

Hoje em dia algumas doenças sexualmente transmissíveis como a clamídia, a gonorreia ou os fungos anteriormente mencionados podem se manifestar através do ressecamento da glande, chegando inclusive a produzir descamação e rachaduras.

A melhor forma de se evitar contrair uma destas doenças, além da abstinência sexual, consiste no uso de preservativos na hora de fazer sexo, especialmente se você tiver diferentes parceiros. Além disso, é necessário realizar regularmente exames médicos que verifiquem se o homem foi contagiado por algumas destas doenças.

Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande - DST que causam glande ressecada

Dermatite e a pele do pênis descamando

A dermatite é a inflamação da pele. Esta inflamação pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas quando afeta a pele do pênis pênis é particularmente incômoda dada a sensibilidade desta parte do corpo masculino.

Esta inflamação é provocada por algo que irritou a derme, entre as causas mais comuns encontramos:

  • Detergentes usados na roupa interior.
  • Sabões.
  • Alergia ao látex dos preservativos.
  • Algumas fragrâncias dos preservativos.
  • Lubrificantes.
  • Espermicidas.

O tratamento consiste em evitar o contato com os agentes que causam a irritação e usar um creme hidratante que ajude a melhorar os sintomas do ressecamento.

Pele da glande ressecada por psoríase no pênis

Homens que sofrem de psoríase também podem desenvolver surtos no pênis e na glande, algo que pode gerar a glande seca e descamação na região. Embora não exista um tratamento 100% confiável para a psoríase, costuma-se receitar cremes de hidrocortisona ou outras soluções mais naturais.

Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande - Pele da glande ressecada por psoríase no pênis

Glande seco e enrugada devido a fricção

Se você se masturba a seco, tem relações sexuais sem lubrificação ou mantém relações sexuais durante muito tempo, a pele do pênis e a glande podem ficar irritadas por causa da fricção, o que pode se manifestar com uma glande seca e de aparência rugosa. Para evitar que isto ocorra é necessário utilizar algum lubrificante e se abster de ter relações sexuais ou se masturbar até que a pele da glande tenha sarado por completo.

Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande - Glande seco e enrugada devido a fricção

Quando ir ao médico

Neste artigo comentamos as principais razões pelas quais você pode estar sofrendo de pênis ressecado, enrugado e inclusive descamando. No entanto, é necessário que você consulte um urologista para poder determinar com precisão qual é a causa da sua doença. Se os sintomas não desaparecerem depois de 3 dias, você deve consultar o médico para que possa iniciar um tratamento adequado para a sua situação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Vinicius Oliveira
Glande ressecada e com rachaduras é mau?

Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande
1 de 5
Pênis ressecado: causas do ressecamento da glande

Voltar ao topo da página