Partilhar

Glande branca: causas

Glande branca: causas

Por que a glande tem uma cor esbranquiçada ou apresenta uma série de pontinhos brancos? Esta é uma pergunta comum entre muitos homens que se preocupam com o estado de saúde da sua região genital. É muito importante prestar atenção a qualquer alteração na coloração da pele da área íntima e consultar um especialista para identificar a origem de tal problema, especialmente se essa tonalidade branca é acompanhada de outros sintomas, como coceira, presença de protuberâncias, descamação, secreções anormais, dor ou desconforto ao urinar e/ou ao ter relações sexuais, etc., já que isto poderia indicar a presença de algum tipo de transtorno ou doença mais grave. Neste artigo do ONsalus, vamos mostrar quais são as possíveis causas que podem explicar por que tenho a glande branca - causas.

Pontos brancos na glande e ressecamento: fungos

Uma das causas da glande branca e seca mais frequentes e comuns é uma infecção por fungos quecostuma ser provocada pelo crescimento exagerado da levedura denominada Candida albicans. Esta condição é chamada de candidíase genital e, no caso dos homens, costuma se apresentar após ter tido relações sexuais com uma mulher com candidíase vaginal, embora também possa ocorrer devido a uma queda nas defesas do organismo e a um sistema imunológico debilitado.

Os fungos na glande se manifestam através de sintomas como os seguintes:

  • Aparecimento de pontinhos brancos e vermelhos na glande.
  • Vermelhidão, coceira, ardência e irritação.
  • A pele do pênis resseca ou aparecem rachaduras.
  • Secreções anormais no pênis.
  • Incômodo ao urinar e/ou ao ter relações sexuais.

O tratamento dos fungos na glande costuma incluir a aplicação de medicamentos tópicos antimicóticos para controlar a proliferação excessiva da Candida albicans. Apenas nos casos com sintomas severos ou mais graves se prescreverá um medicamento antimicótico para via oral.

Glande com mancha branca: acúmulo de esmegma

Além do que foi dito anteriormente, outra das causas mais frequentes que pode responder a pergunta de por que tenho a glande branca é um acúmulo de esmegma no espaço que há entre a glande e o prepúcio. Neste caso, se pode observar uma espécie de camada branca na área.

O esmegma nada mais é que uma fina secreção formada pela combinação de restos de esperma, secreções do pênis, células mortas da pele, etc., que se deposita nas dobras do pênis e age como um agente bacteriano e lubrificante natural. Contudo, quando se gera um acúmulo do mesmo, isto pode acabar causando infecções posteriores. Por isso, é importante reforçar as medidas de higiene e cuidar muito bem da área genital; sendo essenvial lavar o pênis diariamente com água morna e um sabonete suave, enfatizando a limpeza do espaço que há entre a glande e o prepúcio para assim eliminar as células mortas ali acumuladas, bem como todos os restos de resíduos e sujeira.

No caso em que o acúmulo de esmegma se deva a fimose, será fundamental ir ao médico para poder corrigir o problema. Especificamos todos os detalhes no artigo O que é fimose - sintomas tratamento.

Pontinhos na glande: pápulas peroladas ou manchas de Fordyce

Quando é possível observar uma espécie de pontos brancos na glande, existe a possibilidade de que se trate dos seguintes motivos:

Pápulas peroladas na glande

As pápulas peroladas podem ser definidas como pequenos nódulos ou protuberâncias localizadas ao redor da glande que apresentam uma cor de carne ou esbranquiçada e um aspecto brilhante. É importante destacar que não fazem parte de nenhum tipo de doença e que são uma condição benigna que alguns homens apresentam em suas genitais como uma particularidade extra de sua anatomia.

Estes tipos de protuberâncias estão presentes no pênis desde o nascimento, embora em alguns homens elas adquiram um tamanho maior a medida que vão ficando mais velhos. Não desaparecem por si sós e a única forma de eliminá-las por completo é recorrendo a técnicas de cirurgia estética.

Grânulos de Fordyce

Por outro lado, existem os chamados grânulos de Fordyce que tendem a ser confundidos em algumas ocasiões com as pápulas peroladas. Neste caso, se observam pequenas bolinhas brancas ou amareladas no pênis que são provocadas por um bloqueio das glândulas sebáceas superficiais da região. Também estão presentes desde o nascimento mas, com o passar dos anos, costumam ir adquirindo um tamanho maior.

Glande branca: causas - Pontinhos na glande: pápulas peroladas ou manchas de Fordyce

Manchas brancas no pênis: vitiligo

Se a glande ou o prepúcio adquirem uma tonalidade branca ou apresentam manchas brancas, também pode ser uma consequência da doença de vitiligo. Este é um transtorno de pele provocado pela perda dos melanócitos, as células encarregues de produzir a cor da derme. Esta condição é autoimune e, embora seja mais comum aparecer em áreas como o rosto, as mãos, os antebraços, os pé ou as axilas, pode se manifestar em qualquer parte do corpo, incluindo o pênis. Neste caso, é possível observar uma descoloração do prepúcio e o aparecimento de uma mancha branca no pênis (ou várias), no, sendo menos comuns na glande.

Seu tratamento é complicado, mas podem ser prescritos cremes, técnicas a laser ou medicamentos tópicos para notar uma melhora na pigmentação da pele.

Mancha branca e ressecamento: psoríase no pênis

A psoríase no pênis pode ser outra das causas pela qual a glande tem uma cor esbranquiçada e está mais ressecada do que normal. É uma doença cutânea crônica que pode afetar diferentes partes do corpo, mas quando surge nas genitais masculinas, se observam sintomas como manchas avermelhadas no pênis ou esbranquiçadas, pele rachada, descamação, coceira e problemas de ereção.

É essencial consultar um dermatologista para realizar seu tratamento e seguir suas indicações para manter os surtos desta doença controlados, bem como aplicar cremes hidratantes e suavizantes que ajudem a curar a pele danificada da região.

Dica: Descubra também o que podem ser manchas vermelhas no pênis, acessando o artigo Manchas vermelhas na glande do pênis - causas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Glande branca: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Glande branca: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Felipe Faria
Muito bom conteúdo, esclarecedor!

Glande branca: causas
1 de 2
Glande branca: causas

Voltar ao topo da página