Partilhar

Glande sensível: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 26 agosto 2019
Glande sensível: causas

A glande é uma das áreas mais sensíveis do corpo masculino, tanto que esta parte do pênis é uma das principais encarregadas da estimulação sexual. Além disso, é também onde se encontra a abertura da uretra, por onde o homem pode urinar e ejacular.

Mas da mesma forma que é normal e totalmente saudável que a glande seja sensível, isto não significa que qualquer atrito mínimo deva causar algum machucado. Em nenhuma circunstância é normal sentir incômodo ou dor na glande ao tocá-la ou encostá-la em nossa roupa. Na verdade, se isto está acontecendo, é porque existe alguma alteração no corpo que a está provocando.

Se quer descobrir o que provoca glande sensível, no seguinte artigo do ONsalus te falaremos sobre suas possíveis causas bem como algumas das possíveis soluções - Glande sensível: causas e tratamentos.

Também lhe pode interessar: Glande sensível, o que fazer?

Sensibilidade na glande

A natureza da glande é diferente do resto do pênis, esta área é coberta por uma mucosa com muito mais terminações nervosas, tornando-a muito mais apta tanto para sentir prazer quanto para sentir dor. Dependendo dos casos, que explicaremos mais abaixo, alguns homens podem apresentar uma sensibilidade muita alta e qualquer contato pode causar dor na glande, intensa ou moderada.Nem todos os homens possuem o mesmo grau de sensibilidade, além disso, há condições que podem aumentá-la e fazer com que a dor seja mais aguda.

Neste ponto, é importante saber quando surgiu esta dor e em quais circunstâncias ela acontece. Uma pessoa que sentiu sensibilidade na glande durante toda a sua vida é diferente de uma pessoa que a notou de uma hora para outra. No segundo caso, é quase certo que estaremos diante de alguma alteração que causa este sintoma.

A seguir falaremos mais a fundo sobre a hipersensibilidade da glande e sobre quais condições podem provocá-la.

Glande sensível: causas - Sensibilidade na glande

Glande sensível ao toque por fimose

Na grande maioria dos casos em que o homem apresenta glande sensível é devido a um problema de fimose. Esta condição é muito comum, sobretudo durante a infância, e ocorre quando o prepúcio, isto é, a pele que cobre a cabeça do pênis, não é suficientemente larga para que a glande possa ficar completamente descoberta. A fimose pode acontecer tanto no estado ereto do pênis quanto no estado de flacidez. Entre algumas das complicações derivadas da fimose encontramos os problemas de higiene, que podem causar infecções, dificuldade para ter relações sexuais e a problemas para urinar.

Devemos acrescentar outra complicação a todas estas outras: a hipersensibilidade da glande, motivo pelo qual muitos homens relatam ter a glande muito sensível.

O motivo pelo qual a fimose está relacionada com a hipersensibilidade da glande se deve ao fato de que esta camada de pele que cobre a glande impede o contato direto da mesma com o exterior. Ao estar constantemente protegida, no momento que essa proteção deixa de existir, qualquer atrito é sentido muito de forma mais intensa.

A solução é realizar uma cirurgia para remover a pele em excesso e, com o tempo e alguns cuidados, a glande vai perdendo a hipersensibilidade até que o paciente possa levar uma vida completamente normal.

Glande sensível: outras causas

Infecção urinária

A infecção urinária nos homens pode ser uma das causas de maior sensibilidade na glande, sobretudo na área onde a uretra se abre e durante a micção. Nestes casos, a hipersensibilidade costuma aparecer de forma repentina, por isso que se notar algum destes sintomas, deve consultar um urologista para rapidamente iniciar o tratamento.

Traumatismo

Como pode acontecer com qualquer outra parte do corpo, um traumatismo na glande causará dor e hipersensibilidade. Em qualquer caso, com o passar do tempo essa dor deve ir diminuindo e aliviando.

Problemas na próstata

Qualquer problema neste órgão, seja a prostatite ou próstata inflamada, pode acabar causando uma maior sensibilidade no pênis, assim como na região do períneo. No caso de não se tratar de fimose e haver suspeitas de ser algum problema na próstata, é necessário ir ao urologista para que ele possa tomar as medidas pertinentes.

Outras infecções

Existem outras infecções que podem afetar a glande e causar a hipersensibilidade ou dor. A mais comum é a balanite. Esta é uma inflamação da glande que pode ser causada por uma DST ou por alguma infecção devido à falta de higiene e, entre seus sintomas, destaca-se a glande sensível e vermelha que pode apresentar rachaduras.

Glande sensível: causas - Glande sensível: outras causas

Como deixar a glande menos sensível

Existem diferentes métodos para tratar a hipersensibilidade da glande, sempre e quando esta não for causada por uma infecção ou doença subjacente. No segundo caso, primeiramente você deverá seguir um tratamento para essa doença, cujos sintomas - como a glande sensível - deverão desaparecer com ela.

Algumas das ações que você pode fazer para tratar a hipersensibilidade da glande são:

  • Existem diferentes exercícios, os mesmos que são utilizados para a ejaculação precoce, que irão acostumando a glande ao tato, fazendo com que sua sensibilidade seja cada vez menor. Trata-se de ir massageando-a suavemente e ir ganhando vigor com o tempo. Conforme a região for se acostumando a ser manipulada, o incômodo irá diminuindo.
  • Outra boa alternativa são os banhos de água, alternando entre água fria e água quente.
  • No mercado existem diferentes géis e vários tipos de pomada para glande sensível que têm um pequeno componente anestésico e servem para tratar a sensibilidade. No entanto, é melhor optar por soluções mais naturais, como as citadas anteriormente.

Para saber mais sobre as soluções para glande sensível, acesse também o artigo: Glande sensível, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Glande sensível: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Glande sensível: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Wagner
Olá, tudo bem?

Não sei se a pessoa que escreveu isso já passou por essa situação, mas a minha sensibilidade se equipara a por o dedo no olho, veja bem, você está recomendando que eu faça uma cirurgia que vai me causar uma dor quase insuportável.

Gostaria de saber se existe alguma alternativa que não cause uma dor infernal.

Glande sensível: causas
1 de 3
Glande sensível: causas

Voltar ao topo da página